domingo, 28 de julho de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do dia

Salada de bifanas com broa de milho

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

300 g de bifanas finas

1 broa de milho pequena

1 embalagem de mistura de alfaces (aproximadamente 150 g)

100 g de tomates cereja

1 cebola roxa

1 dente de alho

2 dl de vinho branco

1 dl de azeite

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de coentros picados

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Tempere as bifanas com o vinho branco, a folha de louro, o mel, o alho picado, sal e pimenta e deixe marinar cerca de 2 horas. Corte a broa em fatias finas, regue-as com 2 colheres (sopa) do azeite e leve-as ao forno pré-aquecido a 180 graus até alourarem.

2. Leve uma frigideira ao lume com o restante azeite, junte as bifanas ligeiramente escorridas e deixe-as dourar de ambos os lados. Retire-as, deixe-as arrefecer e corte-as em tiras.

3. Deite a mistura de alfaces numa tigela, adicione a cebola roxa laminada finamente, os tomates cereja, os coentros picados e as tiras de carne. Disponha as fatias de broa à volta, regue a salada com mais azeite e sirva.

 

************

 

Creme de camarão com natas

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

500 g de camarões

300 g de tomate pelado

1 cenoura

1/2 alho-francês

1 cebola

4 dentes de alho

100 ml de natas

2 colheres (sopa) de farinha maisena

2 colheres (sopa) de margarina

3 colheres (sopa) de azeite

Sumo de limão q.b.

Coentros picados q.b.

Sal, pimenta e piripíri q.b.

Croutons para acompanhar

Instruções de preparação:

1. Arranje a cenoura, o alho-francês e a cebola e corte-os em pedaços do mesmo tamanho. Descongele os camarões e descasque-os, reservando tudo.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola, metade dos dentes de alho, o tomate, o alho-francês, as cascas e as cabeças do camarão e deixe saltear bem. Adicione depois 1,2 l de água e deixe cozer por cerca de 30 minutos.

3. Decorrido o tempo indicado, tempere com sal e pimenta, triture bem com a varinha mágica e passe por um passador de rede.

4. Dissolva a farinha num pouco de água fria. Adicione ao preparado anterior, bem como as natas, e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e reserve.

5. Tempere os camarões com sumo de limão, sal e piripíri. Descasque e pique finamente os restantes dentes de alho picados. Leve ao lume uma frigideira com a margarina, junte o alho e deixe saltear. Acrescente os camarões e deixe cozinhar de ambos os lados. Sirva o creme com o miolo de camarão salteado, polvilhado com coentros picados. Acompanhe ainda com croutons.

 

************

 

Dourada ao sal

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 dourada (cerca de 2 kg)

2 kg de sal grosso

4 claras

1 limão

Salsa q.b.

Instruções de preparação

1. Amanhe a dourada e recheie a sua barriga com o limão, cortado em rodelas, e um ramo de salsa. Reserve.

2. Bata as claras em castelo, envolva-as com o sal grosso e coloque uma pequena camada deste preparado num tabuleiro. Disponha a dourada por cima e cubra-a com o restante sal.

3. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante 1 hora e 10 minutos ou até que o sal fique douradinho. Retire do forno, parta a crosta de sal e sirva o peixe com acompanhamento a gosto.

 

************

 

Strogonoff de porco

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

500 g de lombo de porco limpo

1 lata de cogumelos laminados

3 tomates maduros

2 cebolas

100 g de margarina

2 dl de natas

1 colher (sopa) de mostarda

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Corte o lombo de porco em tiras finas. Leve ao lume uma frigideira com metade da margarina, deixe derreter, junte as tiras de carne e deixe-as cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficarem bem douradinhas.

2. Retire a carne, junte o resto da margarina à mesma frigideira e deixe derreter. Adicione as cebolas picadas e deixe cozinhar até ficar transparente. Junte novamente a carne, a mostarda, os cogumelos escorridos e os tomates picados sem pele e sementes, tempere com sal e pimenta e misture.

3. Adicione então as natas e deixe cozinhar até ficar com um molho cremoso. Retire do lume e sirva quente polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz branco.

 

************

 

Tarte de mirtilos

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

300 g de farinha de aveia

1 colher (chá) de fermento em pó

100 g de açúcar amarelo

2 claras

0,5 dl de creme vegetal líquido

Para o recheio

200 g de queijo ricotta

1 iogurte natural magro

2 Ovos

50 g de açúcar

50 g de farinha maisena

1 colher (chá) de raspa de limão

Para a cobertura

300 g de mirtilos

100 g de açúcar

1 limão

Instruções de preparação:

1. Para a cobertura: deite metade dos mirtilos para um tacho, junte o açúcar e o sumo do limão e leve ao lume a ferver durante 10 minutos. Retire e passe por um coador de rede fina. Pise bem com a ajuda de uma colher para retirar a maior quantidade de polpa possível, reserve e deixe arrefecer.

2. A massa: deite a farinha em cima da mesa, junte o fermento e o açúcar e misture. Abra depois uma cavidade, junte as claras e o creme vegetal e misture até ficar uma massa homogénea.

3. Aqueça o forno a 180 graus. Estenda a massa com o rolo em cima da mesa polvilhada com farinha, forre uma forma de tarte e pique a massa com um garfo.

4. O recheio: Numa tigela misture o queijo ricotta com o iogurte, os ovos, o açúcar, a maisena e a raspa de limão e misture muito bem.

5. Deite dentro da tarte e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e deixe arrefecer. Adicione os restantes mirtilos e a compota que preparou e misture delicadamente. Espalhe em cima da tarte e sirva.

Conselho da nutricionista - Os mirtilos possuem altas concentrações de antocianina, um pigmento que faz parte do grupo dos flavonoides e responsável pela sua cor púrpura. Tem efeitos ao nível da visão, protegendo contra o envelhecimento, reduzindo a visão cansada e, entre outros melhorando a visão nocturna.

Dica do chefe - A cobertura deve ficar tipo compota. Com as sobras da massa molde um rolinho entrelaçado e coloque em volta da forma.

 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário