terça-feira, 10 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa juliana

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

350 g de couve lombarda

2 batatas

2 cenouras

1 nabo

1 cebola

1 dente de alho

50 ml de azeite

1 colher (sopa) de  manteiga

Sal grosso q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e corte em pedaços as batatas, as cenouras, o nabo, a cebola e o alho. Corte parte da couve e das cenouras em juliana (tiras finas) para a guarnição e reserve.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e o alho picados. Deixe alourar um pouco, adicione cerca de 2 l de água e tempere com sal. Junte os legumes e deixe cozer bem.

3. Triture depois com a varinha mágica, adicione a juliana de cenoura e couve e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Retifique os temperos, acrescente a manteiga, mexa e sirva bem quente.

 

************

 

Bacalhau delicioso

Este bacalhau delicioso é uma autêntica maravilha. Esta receita simples faz justiça ao nome. É mesmo um bacalhau delicioso! Se vai ter família ou amigos em casa prepare uma receita de bacalhau cremosa como esta. Eles vão adorar!

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

4 postas de bacalhau

500 g de batata frita palha

2 cebolas

2 dentes de alho

0,5 dl de azeite

150 g de maionese

60 g de farinha

8 dl de  leite

1 folha de louro

Coentros q.b.

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, leve-o a cozer no leite com a folha de louro, depois escorra-o, deixe-o amornar e lasque-o retirando-lhe as peles e as espinhas. Passe o leite pelo passador de rede e reserve.

2. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho, deite-os para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar, em lume brando, até que a cebola fique macia. Polvilhe com a farinha, mexendo sempre e junte depois o leite, aos poucos e mexendo sem parar até ficar cremoso e sem grumos.

3. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta, retire do lume, junte depois a batata palha, o bacalhau e um pouco de coentros picados e envolva. Deite a mistura num pirex, cubra com a maionese, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até ficar coradinho, retire e sirva de imediato. Pode acompanhar com salada.

 

************

 

Empadão de carne douradinha

Aqueça a casa com esta receita de empadão de carne!

Hoje é dia aquecer a casa com o delicioso sabor deste empadão de carne. O que lhe parece? Em 1 hora tenha um empadão pronto para a sua família e amigos.

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

Para o puré:

1,200 kg de batatas

50 g de  manteiga

200 ml de  leite

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Para o recheio:

700 g de carne de vaca picada

1/2 chouriço

1 cebola grande

3 dentes de alho

1 gema

2 colheres (sopa) de  leite

50 ml de azeite

Salsa picada q.b.

Cominhos q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Prepare o puré: corte as batatas ao meio e coza-as, com a pele, em água temperada com sal. Prepare o recheio: retire a pele ao chouriço, corte 10 rodelas e reserve. Pique o restante na picadora, junte à carne e misture.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar, em lume brando, até ficar bastante douradinho. Junte depois a mistura da carne e deixe cozinhar. Polvilhe depois com cominhos e um pouco de salsa picada, tempere com sal e pimenta, mexa bem e retire do lume.

3. Escorra as batatas, deixe-as amornar, retire-lhes a pele e passe-as pelo passe-vite. Deite o puré para uma tigela, junte a manteiga, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e mexa. Adicione depois o leite morno e mexa bem até ficar homogéneo. Deite metade do puré num tabuleiro e espalhe por cima a mistura da carne.

4. Cubra a carne com o restante puré e alise. Pincele com a gema, previamente misturada com o leite, e faça uns riscos com um garfo. Decore com as rodelas de chouriço e leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, até ficar douradinho.

 

************

 

Leite-creme de abóbora

Adora doces e sobremesas? Experimente este leite-creme de abóbora!

Se procura por sobremesas diferentes e mais saudáveis, tem mesmo de preparar esta receita rápida de leite-creme de abóbora. O que lhe parece? Em apenas 30 minutos fica pronto.

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

5 dl de leite magro

1 pau de canela

1 laranja

2 Ovos

80 g de açúcar light

2 colheres (sopa) de farinha maisena

300 g de abóbora cozida e escorrida

Canela em pó para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume um tacho com o leite, junte o pau de canela e a casca da laranja e deixe ferver. Depois desligue e deixe amornar.

2. Deite os ovos para uma tigela, junte o açúcar e o sumo da laranja e mexa. Adicione a farinha maisena, mexa bem e junte o leite, envolva e passe depois a mistura por um coador de rede para outro tacho. Junte a abóbora, mexa e leve ao lume, mexendo sempre até ferver.

3. Retire, deite para taças e deixe arrefecer. Sirva frio e decorado a gosto ou polvilhado com canela em pó.

Conselho da nutricionista - A abóbora é uma boa aliada da sua visão devido ao seu teor em pró-vitamina a.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário