domingo, 16 de junho de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Mini quiches de polenta com carbonara

Ingredientes (Para 8 Unidades:)

150 g de farinha de milho para polenta

1 l de  leite

3 dl de natas mais 3 colheres (sopa) de natas

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) bem cheia de manteiga

Sal e pimenta q.b.

150 g de bacon

150gde fiambre

2 colheres (sopa) de polpa de tomate

Salsa q.b.

150 g de queijo ralado

Manteiga para untar

Instruções de preparação:

1. Demolhe a farinha em água até cobrir durante cerca de 2 horas ou até ficar tipo uma papa. Depois deite para um tacho, junte o leite, os 3 dl de natas, o azeite e a manteiga e tempere com sal e pimenta. Leve ao lume, mexendo, até engrossar, depois distribua por forminhas de tartelete untadas com manteiga e deixe arrefecer.

2. Entretanto, prepare o recheio: corte o bacon em cubinhos e salteie-os numa frigideira sem adicionar gordura. Junte o fiambre também em cubinhos e a polpa de tomate, deixe cozinhar 3 minutos, retire do lume, junte as 3 colheres (sopa) de natas e salsa picada a gosto e envolva.

3. Deite o recheio por cima das polentas, polvilhe com o queijo ralado e leve a gratinar no forno pré-aquecido a 170 graus durante 5 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva. Pode adicionar mais polpa de tomate à volta para decorar, como vê na foto.

 

************

 

Sopa de beterraba, canela e abóbora

Ingredientes (Para 2 Pessoas:)

1 beterraba cozida de compra

1/2alho-francês

150 g de abóbora descascada

1 colher (sopa) de Manteiga

1 pau de canela

Águaq.b.

Sal e pimentaq.b.

Instruções de preparação:

1. Corte a beterraba e a abóbora em pedaços. Arranje o alho-francês, lave-o e corte-o em rodelas. Deite todos estes legumes numa panela, adicione a manteiga, leve ao lume e deixe refogar durante 10 minutos, mexendo regularmente. Cubra com água e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo, até tudo ficar macio.

2. Tempere com sal e pimenta, junte o pau de canela e deixe cozinhar mais um pouco em lume brando.

3. Retire do lume, rejeite o pau de canela e reduza a puré com varinha. Retifique os temperos e sirva.

Sugere quem sabe: Regue com um pouco de natas ao servir.

 

************

 

Pescada à Luca

Ingredientes ?Para 6 Pessoas:»

500 g de pescada congelada para cozer

2 cenouras

2 cebolas

2 dentes de alho

1 dl de azeite

1 lata pequena de tomate pelado

Sal e pimenta q.b.

500 g de massa fusilli ou outra a gosto

1 raminho de salsa picada

100 g de margarina

60 g de farinha

Queijo ralado ou pão ralado

Instruções de preparação:

1. Deixe descongelar o peixe, limpe-o, coloque-o num tacho, junte água, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Desligue o lume, deixe a pescada arrefecer dentro da água, depois escorra-a (reserva a água), limpe-a de peles e espinhas e lasque-a.

2. Descasque as cenouras, as cebolas e os alhos, corte as cenouras em cubos pequenos e pique as cebolas e os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicione o tomate pelado picado com o molho, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos. Junte então o peixe, tempere com sal e pimenta e misture.

3. Leve ao lume outro tacho com água temperada com sal, deixe ferver, junte a cenoura, deixe cozer 10 minutos, adicione a massa, mexa e deixe cozer mais 10 minutos. Escorra, junte ao peixe, junte também a salsa picada, misture e deite para um tabuleiro.

4. Deite a margarina para um tacho, deixe derreter, adicione a farinha, mexa bem e acrescente 5 dl da água quente de cozer a pescada, aos poucos e mexendo sempre até ficar um molho cremoso. Tempere com sal e pimenta, deite sobre a mistura do peixe, polvilhe com queijo ou pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 20 minutos. Sirva decorado a gosto, por exemplo com ovo cozido picado.

 

************

 

Pataniscas de frango com cerveja

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

200 g de frango cozido ou assado

3 Ovos

80 g de farinha maisena

1 colher (chá) de fermento em pó

3 colheres (sopa) de cerveja

Sumo de ½ limão

1 raminho de salsa

Noz-moscadaq.b.

Sal e pimentaq.b.

Chicóriaq.b.

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Numa tigela, coloque a farinha maisena, o fermento, os ovos, o sumo de limão, a cerveja e a salsa picada e misture bem com uma vara de arames.

2. Desfie o frango, eliminando pele e ossos, e acrescente ao preparado anterior. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e envolva tudo.

3. Tenda pequenas porções de massa, com a ajuda de duas colheres de sopa, coloque dentro de uma frigideira ao lume com óleo quente e deixe fritar de ambos os lados. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Sirva as pataniscas com chicória temperada a gosto.

 

************

 

Tarte de bolacha e claras

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

Para a base:

200 g de bolacha maria triturada

100 g de manteiga derretida

1 ovo

Para o recheio:

175 g de leite condensado

175 g de água

6 bolachas Maria

4 Ovos

6 colheres (sopa)de açúcar

Sumo e raspa de 1 limão

Instruções de preparação:

1. Comece por fazer a base: envolva muito bem a bolacha triturada com a manteiga derretida e o ovo. Coloque numa tarteira, espalhe uniformemente e leve ao frio durante 20 minutos.

2. Prepare o recheio: separe as gemas das claras e reserve estas últimas. Coloque o leite condensado e a água numa tigela. Adicione as gemas, uma a uma, e mexa bem.

3. Acrescente depois o sumo e a raspa de limão, bem como as bolachas partidas à mão e metade do açúcar, e envolva muito bem. Deite na tarteira e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus , durante 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

4. Bata em castelo as claras reservadas, juntamente com o restante açúcar, até obter um merengue firme. Espalhe sobre a tarte e leve novamente ao forno, a 100ºc, durante cerca de 20 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário