segunda-feira, 29 de outubro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Folhados de bacalhau

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

2 postas de bacalhau demolhado

2 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho

1 cebola

1 dl de natas

Sal e pimenta q.b.

Noz-moscada q.b.

1 colher (sopa) de coentros picados

1 colher (sopa) de  leite

1 colher (sopa) de farinha

300 g de massa folhada

Ovo batido para pincelar

Instruções de preparação:

1. Desfie as postas de bacalhau em cru. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte os alhos picados e a cebola cortada em meias-luas finas e deixe refogar até a cebola começar a alourar.

2. Junte o bacalhau, mexa, deixe cozinhar um pouco, adicione as natas, rectifique o sal, tempere com pimenta e noz-moscada, polvilhe com os coentros, junte depois o leite e a farinha e envolva até engrossar e ficar homogéneo.

3. Estenda a massa folhada e corte-a em rectângulos. Distribua o recheio por cima, pincele os bordos com ovo batido, dobre e pincele com o resto do ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 190°C, durante 45 minutos. Retire do forno e depois sirva os folhados mornos ou frios.

Nota do Chefe - pode fazer um molho para acompanhar estes folhados: Ferva um pouco de leite com um dente de alho cortado ao meio, junte as natas e deixe cozinhar até reduzir. Retire do lume, passe com a varinha mágica, tempere com sal e pimenta e polvilhe com coentros picados.

 

************

 

Lasanha de atum e legumes

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

400 g de atum em conserva

1 cenoura

1 courgette

1 alho-francês

1 cebola média

120 g de queijo ralado

2 dl de bechamel

1 embalagem de folhas de lasanha

1 lata pequena de tomate pelado

2 colheres (sopa) de Azeite

1 ramo de Salsa picada

orégãos e piripiri q.b.

Sal e pimentaq.b.

Instruções de preparação:

1. Lave e descasque a cebola e pique-a. Escorra o atum. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola, o tomate pelado picado e deixe cozinhar em lume brando. Adicione o atum e envolva bem, deixe ferver um pouco e tempere com sal, pimenta, piripíri e salsa picada.

2. Descasque e lave a cenoura e a courgette, lave e arranje o alho-francês, rale a cenoura, corte a courgette em meias-luas e o alho-francês em rodelas finas. Leve ao lume uma colher (sopa) de azeite e salteie os legumes, tempere com sal e pimenta e reserve.

3. Num tabuleiro de louça ou pirex coloque uma camada da mistura do atum, por cima uma folha de lasanha e depois, uma camada de legumes, repita as camadas até terminarem os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de atum. Verta por cima o molho bechamel, polvilhe com o queijo e os orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 25 minutos.

 

************

 

Carré de cordeiro em crosta de broa e ervas

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 carré de cordeiro com 6 ossos

300 g de broa de milho

1 molhinho de salsa

1 molhinho de coentros

6 folhas de manjericão

1 dente de alho

200 g de feijão verde redondo

100 g de cogumelos laminados

1 lata pequena de milho

100 g de bulgur

1 dl de azeite mais 0,5dl de azeite

1 colher (café) de massa de alho

1 colher (sopa) de  manteiga

1 colher (sopa) de mostarda Dijon

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Tempere o carré com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com 1 dl do azeite e a manteiga, deixe aquecer, junte o carré e deixe saltear de forma uniforme. Retire, deixe arrefecer e reserve a frigideira com a gordura.

2. Triture bem a broa com as ervas e o dente de alho. Barre o carré frio com a mostarda e polvilhe a mistura da broa, pressionando em volta do carré. Envolva os ossos em papel de alumínio, coloque num tabuleiro untado e leve a assar no forno pré-aquecido a 200 graus durante 20 minutos.

3. Coza o bulgur com o triplo do seu volume em água e tempere com sal. Depois de cozido, deixe repousar 10 minutos e escorra.

4. Corte os cogumelos em fatias finas. Leve novamente a frigideira ao lume com o restante azeite, junte os cogumelos e o feijão-verde e deixe saltear. Adicione a massa de alho, o bulgur e o milho e envolva. Sirva como acompanhamento do carré.

 

************

 

Arroz-doce de limão

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

200 g de arroz

1 lata de leite condensado

8 dl de  leite

4 Ovos

2 colheres (sopa) de canela em pó

1 colher (sopa) de  manteiga

Raspa da casca de 2 limões

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume uma panela com 4 chávenas (chá) de água, junte o arroz e deixe cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau e até o arroz ficar macio. Adicione o leite condensado e o leite e deixe cozinhar, mexendo sempre, até ficar cremoso.

2. Deite os ovos numa tigela e bata até obter um creme leve e fofo. Entretanto reduza o lume, junte os ovos batidos, aos poucos, e mexa delicadamente para não cozerem e até começar a ferver. Retire do lume, adicione a raspa dos dois limões e a manteiga e mexa até estarem envolvidos.

3. Verta para tacinhas individuais, polvilhe com canela em pó ou raspa de limão e sirva decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário