segunda-feira, 9 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Pie de legumes

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

PARA A MASSA:

200 g de farinha

40 g de margarina vegetal

35 g de azeite

75 g de água

1 pitada de sal fino

Feijão seco q.b.

Farinha para polvilhar

Papel vegetal

PARA O RECHEIO:

400 g de cogumelos

200 g de queijo ricotta

200 g de queijo creme

1 beringela grande

2 tomates grandes

3 dentes de alho

0,5 dl de azeite mais 1 fio de azeite

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Comece por fazer a massa: numa tigela, coloque a farinha, a pitada de sal fino e a margarina e amasse muito bem até a farinha ficar bem dissolvida. Junte depois o azeite e a água e misture bem até obter uma massa bastante homogénea. Depois estenda-a polvilhada com farinha, forre uma tarteira de fundo amovível, pique o fundo com um garfo e apare os rebordos. Cubra com uma folha de papel vegetal, encha com feijão seco, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos, retire do forno, deixe arrefecer, rejeite o feijão e o papel vegetal e reserve.

2. Lave a beringela, retire-lhe as extremidades, corte-a em rodelas e coloque-as num passador de rede, polvilhando-as com sal grosso. Descasque e lave os alhos e pique-os finamente. Lave e lamine os cogumelos. Aqueça o 0,5 dl de azeite num tacho ao lume, junte os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fiquem douradinhos. Adicione os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que fiquem macios. Retire do lume e reserve.

3. Passe as beringelas por água, seque-as e leve-as a grelhar, poucas de cada vez, numa frigideira antiaderente com o fio de azeite. Lave os tomates, corte-os em rodelas e espalhe-as dentro da tarte. Deite por cima os cogumelos e depois as rodelas de beringela.

4. Numa tigela, deite o queijo ricotta, o queijo creme e um pouco de salsa picada, tempere com sal e pimenta, misture muito bem com umas varas de arame, espalhe por cima da tarte, alise e sirva decorada a gosto.

 

************

 

Arroz de peixe com tomate

Se é fã de receitas com sabor a tomate, vai adorar esta de arroz de peixe!

Ainda não sabe o que preparar para a refeição? Não se preocupe, nós ajudamos. Temos uma receita fácil e deliciosa para si, experimente esta receita de arroz de peixe com tomate! O arroz ficará uma maravilha.

Ingredientes  (Para 4 Pessoas:)

600 g de peixe a gosto

350 g de arroz

0,5 dl de Azeite

1 cebola

3 dentes de alho

1 folha de louro

1 ramo de coentros

1 lata pequena de tomate pelado

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Descongele o peixe coloque-o num tacho com água, temperada de sal e coza-o. Depois retire, passe o caldo pelo passador de rede e reserve. Deixe o peixe amornar e retire pele e espinhas.

2. Num tacho, aqueça o azeite e junte a cebola e os dentes de alho previamente picados, deixe refogar até a murchar, depois, adicione o tomate, a pimenta e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Regue com o caldo que reservou, junte os coentros picados, a folha de louro e deixe ferver bem.

3. Junte o arroz, mexa e deixe cozinhar aproximadamente 15 minutos, por fim, adicione o peixe, rectifique a quantidade de caldo, retire do lume e sirva.

 

************

 

Lasanha de carne e abóbora

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

500 g de carne picada

500 g de abóbora

250 g de queijo mozzarella

1 embalagem de massa para lasanha

1 cebola média

4 dl de polpa de tomate

1 dl de Azeite

orégãos e manjericão q.b.

Sal e pimenta q.b.

Manteiga para untar

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave a abóbora e corte-a em fatias finas. Disponha num tabuleiro, tempere com sal, pimenta e orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 160 graus cerca de 30 minutos.

2. Descasque e lave a cebola e pique-a finamente. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola e deixe refogar, junte a carne e mexa bem. Adicione a polpa de tomate e deixe cozinhar em lume brando. Retifique os temperos e polvilhe com manjericão.

3. Unte um pirex com manteiga, disponha no fundo uma folha de massa para lasanha, depois coloque uma camada de carne picada e outra de abóbora. Volte a colocar uma folha de massa e as restantes camadas até terminarem os ingredientes. Polvilhe com o queijo e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 20 minutos.

 

semifrio de café e torta de chocolate

Uma receita de comer e chorar por mais, querem provar este semifrio de café e torta de chocolate?

Se procuram por receitas rápidas de doces e sobremesas, esta é fantástica! Preparem um semifrio de café e torta de chocolate para os vossos convidados! Acreditem, vão adorar esta receita, especialmente se gostam de chocolate. É tão fácil de preparar e tem apenas 5 ingredientes!

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1/2 torta grande de chocolate de compra

150 g de açúcar

2 colheres (sopa) de café solúvel

4 dl de natas

3 folhas de gelatina

1 colher (sopa) de água quente

Instruções de preparação:

1. Numa tigela bata as natas com o açúcar até obter quase o ponto de chantilly. De seguida dissolva o café em água quente e envolva muito bem no preparado anterior.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as e leve a derreter no microondas cerca de 15 segundos. Envolva muito bem no preparado anterior e reserve.

3. Corte a torta em rodelas e disponha-as nas laterais de uma forma de abertura lateral e no fundo coloque rodelas mais finas. Verta depois o creme na forma e leve ao frio durante 2 horas. Decore a gosto.

Sugere quem sabe: Pode fazer esta sobremesa aproveitando sobras de torta de qualquer sabor ou com qualquer recheio.

                                              

0 comentários:

Postar um comentário