quarta-feira, 25 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do dia

Sopa de favas com arroz

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de favas

100 g de arroz

1 cebola

1 dente de alho

1 l de caldo de legumes quente

1 colher (sopa) de margarina

2 colheres (sopa) de sumo de limão

2 colheres (chá) de farinha maisena

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Coza as favas em água temperada com sal durante 5 minutos, escorra-as, passe-as por água fria, deixe-as escorrer novamente e retire-lhes a pele.

2. Descasque e pique finamente a cebola e o alho. Leve uma panela ao lume brando com a margarina, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos, tempere com sal e pimenta e deixe refogar durante 10 minutos. Adicione as favas, mexa, junte o caldo de legumes quente e o sumo de limão com a farinha maisena previamente dissolvida, misture e deixe cozinhar durante 5 minutos.

3. Retire do lume, reduza a puré, leve novamente ao lume médio, adicione o arroz previamente lavado e escorrido e deixe cozinhar mais cerca de 15 minutos. Retire do lume e sirva quente e decorado a gosto. 

 

************

 

Salmão escalfado com molho de gengibre

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 lombos de salmão

120 g de ervilhas congeladas

1/2 alho-francês

1 colher (sopa) de gengibre

1 colher (chá) de açúcar mascavado

1 colher (sopa) de óleo de sésamo

2 colheres (chá) de sumo de limão

2 colheres (sopa) de azeite

1 raminho de coentros picados

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje e lave o alho-francês e corte-o finamente. Descasque e lave o gengibre e pique-o. Leve uma frigideira ao lume com o óleo e o azeite e deixe aquecer. Junte o alho-francês e o gengibre e deixe refogar em lume médio durante 2 minutos, mexendo sempre.

2. Adicione o açúcar, cerca de 3 dl de água e deixe ferver. Tempere os lombos de salmão com sal e pimenta, disponha-os na frigideira e deixe cozinhar durante 3 minutos, de ambos os lados. Numa panela à parte coza as ervilhas em água com sal.

3. Retire o salmão para uma travessa, cubra com folha de alumínio para manter a temperatura e mantenha o molho ao lume até reduzir para metade. Junte o sumo de limão e retire. Cubra o salmão com o molho, polvilhe com coentros picados e sirva com as ervilhas cozidas.

 

************

 

Tarte cremosa de frango

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

Para o recheio:

1 frango

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

2 dl de vinho branco

1 caldo de carne

1 colher (sopa) de farinha maisena

1 ramo de salsa picada

Sal e pimenta q.b.

Para a massa:

400 g de farinha

2 Ovos

1 colher (chá) de fermento em pó

100 g de queijo em pó

1 dl de óleo

1 dl de  leite

1 pitada de sal

1 Ovo batido para pincelar

Farinha para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Prepare o recheio: corte o frango em pedaços e coloque-o num tacho. Descasque a cebola e os alhos, lave-os, corte-os em pedaços e adicione ao frango, juntamente com o louro e o vinho. Tempere com sal e pimenta, tape e leve ao lume até a carne ficar douradinha.

2. De seguida, retire as peles e os ossos do frango e desfie-o. Retire o louro e leve o molho ao lume. De seguida, adicione o caldo de carne e deixe ferver. Junte depois o frango, a farinha maisena e mexa até ficar cremoso. Adicione a salsa, verifique o sal, retire do lume e deixe arrefecer.

3. Prepare a massa: coloque a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade e junte o sal, o fermento, o queijo, os ovos, o óleo e o leite. Misture tudo e trabalhe a massa até ficar lisa. Faça uma bola e coloque a massa dentro de um saco de plástico. Feche-o e leve ao frio durante 30 minutos.

4. Divida a massa em duas partes, estenda uma delas com o rolo em cima da mesa polvilhada com farinha. De seguida, coloque-a numa tarteira e pique o fundo com um garfo. Espalhe o creme do frango e estenda por cima a outra parte da massa. Pincele os bordos com ovo batido e leve ao forno a 180 graus durante 30 minutos.

 

************

 

Doce da avozinha

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

200 g de bolachas tipo Maria

150 g de açúcar

1 lata de leite condensado

6 dl de natas

5 Ovos

1,5 dl de água

Instruções de preparação:

1. Pique as bolachas na picadora. Deite as gemas num tacho, junte a água e o açúcar, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, coloque numa tigela e reserve.

2. Numa tigela, bata as natas em chantilly bem firme e, noutra tigela, bata as claras em castelo. Adicione o leite condensado ao chantilly, envolva suavemente, junte depois as claras em castelo e envolva novamente. Adicione finalmente a bolacha picada e misture delicadamente.

3. Deite a mistura anterior numa taça funda, alise e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, espalhe por cima o creme de gemas e decore a gosto, por exemplo com amêndoa granulada torrada.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário