quarta-feira, 28 de março de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Folares e Bolas para a Páscoa

Folares e Bolas para a Páscoa

 

1Folar transmontano

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

200 g de frango estufado desfiado

550 g de farinha

100 g de presunto

1/2 salpicão pequeno

1/2 chouriço

5 Ovos

1 saqueta de fermento de padeiro

0,5 dl de  leite

50 g de manteiga derretida

50 g de azeite

50 g de banha derretida

1 Gema para pincelar

Sal q.b.

Farinha para polvilhar

Instruções:

1. Unte uma forma com azeite. Amorne o leite e dissolva o fermento. Disponha a farinha numa bancada, junte o sal, envolva, abra uma cavidade, junte depois o fermento dissolvido, os ovos, a manteiga, o azeite e a banha e amasse muito bem.

2. Polvilhe com um pouco de farinha, se necessário, enrole a massa e coloque-a numa tigela polvilhada com farinha. Cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.

3. Retire a pele ao salpicão e ao chouriço e corte-os em rodelas. Retire o courato ao presunto e corte em pedaços.

4. Amasse novamente a massa, junte o frango e os enchidos e amasse. Disponha na forma, tape com um pano húmido e deixe levedar durante 30 minutos. Pincele depois com gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 170 graus durante 45 minutos. Verifique a cozedura, retire, desenforme e deixe arrefecer. Sirva a gosto.

 

************

 

2Bola de carnes

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

100 g de presunto

100 g de fiambre

100 g de linguiça

50 g de salame fumado

50 g de bacon

12 ovos inteiros

1 kg de farinha

200 g de manteiga derretida

80 g de fermento de padeiro

150 ml de leite morno

1 colher (chá) de açúcar

1 colher (café) de sal fino

1 fio de azeite

Azeite para untar

Gema para pincelar

Instruções:

1. Numa tigela média, esmague o fermento com um garfo, acrescente um pouco do leite morno e o açúcar e dissolva bem o fermento. Cubra com um pano e leve ao forno, pré-aquecido a 50 graus, mas desligado. Deixe levedar durante cerca de 1 hora.

2. Após esse tempo, misture-lhe a manteiga derretida e o fio de azeite e envolva. Junte os ovos batidos e o resto do leite e, em seguida, incorpore a farinha e o sal, batendo com a batedeira até a massa ­ficar elástica. Se necessário, acrescente mais farinha. Coloque a tigela em sítio quente e deixe repousar durante mais 1 hora.

3. Coloque a massa sobre a bancada e amasse-a bem. Unte com azeite uma forma tipo bolo inglês alta e espalhe no fundo um terço da massa numa camada ­fina.

Cubra com metade das carnes cortadas em pedaços, espalhe mais um terço da massa, seguida do resto das carnes e novamente da restante massa.

4. Pincele a superfície com gema batida e leve ao forno, a 170 graus, por cerca de 45 minutos. Introduza um palito comprido no centro da massa, até ao fundo, para veri­ficar se está cozida. Sirva cortada em fatias.

 

************

 

3Folar doce com amêndoa

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

500 g de farinha

180 g de manteiga amolecida

120 g de açúcar

100 g de amêndoa granulada

3 Ovos

1 dl de leite morno

25 g de fermento fresco de padeiro

1 colher (café) de açafrão em pó

1 pitada de sal

Ovo batido para pincelar

Manteiga para untar

Farinha para polvilhar

Açúcar em pó para polvilhar

Instruções:

1. Para preparar este folar doce com amêndoa, dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade no meio, junte o sal, o açúcar, o açafrão, os ovos, a manteiga amolecida e o leite com o fermento dissolvido, misture muito bem e trabalhe a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, deite-a para uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar em local quente até triplicar o volume.

2. Deite de novo a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, trabalhe-a um pouco e divida-a em duas partes iguais. Molde dois rolos grossos com as duas partes de massa, enrole-os um no outro e una as pontas.

3. Barre ligeiramente um tabuleiro com manteiga, disponha-lhe a massa e deixe levedar mais 45 minutos. Pincele depois com ovo batido, polvilhe com a amêndoa granulada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó.  

 

************

 

4Bola de carnes e ervas aromáticas

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

400 g de farinha

400 g de sobras de carnes cozinhadas (porco, frango, peru, etc.)

100 g de chouriço, linguiça ou presunto

6 Ovos

3 dl de  leite

1,5 dl de azeite

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (sopa) de folhas de alecrim

1 colher (sopa) de folhas de tomilho

1 colher (sopa) de cebolinho picado

1 colher (sopa) de salsa picada

1 pitada de sal

Papel vegetal

Instruções:

1. Para preparar esta bola de carnes e ervas aromáticas, ligue o forno a 180 graus e forre um tabuleiro alto com papel vegetal. Triture grosseiramente o chouriço (linguiça ou presunto), desfie as carnes e misture tudo.

2. Bata as claras em castelo. À parte, bata as gemas com o azeite até ficar uma mistura esbranquiçada, adicione o leite e bata mais um pouco. Junte depois a farinha peneirada com o sal e o fermento batendo sempre. Adicione de seguida o tomilho, o cebolinho e a salsa, misture, junte as claras em castelo e envolva.

3. Verta metade da mistura anterior para o tabuleiro, espalhe a mistura das carnes por cima e cubra com a restante massa. Polvilhe com as folhas de alecrim e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até ficar bem cozido. Espete um palito para verificar, retire, deixe arrefecer, desenforme, corte em cubos e sirva. Pode acompanhar com salada de tomate e pepino.

 

************

 

5Folar doce

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

1 kg de farinha

250 g de margarina amolecida

100 g de açúcar

3 ovos cozidos mais 3 ovos

3 dl de leite morno

11 g de fermento de padeiro seco

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de erva-doce

1 colher (chá) de canela em pó

Ovo batido para pincelar

Farinha para polvilhar

Instruções:

1. Para preparar este folar doce, dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha na mesa, abra uma cavidade, junte o sal, a erva-doce, a canela, o açúcar, a margarina, os ovos e a mistura do fermento, misture muito bem e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até triplicar o volume.

2. Deite novamente a massa em cima da mesa, retire e reserve 300 g de massa. Molde a restante em forma de bola, achate-a, coloque-a no tabuleiro do forno previamente untado com margarina, disponha os ovos cozidos por cima e pressione um pouco. Molde rolinhos com a massa que retirou e cubra os ovos. Tape com um pano e deixe levedar mais 30 minutos.

3. Pincele depois toda a massa com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário