quinta-feira, 12 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Mousse de espargos verdes com presunto

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

250 g de espargos verdes

4 fatias de presunto

1,5 dl de natas

5 folhas de gelatina

Sal e pimenta acabada de moer q.b.

Óleo para untar

Instruções de preparação:

1. Arranje e rejeite a base dura aos espargos, leve-os a cozer em água e deixe ferver durante 8 minutos. Depois escorra-os, passe-os por água até ficarem bem frios, escorra-os novamente, reserve dois, corte os restantes em pedaços, deite-os no liquidificador e ligue até ficar um puré liso. Deite para uma tigela.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Bata as natas até ficarem espessas. Derreta a gelatina escorrida em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, junte em fio ao puré de espargos e misture bem. Adicione depois as natas batidas, tempere com sal e pimenta acabada de moer e envolva delicadamente até ficar homogéneo.

3. Unte pequenas formas com óleo, verta-lhes a mistura anterior e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, mergulhe as formas em água morna, desenforme e sirva com as fatias de presunto e os espargos que reservou. Pode acompanhar também com mistura de alfaces.

 

************

 

Feijoada de bacalhau assado

Para hoje sugerimos-lhe a nossa feijoada de bacalhau assado.

Já experimentou feijoada de bacalhau? É uma receita de bacalhau muito boa, bastante simples, feita apenas em 35 minutos e que dá para 4 pessoas. Quer experimentar para a sua refeição de hoje? Então veja a nossa receita simples e confira como o resultado é delicioso! A sua família vai adorar.

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

2 postas de bacalhau

1 lata grande de feijão branco

2 tomates

2 chalotas

30 g de azeitonas pretas descaroçadas

2 dentes de alho

1 dl de Azeite

2 colheres (sopa) de coentros icados

Salq.b.

Pimentaq.b.

Instruções de preparação:

1. Aqueça o forno a 170 graus. Coloque as postas de bacalhau num tabuleiro. Esmague os dentes de alho e disponha-os sobre o bacalhau, regue com metade do azeite e leve ao forno cerca de 15 minutos. Depois retire, deixe arrefecer, rejeite peles e espinhas e lasque-o.

2. Abra a lata de feijão, escorra-a muito bem e verta para uma tigela. Descasque e lave as chalotas, pique-as e junte ao feijão. Lave e corte o tomate em quartos e junte à tigela do feijão. Por fim junte o bacalhau e envolva. 

3. Disponha num prato de servir, tempere com o restante azeite, os coentros picados, sal e pimenta e as azeitonas descaroçadas e sirva a gosto.

 

************

 

Carbonara com salsichas

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

300 g de esparguete

200 g de cogumelos

40 g de bacon

3 salsichas frankfurt de sobra

2 dl de natas

0,5 dl de Azeite

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave, arranje e corte os cogumelos em quartos. Retire o courato ao bacon e corte-o em cubinhos. Escorra as salsichas e corte-as ao meio no sentido do comprimento.

2. Coza o esparguete em água temperada com sal. Deite os cogumelos e o bacon para uma frigideira, adicione o azeite, leve ao lume, tempere com sal e pimenta e deixe saltear até ficar douradinho. Junte o esparguete escorrido e envolva bem.

3. Adicione então as natas, deixe cozinhar até começar a engrossar, retire do lume e sirva com as salsichas por cima.

 

************

 

Rolo de chocolate com nozes e glace de chocolate

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

200 g de farinha

200 g de açúcar

180 g de chocolate em pó

8 Ovos

1 colher (chá) de fermento em pó

Margarina para untar

Açúcar para polvilhar

Papel vegetal

Caixinhas de papel

Para o recheio:

200 g de açúcar

150 g de miolo de noz moído

7 gemas

1,5 dl de água

Para a glace:

250 g de açúcar em pó

1 clara

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (café) de sumo de limão

Instruções de preparação:

1. Prepare primeiro o recheio: deite o açúcar e a água para um tacho, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer, adicione as gemas, misture e leve novamente ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume, junte o miolo de noz moído, misture bem e deixe arrefecer. 

2. Ligue o forno a 180 graus, forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e barre-o com margarina. Deite os ovos e o açúcar para uma tigela e bata durante 20 minutos. Adicione depois a farinha peneirada com o chocolate em pó e o fermento e envolva delicadamente, sem bater. Deite no tabuleiro, espalhe e leve ao forno durante 15 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar e deixe arrefecer.

3. Faça agora a glace: bata ligeiramente a clara, junte o açúcar em pó, mexa bem, junte o chocolate em pó, misture, adicione então o sumo de limão e mexa bem. 

4. Retire o papel vegetal do bolo, espalhe em cima o recheio, enrole com a ajuda do pano, deixe repousar durante cerca de 20 minutos e depois corte em fatias. Deite a glace num saco de pasteleiro com boquilha frisada, disponha em montinhos sobre as fatias de rolo, deixe secar e sirva dentro de caixinhas de papel e decoradas a gosto. 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário