quinta-feira, 19 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Creme de abóbora com ervilhas de quebrar

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de abóbora

500 g de batatas

200 g de ervilhas-de-quebrar

1 nabo

1 cebola grande

2 dentes de alho

0,5 dl de azeite

1 cubo de caldo de galinha

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os grosseiramente. Descasque e lave a abóbora, as batatas e o nabo e corte-os em pedaços. 

2.  Deite a cebola, os alhos e o azeite para uma panela, leve ao lume e deixe refogar até que a cebola fique macia. Junte depois a abóbora, as batatas, o nabo e o caldo de galinha, tempere com sal, cubra com água, leve ao lume e deixe cozer durante 40 minutos. 

3. Retire do lume, reduza a puré, rectifique os temperos, acrescente mais água se necessário, leve novamente ao lume e deixe ferver. Arranje e retire as extremidades às ervilhas de quebrar, corte as maiores ao meio, adicione-as à panela e deixe cozinhar até que fiquem macias. Retire do lume e sirva quente e decorado a gosto.

Nota do Chefe - as ervilhas de quebrar, popularmente conhecidas como ervilhas tortas, são excelentes para sopas, tartes, guisados de carne ou simplesmente cozidas como acompanhamento. Esta variedade de ervilha em vagem tem um sabor delicado e uma textura tenra, mas deve sempre rejeitar-lhes as pontas e o fio quando as arranjar. Rica em fibras, vitamina B, potássio, fósforo, zinco e ferro, esta leguminosa pode conservar-se no frigorífico no máximo durante 3 dias, sendo ideal que as confeccione no dia da compra ou no seguinte. Março e Abril são os melhores meses deste legume.

 

************

 

Bacalhau à chefe

400 g de migas de bacalhau

500 g de batata palha

200 g de ervilhas

2 cenouras grandes

2 cebolas

3 dentes de alho

150 g de queijo mozzarella ralado

5 dl de bechamel

3 dl de  leite

0,5 dl de azeite

1 folha de louro

1 ramo de coentros

Sal e piripiri q.b

Instruções de preparação:

1. Demolhe as migas de bacalhau em água de um dia para o outro. No dia, coza as ervilhas em água temperada de sal, escorra e reserve. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Descasque as cenouras, lave-as e rale-as.

2. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar até que fique douradinho. Adicione depois o bacalhau, a cenoura e as ervilhas cozidas e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Retire do lume, coloque numa tigela, rejeite o louro, adicione a batata palha e os coentros picados e envolva. Junte depois o leite e o bechamel, envolva novamente muito suavemente e rectifique os temperos. Deite para um tabuleiro de louça ou pirex, polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até ficar douradinho, retire e sirva de imediato.

 

************

 

Arroz de pato fingido

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

400 g de arroz agulha

1 frango

200 g de bacon

1/2 chouriço de carne

2 cebolas

3 dentes de alho

1 dl de azeite

1/2 laranja

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave o frango, deite-o para um tacho, junte água até ficar bem coberto, tempere com sal, leve ao lume e deixe ferver. Adicione o bacon e o chouriço, deixe cozinhar até o frango ficar cozido e depois deixe arrefecer dentro da água.

2. Retire o frango, o chouriço e o bacon do tacho, limpe o frango de pele e ossos e desfie-o. Passe o caldo de cozer pelo coador, deite novamente para o tacho e leve ao lume para o manter quente. Ligue o forno a 200 graus.

3. Descasque as cebolas e os alhos, pique-os, deite para outro tacho, junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar bem escura. Acrescente 3 dl do caldo de cozer o frango, tape e deixe cozinhar até reduzir para metade. Junte então o arroz agulha e mais 1,3 l do caldo de cozer o frango a ferver, mexa, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, adicione o sumo e a casca da laranja depois de espremida, deixe ferver, espalhe em cima o frango desfiado, tape, deixe ferver e leve ao forno durante 20 minutos.

4. Retire do forno, deixe repousar durante 10 minutos, depois passe um garfo para soltar o arroz, deite num tabuleiro e sirva com o chouriço e o bacon em pedaços e decorado a gosto.

 

************

 

Pudim primavera-verão

Ingredientes

1 kg de frutos vermelhos congelados (amoras, framboesas, morangos, mirtilos, etc.)

180 g de açúcar

10 fatias de pão de forma sem côdea

6 folhas de gelatina

3 dl de água

Sumo de 1 limão

Instruções de preparação:

1. Deite os frutos vermelhos para um tacho, junte o açúcar, o sumo de limão e a água, leve ao lume e deixe ferver durante 15 minutos. Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Depois coloque os frutos num coador de rede sobre uma tigela e deixe escorrer bem. 

2. Junte a gelatina escorrida ao molho que os frutos largaram, mexa bem até a gelatina ficar bem dissolvida e deixe arrefecer. 

3. Passe uma forma por água fria e escorra-a. Passe a fatias de pão no molho dos frutos e coloque-as dentro da forma, em camadas alternadas com os frutos escorridos, sendo que a última camada deve ser de pão. Depois regue com o molho que sobrou e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme e decore com mais frutos vermelhos. 

0 comentários:

Postar um comentário