segunda-feira, 23 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa de legumes assados com agriões

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

750 g de abóbora descascada

2 alhos-franceses

1 molho de agriões

1 cebola

1,5 dl de azeite

1,5 l de caldo de legumes sem sal quente

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus. Limpe os alhos franceses, corte-os em rodelas grossas, lave-as e deixe-as escorrer. Corte a abóbora em pedaços. Descasque a cebola e corte-a em gomos.

2. Deite, para um tabuleiro, a abóbora, a cebola e o alho francês, tempere com sal, regue com o azeite e leve ao forno durante 40 minutos, mexendo de vez em quando. Entretanto, escolha os agriões, lave-os e deixe-os escorrer.

3. Retire os legumes do forno, deite tudo para uma panela, junte o caldo de legumes, leve ao lume e deixe ferver. Retire do lume, reduza a puré, rectifique o sal, adicione os agriões, leve novamente ao lume e deixe ferver mais 5 minutos. Sirva quente.

Sugestão do Chefe: - Aproveite nesta sopa sobras de legumes assados a gosto, incluindo batatas.

 

************

 

Empadão de peixe com espinafres e broa

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de sobras de peixe cozido ou estufado

400 g de batatas

150 g de espinafres

1 broa de milho pequena

1 cebola média

2 dentes de alho

1 dl de  leite

1 dl de azeite

50 g de  manteiga

Coentros q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em gomos e pique os alhos. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até a cebola ficar macia. Tempere com sal e pimenta.

2. Adicione os espinafres e mexa até ficarem macios. Junte depois o peixe lascado, envolva, deixe cozinhar um pouco e rectifique os temperos.

3. Descasque e coza as batatas em água temperada com sal, escorra-as, passe-as no passevite, adicione o leite e a manteiga e mexa até obter puré. Triture a broa em pedaços juntamente com os coentros.

4. Num tabuleiro de louça ou pirex, deite metade do puré, espalhe por cima a mistura do peixe, cubra com o resto do puré, alise e disponha por cima a broa. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus durante cerca de 15 minutos ou até ficar douradinho e sirva quente.

 

************

 

Costeletas recheadas

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 costeletas de porco grossas

8 fatias de fiambre

3 dentes de alho

2 dl de vinho branco

0,5 dl de azeite

1 colher (sopa) de banha

1 colher (chá) de pimentão-doce

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje as costeletas de porco e corte-as ao meio até chegar ao osso. Recheie cada uma delas com duas fatias de fiambre dobradas e tempere-as com o pimentão-doce, os dentes de alho picados finamente, o vinho branco, sal e pimenta. Deixe marinar durante 20 minutos.

2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a banha e deixe aquecer. Junte as costeletas escorridas e deixe-as fritar até ficarem bem douradinhas de ambos os lados, virando-as com cuidado para não sair o fiambre. Retire as costeletas e coloque-as numa travessa.

3. Adicione a marinada à mesma frigideira com a gordura de fritar e deixe ferver alguns minutos até o álcool evaporar. Regue as costeletas e sirva decoradas a gosto e acompanhadas com batatas fritas às rodelas.

 

************

 

Tarte fria de natas com doce de abóbora e pistáchio

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

150 g de bolachas maria integrais

80 g de miolo de pistáchio

400 ml de natas

7 folhas de gelatina

Sumo de 1 lima

Doce de abóbora q.b.

Instruções de preparação:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Parta grosseiramente as bolachas e espalhe-as no fundo de uma forma de aro amovível.

2. À parte, bata as natas até ficarem firmes. Escorra as folhas de gelatina e dissolva-as no sumo de lima, previamente amornado. Envolva esta mistura com as natas e deite cuidadosamente no interior da forma. Leve ao frigorífico até solidificar.

3. No momento de desenformar, cubra a sobremesa com doce de abóbora e decore com os pistáchios grosseiramente partidos. Retire o aro e sirva de seguida.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário