sábado, 20 de abril de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Bolinhos de abóbora e bacalhau

Ingredientes (Para 20 Unidades:)

400 g de bacalhau cozido e limpo de pele e espinhas

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de azeite

300 g de abóbora cozida e muito bem escorrida

1 raminho de salsa picada

1 ovo

3 colheres (sopa) bem cheias de farinha de milho

1 colher (sopa) de sal

Pimenta q.b.

Azeite para untar

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 200 graus e tempere o tabuleiro do forno com azeite. Desfaça muito bem o bacalhau como se fosse para pastéis de bacalhau.

2. Descasque a cebola e os alhos e pique-os finamente. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer e junte a cebola. Deixe cozinhar até começar a ficar macia.

3. Coloque o bacalhau numa tigela, junte a abóbora, a cebola e a salsa e misture. Adicione o ovo e a farinha, misture bem, tempere com sal e uma pitada de pimenta acabada de moer e misture bem.

4. Molde pequenas bolinhas, coloque-as no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos, depois retire e sirva quentes ou frias.

Conselho da nutricionista - Acompanhe estes bolinhos com uma salada de folhas verdes e terá uma refeição mais completa.

Dica do chefe - Deve cozer a abóbora no dia anterior e deixá-la a escorrer. No dia deite-a em cima de um pano, feche-o, e esprema muito bem até ficar em fios. Se a abóbora não ficar bem escorrida, junte mais farinha até conseguir uma massa moldável, fazendo com que os pastéis depois de cozidos fiquem menos fofos. O bacalhau deve ficar bem desfeito, tipo algodão.

 

************

 

Sopa rica da Primavera

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

100 g de feijão manteiga de lata

1/4 de couve lombarda

1 courgette pequena

1 cenoura

1 tomate maduro

1 cebola pequena

1 haste pequena de aipo

40 g de massinha de argolas

1 colher (sopa) de polpa de tomate

2 colheres (sopa) de azeite

2 L de caldo de galinha

1 ramo de manjericão

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque a cebola e a cenoura, pique a cebola muito finamente e corte a cenoura em meias luas. Lave a courgette e o tomate, retire as extremidades à courgette e corte estes legumes em cubinhos. Arranje a couve lombarda e corte-a em tiras finas. Lave e pique o aipo finamente.

2. Leve uma panela ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, a cenoura, a courgette, o tomate e o aipo e deixe refogar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte depois a couve, o caldo de galinha, a polpa de tomate e a massinha, tape e deixe começar a ferver. Destape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos ou até a massa ficar cozida.

3. Adicione finalmente o feijão escorrido e o manjericão picado, rectifique os temperos, deixe ferver, retire do lume e sirva.

 

************

 

Bacalhau confitado com puré de grão

Ingredientes (Para 2 Pessoas:)

2 lombos de bacalhau, demolhados

1 lata grande de grão-de-bico

1 cebola roxa

1 dente de alho

Azeite q.b.

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Escorra o grão, reservando um pouco do caldo, coloque-o num processador ou robot de cozinha e triture-o. Adicione o caldo que reservou, um fio de azeite, sal e pimenta e volte a triturar, até obter um puré suave. Transfira para um tacho, leve a lume muito brando e mantenha quente.

2. Refogue o alho picado, em lume muito brando, numa frigideira com uma boa quantidade de azeite, depois acrescente os lombos de bacalhau e deixe cozinhar.

3. Retire o bacalhau para um prato e mantenha-o quente. À frigideira, adicione a cebola, descascada e cortada em fatias, e refogue-a até ficar bem macia.

4. Coloque o puré de grão no fundo de um prato de servir e disponha a cebola e os lombos de bacalhau por cima. Salpique com salsa picada e regue com o azeite quente. Sirva de seguida.

 

************

 

Plumas de porco preto com salada de batata

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

750 g de plumas de porco preto

400 g de batatas cozidas

80 g de miolo de amêndoa partido

3 colheres (sopa) de maionese

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de salsa picada

3 cabeças de cravinho

1 talo de aipo

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Corte as batatas em cubos, coloque-os numa tigela, junte o aipo, cortado em pedaços, as amêndoas e a salsa picada e misture. Junte a maionese e a mostarda, tempere com sal e pimenta e envolva bem.

2. Leve ao lume uma frigideira com o azeite e os cravinhos, junte as plumas e frite-as, de ambos os lados. Tempere-as com sal e pimenta, retire-as da frigideira e sirva-as com a salada de batata.

 

************

 

Pirâmide de profiteroles

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

5 dl de água

350 g de farinha

80 g de margarina

8 ovos grandes

200 g de açúcar

8 dl de natas frescas

1 lata de leite condensado

4 folhas de gelatina

1 círculo pequeno de massa folhada

1 pitada de sal

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

Açúcar em pó para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume um tacho com a água, a margarina e uma pitada de sal e deixe ferver. Junte a farinha ''em chuva'', mexendo sempre até engrossar, retire do lume e amasse muito bem até ficar homogénea e fria. Coloque a massa numa tigela e junte os ovos, um a um e amassando bem entre cada adição.

2. Disponha a massa num saco de pasteleiro com boquilha lisa e disponha montinhos sobre tabuleiros untados com margarina. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 minutos. Retire, deixe arrefecer e faça um buraquinho em cada um com a ponta de uma faca.

3. Coloque a massa folhada num tabuleiro polvilhado com farinha e açúcar em pó e leve ao forno até ficar cozida. Retire para um prato de servir.

4. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Bata as natas em chantilly bem firme. Bata o leite condensado à parte. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as e junte-as ao leite condensado, em fio e mexendo sempre. Envolva depois o chantilly, disponha num saco de pasteleiro com boquilha fina e recheie os profiteroles.

5. Leve ao lume o açúcar até um caramelo, retire do lume, adicione 0,5 dl de água e mexa bem. Passe os profiteroles pelo caramelo e sobreponha-os em cima da massa folhada, formando uma pirâmide.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário