sexta-feira, 20 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa de milho

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

300 g de milho de lata

1 alho-francês

1 cebola

1 dente de alho

9 dl de caldo de peixe quente

1 colher (sopa) de  manteiga

1 colher (sopa) de farinha de maisena

1 colher (chá) de vinagre

Sumo de 1/2 limão

1 folha de louro

1 raminho de coentros

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e pique finamente a cebola o dente de alho. Rejeite a parte verde ao alho francês, corte-o ao meio no sentido do comprimento, lave-o bem, seque-o e corte-o em meias-luas finas.

2. Leve uma panela ao lume brando com a manteiga, deixe aquecer, junte o alho e a cebola, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até ficar macio. Adicione o alho francês, deixe cozinhar mais 5 minutos, junte o caldo de peixe quente e a folha de louro, aumente o lume e deixe ferver. Reduza o lume, adicione então o milho bem escorrido e lavado e a farinha maisena e deixe cozinhar mais 5 minutos. Rectifique o sal e a pimenta.

3. Retire do lume, rejeite o louro e reduza a puré de modo a que o milho fique bem desfeito. Se necessário, passe a sopa por um passador de rede, leve novamente ao lume e deixe ferver mais 2 minutos. Adicione o vinagre e o sumo de limão, envolva e sirva com as folhas de coentros inteiras e decorada a gosto.

 

************

 

Strogonoff de peixe

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

300 g de medalhões de cherne ou outro peixe branco

300 g de medalhões de salmão

3 dentes de alho

Sumo de limão q.b.

1 colher (café) de sal

Pimenta q.b.

2 colheres (sopa) de azeite

4 dl de natas de soja

1 colher (sopa) de mostarda

2 colheres (sopa) de polpa de tomate

Coentros q.b.

Instruções de preparação:

1. Corte os peixes em pedaços regulares, coloque-os num recipiente e tempere-os com os dentes de alho picados, sumo de limão, sal e pimenta. Deixe marinar durante 30 minutos.

2. Decorrido o tempo indicado, aqueça uma frigideira antiaderente, junte o azeite e salteie o peixe. Retire e reserve.

3. À parte, misture bem as natas de soja com a mostarda e a polpa de tomate. Coloque numa frigideira e leve ao lume até engrossar, mexendo sempre.

4. Coloque os peixes numa travessa, regue-os com o molho e polvilhe-os com coentros picados. Sirva com acompanhamento a gosto.

 

*********

 

Empadão de frango folhado

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 frango estufado

1 ramo de salsa picada

400 g de massa folhada

Ovo batido para pincelar

Farinha para polvilhar

Para o puré

1,4 kg de batatas descascadas

50 g de margarina

1 ovo batido

1 dl de  leite

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Comece pelo puré: Coza as batatas em água temperada de sal, escorra-as e reduza-as a puré. Junte a margarina, mexa até dissolver, adicione o ovo batido e o leite, misture, tempere com sal e pimenta e mexa muito bem.

2. Limpe o frango de peles e ossos, desfie-o bem, junte-lhe um pouco do molho de estufar mas não demasiado, depois espalhe no fundo de um pirex e polvilhe com a salsa picada.

3. Disponha por cima o puré, alise e pincele com ovo batido.

4. Estenda a massa folhada com o rolo em cima da mesa polvilhada com farinha deixando-a com as dimensões do tabuleiro.

5. De seguida, cubra o puré com a massa,, pressione bem os bordos para que fiquem dentro do tabuleiro e pincele novamente com ovo batido.

6. Faça cortes ligeiros com a ponta de uma faca e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 minutos ou até a massa fincar douradinha. Retire e sirva quente e decorado a gosto, acompanhado com salada.

 

*********

 

Mini pavlovas com lemon curd e frutas

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

Para as pavlovas:

5 claras à temperatura ambiente

100 g de açúcar em pó

Para o lemon curd:

4 limões

4 ovos xl

300 g de açúcar

115 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

1 pitada de sal fino

Para a salada de frutas:

10 morangos

1 laranja

Folhas de hortelã q.b.

Instruções de preparação:

1. Aqueça o forno a 90 graus. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal ou com um tapete de silicone.

2. Prepare as pavlovas: bata as claras com a batedeira numa velocidade média, até começarem a crescer. Aumente depois a velocidade e bata por mais alguns minutos. Adicione o açúcar fino aos poucos, continuando a bater até obter picos fortes.

3. Deite as claras num saco de pasteleiro e forme pequenos ""ninhos"" (com cerca de 7 cm de diâmetro) sobre o tabuleiro. Leve ao forno durante 1 hora e 30 minutos, de modo a que o exterior fique crocante mas não tostado. Desligue o forno e deixe os merengues no interior ate arrefecerem.

4. Prepare o lemon curd: numa picadora ou robot, coloque a raspa de 3 limões e o açúcar, ligue e pique muito bem. Bata a mistura de raspa e açúcar com a manteiga amolecida e adicione os ovos, um de cada vez, o sumo de todos os limões e o sal, continuando sempre a bater. Deite a mistura num tacho e leve a lume brando, até começar a engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

5. Arranje os morangos, descasque a laranja, corte tudo em pedaços pequenos e misture-os. Retire os merengues do forno e recheie-os com o lemon curd. Coloque por cima uma colher (sopa) da mistura de fruta, decore com uma folha de hortelã e sirva.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário