segunda-feira, 26 de março de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Fofos de fiambre e queijo

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

400 g de farinha

100 g de fiambre

2 tomates

1 cebola

1 raminho de salsa picada

1 colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

1/2 cubo de caldo de galinha

4 dl de água morna

Óleo para fritar

Papel de cozinha

Instruções de preparação:

1. Mergulhe os tomates em água a ferver durante 20 segundos, retire e passe por água fria. Rejeite as peles, corte-os ao meio, retire as pevides e corte-os em cubos pequenos.

2. Numa tigela, dissolva o caldo de galinha na água morna. Pique a cebola e o fiambre. Deite a farinha para uma tigela grande, junte o sal, o fermento e mexa. Acrescente a água com o caldo, aos poucos, mexendo até ficar uma mistura homogénea. Adicione a cebola, a salsa, o fiambre, o tomate e misture delicadamente.

3. Leve ao lume uma frigideira com óleo abundante e deixe aquecer. Junte colheradas da mistura anterior e deixe-as fritar até ficarem douradinhas. Retire, deixe escorrer em cima de papel de cozinha, coloque num prato e sirva os fofos mornos ou frios e decorados a gosto.

 

************

 

Feijoada de atum

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

3 latas de atum ao natural

1 lata grande de feijão encarnado

1 lata pequena de tomate pelado

1/2 chouriço de carne

1 cebola

3 dentes de alho

1 dl de azeite

1 dl de vinho branco

1 folha de louro

1 raminho de salsa ou coentros picados

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Escorra o atum. Descasque a cebola e os dentes de alho, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite, o chouriço e a folha de louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.

2. Junte o tomate pelado picado com o molho, mexa, adicione o vinho branco e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte depois o feijão encarnado com o molho, deixe ferver, adicione o atum e misture delicadamente. Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, durante 15 minutos.

3. Retire do lume e sirva com o chouriço cortado em rodelas e polvilhado com a salsa ou coentros picados. Acompanhe com arroz branco.

Nota: Feijão - Tem muitas variedades que se designam especialmente pela cor que apresentam (branco, encarnado, preto...) ou por outro tipo de característica (feijão-frade, manteiga, catarino, etc.). Geralmente o feijão apresenta uma textura macia e sabor suave, embora acompanhe muitas vezes outros ingredientes de sabor bem mais intenso como carnes e enchidos. Tecnicamente trata-se de uma semente agrupada em bagas que fica depois seca, pelo que necessita demolhar antes de ser cozinhada. É rico em proteínas, ferro, cálcio, fibras e vitaminas, especialmente do complexo B e é um ingrediente bastante económico, ainda mais se for na versão enlatada já pronto a usar. Para além de pratos salgados, esta leguminosa serve igualmente para fazer doces como pudins e pastéis, entre outros.

 

************

 

Costeletas de porco com molho diabo

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

8 costeletas de porco

3 dentes de alho

50 g de margarina

0,5 dl de azeite

2,5 dl de vinho branco

1 colher (sopa) de vinagre

1 pitada de pimentão-doce

1 malagueta fresca

1 folha de louro

Salsa q.b.

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje as costeletas, coloque-as num tabuleiro e tempere-as com os dentes de alho picados finamente, o pimentão-doce, a folha de louro partida, o vinho branco e sal. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2. Deite o azeite e a margarina para uma frigideira, leve ao lume, deixe aquecer, junte as costeletas escorridas e deixe-as fritar até ficarem douradinhas de ambos os lados. Lave a malagueta, corte-a ao meio, retire-lhe as pevides, corte-a em tiras, adicione-as à frigideira, junte também a marinada da carne e o vinagre e deixe ferver até evaporar o álcool.

3. Rectifique os temperos, disponha as costeletas numa travessa e regue-as com o molho. Polvilhe com salsa picada e sirva com arroz de pimentos picados ou puré de batata.

 

************

 

Tarte de flocos de cereais e pêssego

Já experimentou esta tarte de flocos de cereais e pêssego?

Preparada em apenas 50 minutos, esta tarte de flocos de cereais e pêssego é uma receita rápida e gulosa que todos vão adorar aí em casa. Do que está à espera para experimentar? Receitas com pêssego sabem sempre bem 😉 A família vai-se deliciar.

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

170 g de flocos de cereais mais 10 g para decorar

150 g de  manteiga

70 g de açúcar

Para o recheio:

4 pêssegos carecas ou normais

250 g de queijo mascarpone

130 g de açúcar

2,5 dl de natas

7 folhas de gelatina

1 raminho de hortelã

Corante amarelo q.b.

Cerejas em calda q.b.

Instruções de preparação:

1. Triture os 170 g de flocos, adicione o açúcar e a manteiga derretida e misture bem. Espalhe no fundo e nas laterais de uma tarteira de fundo amovível e reserve no frigorífico.

2. Prepare o recheio: demolhe a gelatina em água fria, escorra-a e dissolva-a em 4 colheres (sopa) de água. Descasque 3 pêssegos e reduza a puré. Corte o restante em fatias finas, com ou sem pele.

3. Bata as natas com o açúcar e, sem parar de bater, acrescente o queijo, um pouco de corante, o puré de pêssego e a gelatina morna. Coloque na tarteira, alise e leve ao congelador por 30 minutos. Sirva fresca decorada com as fatias de pêssego, cerejas em calda, a hortelã e os restantes flocos.

0 comentários:

Postar um comentário