segunda-feira, 17 de agosto de 2020

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia de Ontem

Tarte de Morcela de Arroz e Cebola

Ingredientes (para 10 pessoas:)

1 base de massa folhada para tarte

50 g de manteiga

550 g de cebolas cortadas em rodelas meia lua

1 morcela de arroz com 250g cortada em rodelas

150 g de queijo flamengo ralado

3 ovos

200 ml de natas light

200 ml de leite

Sal q.b.

Noz-moscada q.b.

Pimenta q.b.

Instruções de Preparação:

1. Num tacho leve ao lume a manteiga e a cebola. Mexa, tape e deixe cozinhar em lume brando até que a cebola fique refogada.

2. Parta os ovos para uma tigela. Junte as natas e o leite. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Bata bem com uma vara de arames. Junte metade do queijo e misture.

3. Numa tarteira com fundo amovível e 30 cm de diâmetro, estenda a massa e calque bem. No fundo, espalhe a cebola e por cima, espalhe as rodelas de morcela. Verta o líquido por cima. Por fim, polvilhe com o restante queijo ralado.

4. Leve ao forno pré-aquecido nos 180 graus e deixe cozer aproximadamente 30 minutos. Depois da tarte loirinha, retire. Depois de desenformada está pronta a servir.

 

************

 

Sopa de Legumes com Feijão Branco e Espinafres

Ingredientes (para 12 pessoas:)

1 alho francês grande cortado em rodelas finas

500 g de cenouras cortadas em pedaços

500 g de batatas cortadas em pedaços

500 g de feijão branco cozido

2 cenouras médias cortadas em cubinhos

1 molho de espinafres arranjados e lavados

4 colheres (sopa) de azeite

Sal q.b.

Instruções de Preparação:

1. Numa panela leve ao lume o azeite e o alho francês. Mexa e deixe refogar sem deixar alourar.

2. Logo que o alho francês amoleça, junte as batatas, as cenouras cortadas em pedaços e metade do feijão branco cozido. Tempere com sal e regue com água suficiente para cobrir tudo (aproximadamente 2 litros). Mexa, tape e deixe cozer em lume médio durante 30 minutos.

3. Passados os 30 minutos e quando os legumes estiverem cozidos, passe muito bem a sopa com a varinha mágica até que fique um creme. Ao creme, adicione 1 litro de água e deixe ferver.

4. Depois de começar a ferver, adicione as cenouras cortadas em cubinhos, os espinafres e o restante feijão branco. Mexa e deixe cozer aproximadamente 10 minutos. Entretanto, rectifique o tempero de sal.

5. Passados os 10 minutos e quando a cenoura estiver tenrinha, retire do lume e sirva.

 

************

 

Bifes de Atum Enrolados em Bacon

Ingredientes (para 2 pessoas:)

1 bife de atum fresco com cerca de 350g

8 fatias finas de bacon

Meia cebola picada

2 dentes de alho picados

1 raminho de salsa picada

5 colheres (sopa) de azeite

Meia cebola cortada em rodelas finas

Meio pimento amarelo cortado em tirinhas

1 folha de louro

400 g de batatas com casca

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Instruções de Preparação:

1. Corte o bife ao meio na vertical. Tempere o atum de ambos os lados com sal e pimenta.

2. Numa panela com água a ferver, tempere com sal. Coloque as batatas a cozer entre 25 a 30 minutos. Depois das batatas cozidas, retire-as para um prato e deixe arrefecer.

3. Numa frigideira, leve ao lume 2 colheres (sopa) de azeite. Quando estiver quente, frite o atum de ambos os lados durante alguns segundos. Logo que o atum esteja corado retire-o para um prato.

4. Na gordura que ficou, junte a cebola picada e metade do alho. Mexa e deixe refogar durante 1 minuto. Junte a salsa, misture e deixe aquecer um pouco.

5. Num prato, faça uma cama com 4 fatias de bacon. Por cima, espalhe metade do refogado. No centro, coloque 1 bife de atum e enrole o bacon. Prenda o rolo com a ajuda de palitos. Repita o processo com o outro bife.

6. Retire a pele às batatas. Corte-as em rodelas grossas.

7. Numa outra frigideira, leve ao lume o restante azeite, a cebola cortada em rodelas, o restante alho, a folha de louro e as tiras de pimento amarelo. Mexa e deixe refogar em lume moderado sem deixar alourar.

8. Num tabuleiro de ir ao forno, previamente untado com azeite, espalhe no fundo as rodelas de batata. Por cima das batatas, espalhe o refogado com o pimento amarelo. Por cima, coloque os rolos de atum.

9. Leve ao forno pré-aquecido nos 250 graus e deixe assar durante 15 minutos. Passados os 15 minutos, depois do bacon estar tostado, retire. E está pronto a servir.

 

************

 

Bochechas de Porco Assadas no Forno

Ingredientes (para 4 pessoas:)

8 bochechas de porco

800 g de batatinhas para assar

1 cebola grande cortada em rodelas meia lua

5 dentes de alho picados

1 raminho de salsa

3 folhas de louro

250 ml de vinho branco

2 colheres (sopa) de banha de porco

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de Massa de Pimentão, de preferência caseira

1 colher (café) de pimentão doce

Piri-piri a gosto

Sal

Instruções de Preparação:

1. Num tabuleiro ou num prato de barro, tempere as bochechas de porco com o alho, um pouco de sal, tendo em conta que a massa de pimentão caseira já é salgada, a massa de pimentão e o piri-piri. Envolva muito bem os temperos com a carne.

2. No fundo do tabuleiro, coloque as folhas de louro e a salsa. Deixe tomar gosto aproximadamente 1 hora.

3. Tempere as batatas com sal e o pimentão doce. Envolva e misture o azeite.

4. Depois da carne tomar gosto, espalhe a cebola por cima. Envolva com a carne e à volta do prato ou do tabuleiro, espalhe as batatinhas.

5. Verta o vinho para a tigela onde temperou as batatas e misture tudo. Regue a carne com a mistura do vinho com o tempero. Por fim, coloque a banha por cima.

6. Leve ao forno pré-aquecido nos 190 graus e deixe assar entre 1 hora e 1 hora e 15 minutos. A meio do tempo, vire a carne. Depois da carne, as batatas tostadas e o molho apurado, retire e sirva,

 

************

 

Bolo Frio de Pera com Praliné de Nozes

Ingredientes (para 12 pessoas:)

Para a base:

3 ovos

80 g de açúcar

80 g de farinha de trigo fina com fermento

Para as peras cozidas:

100 g de açúcar

200 ml de moscatel

300 ml de água

1 pau de canela

5 peras descascadas e sem caroço cortadas ao meio

Para o creme:

4 gemas

100 g de açúcar

125 ml de leite

7 folhas de gelatina

400 ml de natas para bater

2 claras

Para a cobertura (praliné):

70 g de manteiga

250 g de açúcar

120 g de nozes picadas

Instruções de Preparação:

1. Comece por cozer as peras. Num tacho, leve ao lume os 100g de açúcar, o moscatel, a água e o pau de canela. Quando começar a ferver, junte as peras e deixe cozer em lume brando entre 30 a 40 minutos, até que fiquem macias. A meio da cozedura, vire as peras. Depois das peras cozidas, retire-as para uma tigela e reserve a calda. Com a varinha mágica faça puré das peras.

2. Faça a base. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo. Junte o açúcar e bata até que fique um merengue consistente. Adicione as gemas e bata mais um pouco. Envolva a farinha com o creme.

3. Coloque a massa numa forma de aro amovível com 26 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga e alise. Leve ao forno pré-aquecido nos 190 graus e deixe cozer durante 5 minutos. Depois de cozido, retire-o.

4. Pique o bolo com um garfo. Regue-o com a calda de cozer as peras.

5. Para o creme. Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Num tachinho, misture metade do açúcar com as gemas. Aos poucos, adicione o leite e mexa. Deixe aquecer em lume brando sem parar de mexer. Antes de começar a ferver, apague o lume, adicione as folhas de gelatina bem escorridas e mexa. Misture o creme amarelo com o puré de peras.

6. Bata as natas até que fiquem fofas e volumosas. Quando as natas começarem a ganhar consistência, adicione aos poucos o restante açúcar. Bata até que fique chantilly. Bata as claras em castelo.

7. Envolva cuidadosamente o puré de pera com o chantilly, com uma vara de arames. Por fim, envolva também as claras com o creme.

8. Espalhe o creme por cima do bolo. Leve ao frigorífico aproximadamente 4 horas até que fique fresco e bem solidificado.

9. Para a cobertura (praliné): Numa frigideira, leve ao lume a manteiga e o açúcar. Deixe cozinhar em lume médio e vá mexendo até que tudo fique derretido e comece a ganhar cor de caramelo. Quando já estiver um creme caramelizado, adicione as nozes e mexa. Deixe cozinhar até que tudo fique bem misturado.

10. Espalhe o praliné por cima de uma folha de papel manteiga previamente untado com manteiga ou por cima da bancada untada com manteiga. Alise com uma espátula e deixe arrefecer. Depois de frio, dobre as pontas do papel e bata o praliné com o rolo da massa até que fique em pedacinhos.

11. Na hora de servir, passe com uma faca à volta do aro e retire-o.

Nota: Se servir a sobremesa toda de uma vez, cubra com o praliné. Se não consumir tudo de uma vez, sirva com o praliné à parte, pois este perde a consistência no frigorífico.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário