terça-feira, 30 de outubro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Caldo-verde com chouriço

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

500 g de couve para caldo verde

400 g de batatas

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 chouriço médio

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque as batatas e corte-as em cubos; descasque a cebola e corte-a em gomos; descasque e esmague os dentes de alho; corte o chouriço ao meio.

2. Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, junte o alho e a cebola e refogue ligeiramente. Adicione as batatas e as duas metades do chouriço e cubra com água. Tempere com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Depois, cozinhe em lume brando, mexendo de vez em quando, até as batatas ficarem macias e bem cozidas.

3. Retire o chouriço do tacho e reserve. Passe tudo com a varinha mágica, retifique os temperos de sal e pimenta e leve novamente ao lume, até levantar fervura.

4. Junte a couve e deixe cozinhar, por mais 10 minutos. Distribua o caldo-verde por taças, acrescente o chouriço cortado em rodelas e sirva.

 

************

 

Arroz de bacalhau no forno

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

500 g de postas finas de bacalhau demolhado

400 g de arroz agulha

200 g de feijoca cozida

1 tomate maduro em pedaços

1 cebola pequena

3 dentes de alho

1 dl de vinho branco

1 dl de azeite

2 folhas de louro

1 ramo de salsa

Sal e picante q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os. Corte o bacalhau em pedaços e reserve. Disponha num tacho as aparas que retirou do bacalhau, um pouco de salsa, de cebola e de alhos, junte 2 l de água e deixe ferver.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a restante cebola, alhos e louro e deixe alourar em lume brando até ficar num tom acastanhado, mexendo de vez em quando. Junte o tomate em pedaços e o bacalhau e deixe cozinhar até ficar escurinho. Regue com o vinho branco e deixe reduzir o caldo. Tempere de sal e picante.

3. Junte o arroz e as feijocas e envolva. Verta para um pirex de louça, espalhe bem e regue com um pouco de caldo de bacalhau a ferver, que deve tapar o arroz e ficar a cerca de 2 cm de altura. Disponha a salsa inteira por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 40 minutos. Retire e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Alheira com grelos

Out 26 2018

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 alheiras

4 Ovos

800 g de grelos

2 dentes de alho

Azeite e vinagre q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Coloque as alheiras numa travessa e pique-as ligeiramente com um garfo. Leve-as ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 20 minutos ou até ficarem douradinhas e cozinhadas.

2. Arranje os grelos e salteie-os numa frigideira com um pouco de azeite e os alhos picados. No final, tempere com sal e pimenta.

3. Leve ao lume um tacho com água, sal e algumas gotas de vinagre. Deite os ovos abertos, deixe escalfar e retire. Sirva as alheiras com os grelos salteados e os ovos escalfados.

 

************

 

bolo de marmelada

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

200 g de marmelada

200 g de farinha

150 g de açúcar

125 g de iogurte grego

125 g de  manteiga

2 Ovos

1 colher (chá) de fermento em pó

Manteiga para untar

Farinha para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Unte uma forma com manteiga, polvilhe com farinha e reserve. Coloque numa tigela o iogurte e os ovos.

2. Junte 150 g da marmelada cortada em pedacinhos e envolva tudo muito bem sem desfazer a marmelada.

3. Adicione depois a manteiga derretida e o açúcar e mexa novamente.

4. Junte a farinha e o fermento peneirados e envolva muito bem. Deite a massa na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 45 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Sirva com a restante marmelada.

0 comentários:

Postar um comentário