domingo, 25 de março de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Ovos mexidos com batata e espinafres

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

250 g de espinafres congelados

100 g de queijo parmesão

1 batata

4 dentes de alho

5 Ovos

0,5 dl de azeite

1 folha de louro

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta preta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descongele um pouco os espinafres no micro-ondas, retire e escorra. Descasque os alhos e a batata, pique os alhos e rale a batata. Coloque os ovos numa tigela e bata-os.

2. Leve ao lume uma frigideira grande com o louro, os alhos e o azeite. Deixe alourar ligeiramente, adicione os espinafres e, assim que começar a ferver, adicione a batata e deixe cozinhar.

3. Tempere com sal e pimenta, acrescente os ovos, o queijo e um pouco de salsa picada e mexa. Retire do lume, elimine a folha de louro e coloque num recipiente, polvilhe com mais salsa picada e sirva de seguida.

 

************

 

Filetes de solha fritos com migas de ovas

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 kg de filetes de solha

3 dentes de alho

3 Ovos

Sumo de limão q.b.

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Farinha para passar

Óleo para fritar

Para as migas:

400 g de ovas

1 pão caseiro grande (aproximadamente 800 g)

5 dentes de alho

1 gema

0,5 dl de azeite

1 cubo de caldo de legumes

1 molho de coentros

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje os filetes e tempere-os com os dentes de alho picados, sumo de limão, noz-moscada, sal e pimenta. Deixe marinar durante 20 minutos.

2. Entretanto, faça as migas: leve a cozer as ovas em água temperada com sal, escorra-as, deixe-as amornar, retire-lhes a pele e triture-as na picadora. Junte o caldo de legumes à água de cozer e deixe ferver até dissolver. Corte o pão em pedaços pequenos, deite-os numa tigela, regue com o caldo e deixe ensopar bem.

3. Descasque e lave os alhos e pique-os finamente. Num tacho, aqueça o azeite, junte os alhos, deixe dourar, adicione depois o pão escorrido, as ovas trituradas e os coentros, rectifique os temperos e mexa até que fique uma espécie de açorda homogénea. Retire do lume, junte a gema e mexa bem.

4. Passe os filetes por farinha e depois pelos ovos batidos e leve-os a fritar em óleo até que fiquem douradinhos de ambos os lados. Retire-os, coloque-os a escorrer sobre papel de cozinha e sirva-os decorados a gosto e acompanhados com as migas.

 

************

 

Gratinado de porco e ananás

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

500 g de carne de porco em cubos pequenos

400 g de batatas novas

200 g de ananás fresco

1 Pimento Vermelho

3 dentes de alho

250 g de queijo ralado

2 dl de natas

1 dl de azeite

1 colher (chá) de massa de pimentão

1 ramo de coentros

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Deite os cubos de carne de porco numa tigela e tempere-os com sal, a massa de pimentão e os alhos laminados. Envolva muito bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2. Lave as batatas, corte-as ao meio, coza-as em água temperada com sal, escorra-as e corte-as em pedaços. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a carne de porco e deixe cozinhar, mexendo regularmente, até ficar douradinha. Lave o pimento, corte-o ao meio, retire-lhe as sementes e pelas brancas, corte-o em cubos com cerca de 1 cm, adicione-os ao tacho e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia.

3. Descasque o ananás e corte-o em cubos. Retire o tacho do lume, junte o ananás, as batatas cozidas e os coentros picados, envolva e deite para um tabuleiro de louça. Regue com as natas, polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até ficar douradinho por cima, retire e sirva decorado a gosto e acompanhado com salada. No emprego, aqueça no microondas. 

 

************

 

Bolo do convento do paraíso

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

500 g de açúcar

0,5 L de água

250 g de miolo de amêndoa em pó

5 ovos mais 10 gemas

200 g de pão ralado

1 colher (chá) de canela em pó

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

Açúcar em pó para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Deite o açúcar para um tacho, junte a água, leve a lume médio e deixe ferver durante 20 minutos. Retire do lume, junte a amêndoa em pó e mexa.

2. Bata ligeiramente os ovos com as gemas e junte ao tacho, em fio e mexendo sempre. Leve de novo ao lume, mexendo sem parar, até começar a ver o fundo do tacho. Retire do lume, junte o pão ralado e a canela e mexa.

3. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Verta-lhe a mistura anterior, espalhe bem e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos. Retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva frio polvilhado com açúcar em pó.

Nota do Chefe:  O açúcar deve ferver em lume médio.

 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário