segunda-feira, 17 de junho de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Fritinhos de berbigão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

250 g de miolo de berbigão

200 g de farinha

2 Ovos

100 ml de caldo de marisco

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 colher (sopa) de fermento em pó

Sal e pimenta q.b.

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Coloque a farinha numa tigela, adicione as gemas, sal e pimenta e amasse. Acrescente o fermento e o caldo de marisco, envolva até que tudo fique bem ligado, depois junte o berbigão e a salsa picada, misture e deixe repousar algum tempo.

2. Bata as claras em castelo e envolva-as cuidadosamente no preparado anterior.

3. Leve ao lume uma frigideira alta ou tacho com óleo abundante e deixe aquecer. Junte colheradas da massa anterior e frite-as até ficarem bem douradas. Retire-as, escorra-as sobre papel absorvente e sirva.

sugere quem sabe: Pode servir estes fritinhos como refeição, acompanhando-os com arroz ou salada.

 

************

 

Creme de pimentos com queijo gorgonzola

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

250 g de pimentos vermelhos

200 g de tomates

100 g de batatas

100 g de alho-francês

100 g de queijo gorgonzola

50 g de pinhões torrados

1 cebola média

3 dentes de alho

2 dl de azeite

2 l de água

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e lamine os alhos. Leve uma panela ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o alho e a cebola e deixe refogar até ficar macio.

2. Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Arranje e lave os tomates e o alho francês e corte-os também em pedaços. Lave os pimentos, corte-os ao meio, rejeite-lhes as sementes e peles brancas e corte-os igualmente em pedaços. Adicione estes legumes à panela, junte a água e deixe cozinhar até que fiquem macios.

3. Retire do lume, passe com a varinha, tempere com sal, deite em tigelas e sirva polvilhado com os pinhões torrados e com o queijo gorgonzola cortado em pedacinhos. Decore a gosto e, se gostar, regue com um fio de azeite.

Nota do Chefe: Torre rapidamente os pinhões numa frigideira antiaderente ao lume. Mexa com uma colher ou agite a frigideira.

 

************

 

Pescada espiritual

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

800 g de pescada

800 g de pão

3 cenouras

1 cebola grande

3 dentes de alho

700 g de  leite

100 g de queijo ralado

40 g de azeite

60 g de farinha

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje a pescada, coloque-a no recipiente para cozinhar a vapor, tempere com uma pitada de sal, encaixe no copo com 500 g de água e programe na temperatura vapor, durante 25 minutos, na velocidade retire a pescada, deixe-a amornar e lasque-a rejeitando pele e espinhas. Corte o pão em pedaços, deite numa tigela, regue com o caldo do copo e deixe ensopar bem.

2. Descasque a cebola, os alhos e as cenouras, corte a cebola em mais luas finas e rale as cenouras. Deite os alhos no copo e ligue 5 segundos na velocidade junte a cebola, a cenoura e o azeite e programe a 100ºc, durante 5 minutos, na velocidade mínima. Deite numa tigela.

3. Deite o leite e a farinha no copo, tempere com noz-moscada, sal e pimenta, programe a 100 graus, durante 9 minutos, na velocidade 4 e adicione à tigela. Junte também o peixe e o pão bem escorrido, misture muito bem e deite num tabuleiro. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até que fique douradinho.

 

************

 

Pizza de omelete

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

6 Ovos

70 g de bacon fatiado

50 g de queijo mozarela ralado

1/2 cebola em meias-luas

3 colheres (sopa) de molho de tomate para pizza

2 colheres (sopa) de natas

2 colheres (sopa) de farinha maisena

1 colher (sopa) de milho escorrido

1 colher (chá) de orégãos

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Numa tigela, misture os ovos com a farinha e as natas. Tempere com sal e pimenta, junte o queijo e bata um pouco.

2. Deite o preparado anterior numa forma redonda, previamente forrada com papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 10 minutos.

3. Retire do forno e cubra com o molho de tomate, as fatias de bacon, as meias-luas de cebola e o milho. Polvilhe com os orégãos e leve novamente ao forno até gratinar.

 

************

 

Semifrio de café

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

200 g de queijo creme

100 g de açúcar

400 ml de natas

50 ml de café forte

6 folhas de gelatina incolor

Café em pó para polvilhar

Grãos de café para decorar

Para a base:

100 g de sobras de bolo de chocolate (ou bolachas de chocolate)

80 g de  manteiga

Instruções de preparação:

1. Forre o fundo amovível de uma forma redonda 19 cm de diâmetro com papel vegetal.

2. Prepare a base: numa tigela, misture a manteiga derretida com o bolo, previamente desfeito, até obter uma pasta homogénea. Com a ajuda de uma espátula, espalhe-a, uniformemente, no fundo da forma e leve ao congelador.

3. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as e dissolva-as no café quente. Bata as natas com o açúcar, até ficarem firmes. Acrescente o queijo creme, aos poucos, sem parar de bater. Adicione, cuidadosamente, o café morno, até o creme ficar homogéneo.

4. Deite o preparado na forma, sobre a base, e alise. Polvilhe com café em pó e decore com grãos. Leve ao frigorífico, durante, pelo menos, 4 horas. No momento de servir, retire o aro do semifrio e, com a ajuda de uma faca grande, elimine o fundo e o papel. Sirva bem frio.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário