sábado, 20 de julho de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do dia

Croquetes de borrego e parmesão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

200 g de carne de borrego picada

400 g de batatas descascadas

1 cebola

1 dente de alho

50 g de queijo parmesão em pó

4 colheres (sopa) de azeite

1 raminho de hortelã

Noz-moscada em pó q.b.

Cravinho em pó q.b.

Sal e pimenta q.b.

Ovo batido para passar

Pão ralado para passar

Farinha para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Corte as batatas em pedaços e coza-os em água temperada com sal. Descasque e pique a cebola e o alho, deite o alho numa frigideira, junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar durante 3 minutos. Adicione depois a cebola e deixe refogar mais 5 minutos.

2. Junte então a carne de borrego picada, tempere com sal, pimenta, uma pitada de noz-moscada e de cravinho, aumente o lume e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos ou até ganhar cor. Retire do lume, escorra e reserve o molho que se formou na frigideira, junte a hortelã picada finamente à carne e misture.

3. Escorra as batatas cozidas, passe-as pelo passevite, adicione o queijo parmesão e mexa bem. Junte depois a mistura da carne, mexa, adicione um pouco do molho que reservou e misture muito bem. Molde depois croquetes, passe-os por farinha, por ovo batido e por pão ralado e leve-os a fritar em óleo até ficarem douradinhos. Retire-os, deixe-os escorrer sobre uma folha de papel vegetal e sirva-os decorados a gosto.

 

************

 

Sopa de abóbora com linguiça frita

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

350 g de abóbora

1/2 linguiça

2 cenouras

1 batata

1 courgette grande

1 cebola

2 colheres (sopa) de azeite

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e corte em pedaços as cenouras, a batata, a cebola e a abóbora. Lave a courgette, rale a parte verde e reserve. Corte o restante em pedaços e acrescente aos legumes anteriores.

2. Retire a pele da linguiça, corte-a em rodelas, coloque num tacho, leve ao lume e deixe fritar na sua própria gordura. Retire para um prato e coloque dentro do tacho todos os legumes. Cubra com água, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar bem.

3. No final, triture tudo e adicione a courgette ralada. Mantenha ao lume por mais 5 minutos e retire. Retifique os temperos, regue com o azeite e sirva com as rodelas de linguiça.

 

************

 

Ambotic de cação

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 kg de cação em posta

1 cebola

3 dentes de alho

200 ml de água

5 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de vinagre

2 colheres (sopa) de polpa de tomate

1 colher (sobremesa)de coentros em grão

1 colher (café) de açafrão

1/2 colher (café) de pimenta preta em grão

10 g de gengibre

2 cardamomos

1 malagueta

Sal q.b.

Para o arroz:

200 g de arroz

20 g de  manteiga

2 dentes de alho

500 ml de água

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Tempere o peixe com sal e reserve. Aloure a cebola e os alhos, descascados e picados, num tacho com o azeite, em lume brando, depois acrescente a polpa de tomate e a água e mexa.

2. Junte os cardamomos, o gengibre, o açafrão, a pimenta e os coentros, tudo previamente esmagado, assim como a malagueta picada. Quando estiver a ferver, junte o peixe e deixe cozer durante cerca de 15 minutos. No final, adicione o vinagre e deixe ferver por mais 2 minutos.

3. Prepare o arroz: leve ao lume outro tacho com a manteiga e os alhos esmagados e deixe alourar. Acrescente o arroz, refogue muito bem e depois adicione a água, previamente aquecida. Tempere com sal, tape e deixe ferver durante 5 minutos. Mexa e cozinhe por mais 5 minutos, em lume brando. De seguida, mexa novamente e deixe cozinhar outros 5 minutos. Desligue o lume e deixe repousar tapado durante 10 minutos. Sirva como acompanhamento do ambotic de cação.

 

************

 

Rissóis de pato

Ingredientes (Para 24 Unidades:)

Para a massa:

350 g de farinha

80 g de  manteiga

3 Ovos

500 ml de água

Pão ralado q.b.

Sal q.b.

Farinha para polvilhar

Óleo para fritar

Para o recheio:

400 g de pato desfiado

1 cebola

2 dentes de alho

50 g de farinha

400 ml de  leite

2 colheres (sopa) de  manteiga

Noz-moscada q.b.

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Prepare o recheio: refogue a cebola e os alhos picados num tacho com a manteiga e depois junte a farinha, mexendo sempre. Regue com o leite, misture, tempere com noz-moscada, salsa picada, sal e pimenta e deixe engrossar. Retire do lume, adicione o pato e envolva.

2. Prepare a massa: leve ao lume um tacho com a água, a manteiga e uma pitada de sal. Quando estiver a ferver, junte a farinha, em chuva e mexendo sempre, depois retire do lume e deixe arrefecer.

3. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha, disponha pequenas porções do recheio numa das extremidades e dobre com a parte da massa sem recheio. Corte em formato de meia-lua e feche bem. Repita até terminar a massa.

4. Passe os rissóis pelos ovos batidos e por pão ralado. Frite-os em óleo quente e abundante, de ambos os lados, depois retire-os e deixe-os escorrer sobre papel absorvente. Sirva com uma salada verde.

 

************

 

Delícia de mascarpone e frutos silvestres

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

400 g de sobras de bolo de chocolate

Para a mousse:

250 g de queijo mascarpone

50 g de açúcar

2 Ovos

4 folhas de gelatina

1 colher (sopa) de açúcar em pó

2 colheres (sopa) de água

Para o molho de frutos:

250 g de frutos silvestres

30 g de açúcar

4 folhas de gelatina

1 dl de água

Sumo de 1/2 limão

Para a calda:

0,5 dl de whisky

1 colher (sopa) de açúcar

2 dl de água

1 pau de canela

Instruções de preparação:

1. Comece pelo molho: leve ao lume um tacho com os frutos silvestres, o açúcar, a água e o sumo de limão, deixe ferver até os frutos ficarem macios e retire. Entretanto, demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as e adicione-as ao tacho, mexendo sempre até dissolverem. Deixe arrefecer.

2. Faça a calda: ferva a água com o açúcar e o pau de canela, depois retire do lume, adicione o whisky e mexa. Corte o bolo em pedaços médios e disponha-os no fundo de uma taça ou tabuleiro. Verta por cima a calda de modo a que todo o bolo fique molhado.

3. Prepare a mousse: demolhe as folhas de gelatina na água fria. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, adicione o queijo mascarpone e bata 2 a 3 minutos. Derreta as folhas de gelatina com a água, sem deixar ferver, junte ao preparado e bata. Bata as claras em castelo com o açúcar em pó e envolva-as na mistura.

4. Disponha a mousse por cima do bolo e regue com o molho de frutos silvestres. Misture ligeiramente os dois e leve ao frio durante 1 hora. Depois sirva decorado a gosto.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário