quarta-feira, 11 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa da pedra

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

1 orelha de porco

1 chouriço preto (de sangue, de preferência regional)

1 chouriço de carne

150 g de toucinho entremeado

1 l de feijão encarnado

750 g de batatas

2 cebolas

2 dentes de alho

1 molho de coentros

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Se o feijão for do próprio ano, não necessita de ser demolhado. Se for rijo, coloque de molho durante algumas horas. Escalde a orelha de porco em água fervente e depois raspe-a.

2. Coza o feijão em bastante água, juntamente com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas e os alhos descascados, o louro, sal e pimenta. Se necessário, vá adicionando mais água a ferver.

3. Retire as carnes quando estiverem cozidas e introduza na panela as batatas descascadas e cortadas em cubinhos e os coentros picados.

4. Quando as batatas estiverem cozidas, junte novamente as carnes previamente cortadas em pedaços, bem como uma pedra bem lavada. Misture tudo e sirva de imediato.

 

************

 

Empadão de bacalhau com grelos

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 kg de bacalhau demolhado

1,500 kg de batatas descascadas

1 molho médio de grelos

2 cebolas

3 dentes de alho

3 ovos cozidos mais 1 ovo

2 dl de azeite

1 dl de  leite

60 g de margarina

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Ovo batido para pincelar

Instruções de preparação:

1. Limpe os grelos, lave-os, deixe-os escorrer, coza-os em água temperada de sal e depois escorra-os novamente. Coloque o bacalhau dentro de um tacho, junte água fria até ficar bem coberto, leve ao lume e deixe ferver. Desligue o lume, deixe o bacalhau arrefecer dentro da água e depois retire-o. Leve de novo ao lume o tacho com a água de cozer, deixe ferver, junte as batatas cortadas e lavadas, rectifique o sal e deixe cozer durante 20 minutos. Entretanto, limpe o bacalhau de peles e espinhas.

2. Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte os alhos, a cebola e o louro, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.

3. Escorra as batatas, reduza-as a puré, junte a margarina e mexa bem. Adicione o ovo batido e o leite, misture muito bem, rectifique o sal, tempere com pimenta acabada de moer e mexa bem.

4. Ligue o forno a 180 graus. Esprema bem os grelos entre as mãos, pique-os, deite-os para um tabuleiro de louça grande e espalhe-os. Junte por cima o bacalhau, cubra com a cebola e depois os ovos cozidos em rodelas. Disponha então o puré em montinhos com um saco de pasteleiro com boquilha frisada, pincele com ovo batido e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva quente decorado a gosto.

Nota do chefe - O puré deve ficar macio. Se necessário, junte mais um pouco de leite.

 

************

 

Frango com cerveja

Para o almoço de hoje: frango com cerveja!

Delicie-se com este frango com cerveja! Se procura por receitas de frango, esta receita será um autêntico sonho. Deixe a família de água na boca Experimente!

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 frango grande

1 sopa instantânea de cebola

2 cervejas pretas 33 cl cada

50 ml de azeite

1 folha de louro

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o frango, corte-o em pedaços de tamanho igual e coloque num tacho.

2. Junte a sopa de cebola, as cervejas, a folha de louro, sal e pimenta e deixe marinar durante 20 minutos.

3. Após o tempo indicado, regue com o azeite e deixe cozinhar até que tudo fique macio. Retire do lume, polvilhe com salsa picada e sirva.

 

************

 

Bolo húmido de café e frutos secos

Hoje é dia de fazer um bolo húmido de café e frutos secos

Super fofinho e fácil de fazer, vai ter mesmo de experimentar uma fatia deste bolo de café e frutos secos. Afinal de contas, quem é que resiste a um bolo húmido de café?

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

300 g de açúcar

250 g de farinha

100 g de manteiga derretida

100 g de café solúvel

50 g de miolo de amêndoa

50 g de miolo de noz

6 Ovos

1 colher (chá) de fermento em pó

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

Açúcar em pó para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Numa tigela, bata bem os ovos com 200 g do açúcar. Junte a manteiga derretida e depois a farinha com o fermento, aos poucos e batendo sempre. Adicione então as amêndoas e as nozes partidas grosseiramente e envolva.

2. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Verta-lhe a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos ou até ficar bem cozido. Retire e deixe arrefecer.

3. Deite o café solúvel num tacho, junte o restante açúcar e 2 dl de água, mexa, leve ao lume e deixe ferver durante 3 minutos. Desenforme o bolo, regue-o com esta mistura, deixe repousar um pouco para ensopar e sirva polvilhado com açúcar em pó.

 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário