terça-feira, 27 de março de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Empadas de pescada com delícias do mar

Ingredientes (Para 12 Pessoas:)

Para a massa

350 g de farinha

4 colheres (sopa) de azeite

1 ovo

1 dl de água

1 pitada de sal

Farinha para polvilhar

Gema para pincelar

Para o recheio

500 g de peixe branco

• 1 colher (chá) de sal

1 cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de farinha bem cheia

200 g de delícias do mar

sumo de limãoq.b.

ervas aromáticas q.b.

Instruções de preparação:

1. Prepare o recheio: coza o peixe em água com sal, escorra, deixe amornar e limpe de pele e espinhas. Lasque e reserve. Reserve 4 dl do caldo do peixe e passe pelo passador de rede. Reserve.

2. Num tacho, coloque a cebola e os dentes de alho picados, junte o azeite e deixe saltear mexendo de vez em quando. Acrescente depois a farinha, mexendo sempre, e regue com o caldo de peixe aos poucos e mexendo sempre até engrossar.

3. Retire o tacho do lume, junte as delícias do mar picadas e o peixe lascado, regue com um pouco de sumo de limão, rectifique o sal e tempere com pimenta e ervas picadas. Deixe arrefecer.

4. Prepare a massa: misture a farinha com o azeite, o ovo e a água, tempere com uma pitada de sal e amasse tudo muito bem até que obtenha uma massa bem ligada. Estenda-a numa bancada polvilhada com farinha, corte círculos de massa e forre com elas pequenas formas. Corte a restante massa em círculos mais pequenos para fazer as tampas e reserve.

5. Distribua o preparado de peixe e delícias pelas formas, pincele os bordos com gema batida, coloque as tampas, pincele novamente e pressione a toda a volta para fechar. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C, durante 20 minutos, ou até ficarem douradinhas. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.

 

************

 

Empadão de salmão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 embalagem de 200 g de puré de batata instantâneo

4 postas de salmão

2 tomates maduros

2 cebolas

1 dente de alho

1 ovo

3 colheres (sopa) de  manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

3 colheres (sopa) de vinho branco

1 colher (sopa) de polpa de tomate

1 colher (sopa) de mostarda

15 folhas de manjericão

Leite q.b.

Noz-moscada q.b.

Piripiri q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Prepare o puré de batata adicionando leite conforme as indicações da embalagem. Junte depois 2 colheres (sopa) da manteiga, tempere com sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada e mexa bem.

2. Descasque e pique finamente as cebolas e o alho. Lave os tomates, retire-lhes as sementes e corte-os em pedaços. Leve um tacho ao lume com 1 colher (sopa) do azeite, a cebola e o alho e deixe refogar 10 minutos. Adicione a polpa de tomate e deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo sempre. Junte então o tomate, a mostarda, o vinho branco e um pouco de piripiri e deixe cozinhar, em lume brando, até o tomate ficar macio.

3. Tempere as postas de salmão com um pouco de sal grosso e pimenta e leve-as a fritar numa frigideira com o restante azeite, até ficarem bem douradinhas de ambos os lados mas não demasiado secas. Deixe arrefecer.

4. Retire o tacho do lume, adicione o resto da manteiga e passe com a varinha. Junte o salmão lascado sem peles e espinhas e as folhas de manjericão partidas com a mão e envolva. Deite metade do puré num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe a mistura do salmão, cubra com o resto do puré, alise e pincele com o ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos, retire e sirva decorado a gosto.

 

 

************

 

Lombo de porco com migas de couve lombarda

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

1 lombo de porco limpo com aprox. 1,500 kg

1 lata pequena de tomate pelado

2 cebolas

4 dentes de alho

1 dl de azeite

2 colheres (sopa) de banha

3 dl de vinho branco

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

1 folha de louro

1 raminho de alecrim

Sal e pimenta q.b.

PARA AS MIGAS:

300 g  de pão tipo alentejano

1/4 de couve lombarda

4 dentes de alho

1,5 dl de azeite

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus. Descasque os alhos, pique-os muito finamente, deite-os para uma tigela pequena, adicione a banha e misture bem. Coloque o lombo num tabuleiro, barre-o com esta mistura, tempere com sal e pimenta, adicione o louro e o vinho branco e leve ao forno durante 1 hora e 20 minutos, virando e regando de vez em quando com o próprio molho.

2. Descasque as cebolas e corte-as em gomos. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e deixe-a cozinhar até ficar macia. Escorra os tomates pelados,

corte-os em gomos, adicione ao tacho, tempere com sal e pimenta e misture. Reduza o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alecrim e o vinagre, tape e desligue o lume.

3. Faça as migas: corte a couve em pedaços, leve-os a cozer em água temperada com sal durante 12 minutos, depois escorra e reserve a água. Parta o pão em pedaços pequenos, deite-os para uma tigela e regue-os com a água de cozer a couve aos poucos até ficar bem embebido mas não encharcado. Descasque e pique os alhos, deite-os para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Adicione depois o pão, misture bem, junte a couve, envolva, rectifique o sal e mexa bem.

4. Coloque o lombo de porco numa travessa, cubra com a mistura do tomate e sirva decorado a gosto e acompanhado com as migas.

 

************

 

Tacinhas de leite-creme queimado

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

8 dl de  leite

300 g de açúcar mais açúcar para polvilhar

1 pau de canela

1 casca de limão

2 colheres (sopa) bem cheias de farinha maisena

8 gemas

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume num tacho o açúcar com o leite, o pau de canela e uma casca de limão até ferver.

2. Numa tigela bata as gemas com a farinha maisena. Junte o leite em fio mexendo sempre. Verta o preparado novamente para o tacho e leve ao lume brando mexendo sempre até engrossar.

3. Retire do lume, rejeite o pau de canela e a casca de limão. Coloque o creme em taças e deixe arrefecer. Antes de servir polvilhe-as com açúcar e queime-as com uma colher quente. Decore a gosto e sirva.

 

0 comentários:

Postar um comentário