domingo, 28 de outubro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Torta de camarão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

400 g de camarões

5 Ovos

5 dl de  leite

2 dl de molho bechamel de compra

3 colheres (sopa) de farinha

2 colheres (sopa) de  manteiga

1 colher (sopa) de polpa de tomate

1 molho de cebolinho

Sal e pimenta preta q.b.

Papel vegetal

Instruções de preparação:

1. Descasque os camarões, deite as cascas e as cabeças para um tacho, junte o leite, leve ao lume, deixe ferver, depois coe o leite e reserve-o. À parte, coza os camarões descascados em água.

2. Num tacho ao lume, derreta a manteiga, adicione a farinha e misture bem. Junte depois o leite de cozer as cascas dos camarões, aos poucos e mexendo com umas varas para não ficar com grumos, e adicione de seguida as gemas batidas, em fio e mexendo sempre. Bata as claras em castelo, envolva-as no preparado, verta para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 25 minutos.

3. Entretanto, pique os camarões grosseiramente, deite-os numa tigela, junte o molho bechamel e a polpa de tomate e envolva. Adicione o cebolinho picado finamente, tempere com sal e pimenta preta e misture.

4. Retire a massa do tabuleiro, desenforme, espalhe por cima a mistura dos camarões, enrole com a ajuda do papel vegetal e deixe repousar um pouco. Depois retire o papel e sirva decorado com mais cebolinho picado. Acompanhe com salada a gosto.

 

************

 

bacalhau à minhota

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 lombos de bacalhau

800 g de batatas

 

1/2 pimento morrone

3 cebolas

2 dentes de alho

2 dl de azeite

1 folha de louro

azeitonas q.b.

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Farinha para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Demolhe atempadamente os lombos de bacalhau em água. No dia, seque-os bem com um pano de cozinha, tempere-os com uma pitada de pimenta, passe-os por farinha e reserve-os. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos.

2. Aqueça o azeite numa frigideira ao lume, junte os lombos de bacalhau e deixe-os fritar de ambos os lados. Retire e reserve o bacalhau, adicione a cebola, os alhos e a folha de louro à mesma frigideira com o azeite de fritar e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até a cebola começar a ficar douradinha. Retire do lume e reserve.

3. Descasque e lave as batatas, corte-as em rodelas finas, frite-as em óleo, escorra-as e tempere-as com um pouco de sal fino. Disponha os lombos de bacalhau no centro de uma travessa, espalhe por cima a mistura da cebola, coloque as batatas fritas à volta, decore com o pimento morrone cortado em tirinhas, azeitonas e raminhos de salsa e sirva.

 

************

 

Entrecosto assado com espinafres e pirão

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 aba de entrecosto inteira

5 dentes de alho

1/2 copo de vinho branco

1 colher (sopa) de colorau

1 folha de louro

Sal e piripiri q.b

Para o molho de tomate:

3 tomates picados

2 cebolas grandes

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de óleo

Sal e piripiri q.b

Para os espinafres:

1 molho de espinafres

1 tomate

1 cebola pequena

1 colher (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de óleo

Sal q.b.

Para o pirão:

1 kg de farinha de milho

1 l de água

Instruções de preparação:

1. Num almofariz, esmague os dentes de alho descascados com sal. Misture com um pouco de piripíri, o vinho branco, o louro e o colorau e esfregue bem o entrecosto com esta pasta. Faça-lhe uns golpes com uma faca e deixe repousar cerca de 2 a 3 horas.

2. Depois grelhe bem o entrecosto de ambos os lados (de preferência numa grelha de carvão). Retire e corte em pedaços.

3. Prepare o molho, misturando num tachinho o tomate, a cebola e o alho, picados, com o azeite, o óleo, sal e piripíri. Leve ao lume e deixe refogar, adicionando água se necessário. Prepare os espinafres: coza-os em água com sal. Aloure a cebola picada no azeite e no óleo, junte o tomate cortado em pedaços e os espinafres e deixe saltear bem.

4. Prepare o pirão: leve ao lume a água, deixe ferver, junte um pouco da farinha de milho misturada num pouco de água fria, mexa e deixe ferver novamente. Adicione a restante farinha e deixe cozinhar até formar uma papa. Sirva o entrecosto com o molho de tomate, os espinafres e o pirão.

 

************

 

Torta de mel e maçã

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

Para a massa:

500 g de farinha

2 dl de óleo

2 dl de água morna

1 pitada de sal

Farinha para polvilhar

Margarina para untar

Para o recheio:

6 maçãs

2 dl de mel

1 colher (chá) de canela em pó

Instruções de preparação

1. Prepare a massa: deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade no meio, junte a pitada de sal, o óleo e a água morna, misture bem e trabalhe depois a massa até ficar lisa. Faça uma bola com a massa e deixe-a repousar durante 30 minutos.

2. Entretanto, faça o recheio: descasque as maçãs, rale-as no ralador na parte grossa e deite para uma tigela. Adicione o mel e a canela e misture.

3. Ligue o forno a 180 graus. Deite a massa em cima de um pano de cozinha polvilhado com farinha, depois estenda-a com o rolo até o pano ficar todo coberto, espalhe em cima a mistura da maçã e enrole com a ajuda do pano. Feche bem as extremidades da massa, coloque no tabuleiro do forno untado com margarina e leve ao forno durante 30 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva a torta morna e decorada a gosto. Pode polvilhar com canela e açúcar em pó.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário