domingo, 21 de julho de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Pepinos recheados com queijo creme e salmão fumado

Ingredientes (Para 8 Unidades:)

4 pepinos pequenos

200 g de salmão fumado

250 g de queijo creme

6 colheres (sopa) de maionese

Sumo de 1 lima

Aneto q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje e lave os pepinos, retire-lhes as extremidades, descasque-os parcialmente e corte-os ao meio. Com um descaroçador de maçã, retire-lhes o interior e polvilhe-os com um pouco de sal fino e pimenta.

2. Reserve uma fatia de salmão e corte as restantes em pedaços. Coloque o queijo creme para uma picadora, junte os pedaços de salmão, a maionese e um pouco de aneto picado, tempere com um pouco de pimenta e o sumo de lima e ligue até ficar uma mistura homogénea.

3. Disponha a mistura anterior num saco pasteleiro com boquilha frisada e deite no interior dos pepinos. Corte a fatia de salmão que reservou em tiras, enrole-as, coloque-as por cima e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Gaspacho Alentejano

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

3 tomates

1 cebola

1 pepino

1/2 pimento

2 dl de sumo de tomate

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

Folhas de manjericão frescas q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave a cebola e o pepino e corte-os em pedacinhos. Lave o tomate e corte-o também em pedaços. Deite depois para uma tigela larga e tempere com sal e pimenta.

2. Junte o sumo de tomate, o azeite e o vinagre e envolva delicadamente. Leve ao frio tapado com película aderente durante 2 horas. Depois retire e sirva fresca e decorada a gosto, por exemplo com folhas de manjericão.

 

************

 

Argolas de lula com chouriço

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

800 g de argolas de lula

1/2 chouriço

500 g de batata para fritar

100 g de cebola

200 g de polpa de tomate

200 ml de natas

60 g de  manteiga

Vinho branco q.b.

Sal e piripiri q.b

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Aloure a cebola, descascada e picada, e o chouriço, sem pele e cortado em pedacinhos, num tacho com a manteiga.

2. Junte as argolas de lula, tempere com sal e piripíri, adicione um pouco de vinho branco e deixe apurar por cerca de 5 a 10 minutos. Junte a polpa de tomate e as natas e deixe ferver. No final, retifique os temperos.

3. Frite as batatas, previamente descascadas e cortadas em rodelas muito finas, numa frigideira com óleo quente e abundante, até ficarem douradinhas. Retire, escorra sobre papel absorvente e sirva como acompanhamento das lulas com chouriço.

 

************

 

Almôndegas à javanesa

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

500 g de carne de vaca picada

500 g de batatas

1 Pimento Vermelho

1 cebola

2 dentes de alho

1 ovo

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa)de molho de soja

1/2 limão

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Para o arroz:

300 g de arroz

80 g de  manteiga

600 ml de água

Açafrão em pó q.b.

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque as batatas, corte-as em pedaços, coza-os em água com sal, depois escorra-os e reduza-os a puré. Coloque a carne picada numa tigela e adicione o puré de batata.

2. Junte a cebola e os alhos, finamente picados, o ovo, o molho de soja, o sumo do limão, noz-moscada, sal e pimenta a gosto. Envolva tudo muito bem.

3. Retire pequenas porções da mistura anterior, molde-as em pequenas bolas e aloure-as numa frigideira com o azeite.

4. Antes de as virar ao contrário, junte o pimento, limpo e cortado em cubos, e deixe cozinhar uniformemente. Entretanto, prepare o arroz: leve ao lume outro tacho com a manteiga e açafrão a gosto. Acrescente o arroz, tempere com sal e envolva. Adicione a água quente e deixe cozer, em lume brando. Sirva com as almôndegas e os pimentos.

 

************

 

Bolo pudim esponja com gelatina

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

PARA O BOLO

100 g de farinha

100 g de açúcar

3 Ovos

Raspa de 1 limão pequeno

Margarina para untar

Óleo para untar

Papel vegetal

PARA O CREME

1 saqueta de gelatina de maçã ou tutti-frutti (de cor verde)

1 lata de leite condensado

2 iogurtes naturais ou com aroma a gosto

2 dl de natas

8 folhas de gelatina

Instruções de preparação:

1. Unte uma forma com margarina, forre com papel vegetal e unte novamente com margarina. Ligue o forno a 180 graus.

2. Faça o bolo: numa tigela, bata os ovos, adicionando o açúcar aos poucos, até ficar uma mistura bastante fofa e esbranquiçada. Junte a raspa de limão, bata mais um pouco, adicione depois a farinha peneirada e envolva suavemente. Verta para a forma e leve ao forno durante 25 minutos ou até que fique cozido. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Depois corte o bolo de modo a obter duas rodelas e reserve-as.

3. O creme: ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Numa tigela, junte os iogurtes com o leite condensado e mexa bem. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver e junte à tigela com a mistura do iogurte, mexendo sempre. Adicione depois o chantilly e envolva suavemente.

4. Disponha uma rodela de bolo dentro de uma forma de fundo amovível e unte as laterais com óleo. Verta um pouco de preparado anterior de modo a ficar coberto, disponha a outra rodela de bolo por cima, cubra com o restante creme, alise e leve ao frio até solidificar. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, deixe arrefecer, verta cuidadosamente por cima e leve novamente ao frio até solidificar. Depois sirva decorado a gosto.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário