sábado, 13 de abril de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa de Páscoa

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1/2 galinha com ovos

150 g de aletria

1 cenoura

1 cebola

1 cubo de caldo de galinha

1 ramo de hortelã

Sal q.b.

Instruções de preparação

1. Lave a galinha, deite-a para uma panela, junte bastante água, tempere com um pouco de sal, leve ao lume e deixe cozinhar até a galinha ficar macia, acrescentando mais água sempre que necessário. Depois retire a galinha.

2. Passe o caldo da cozedura pelo coador de rede fina, deite novamente 2 L para a panela, leve ao lume, adicione o caldo e a cebola descascada e picada muito finamente e deixe ferver.

3. Junte depois a cenoura descascada e ralada, deixe ferver, junte de seguida a aletria partida e deixe cozer durante 8 minutos. Rectifique o sal, retire do lume e sirva a sopa quente com os ovos da galinha e a hortelã.

Nota do Chefe - Esta sopa não leva a galinha, mas se preferir pode desfiá-la e juntá-la à panela. Se a galinha não tiver ovos, coza ovos à parte a adicione as gemas à sopa.

 

************

Enrolado de peixe com molho de laranja

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 filetes de peixe

150 g de miolo de camarão

2 laranjas

1 cebola

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de aneto

• Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Corte o miolo de camarão em pedacinhos.

2. Estenda os filetes sobre a bancada e tempere-os com sal e pimenta. Disponha o camarão sobre os filetes, enrole-os e prenda-os com palitos.

3. Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e o alho, previamente picados. Deixe alourar um pouco e depois adicione o sumo e a raspa das laranjas.

4. Junte os rolinhos de peixe, tape e deixe cozinhar, em lume brando. No final, acrescente o aneto e envolva. Sirva quente, com acompanhamento a gosto.

 

************

 

Lombinho de porco enrolado com bacon e batata-doce

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 lombinho de porco (cerca de 800 g)

1 kg de batata-doce

200 g de bacon fatiado

3 dentes de alho

200 ml de vinho branco

50 ml de azeite

1 colher (sobremesa) de pimentão-doce

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Tempere o lombinho com os dentes de alho picados, o pimentão-doce, a folha de louro, sal, pimenta e o vinho branco. Envolva tudo muito bem e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Após o tempo indicado, escorra a carne, cubra-a com as fatias de bacon, disponha-a no tabuleiro, regue-a com o azeite e leve-a ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 40 minutos.

3. Descasque as batatas-doces, corte-as em cubos, tempere-as com azeite, sal e pimenta e leve-as também ao forno, durante 30 minutos.

4. Quando as batatas estiverem douradinhas e a carne bem assada, retire tudo do forno e sirva, fatiando o lombo.

 

************

 

Bolo de limão com maçã caramelizada

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

1 kg de maçãs

1 limão

120 g de açúcar

1 dl de água

Para a massa

6 Ovos

160 g de açúcar

150 g de farinha

1 colher (chá) de fermento em pó

Creme vegetal para untar

Instruções de preparação

1. Ligue o forno a 180 graus. Barre as laterais de uma forma e reserve.

2. Descasque e descaroce as maçãs e corte-as em pedaços. Retire a raspa e o sumo ao limão e junte-os aos pedaços de maçã.

3. Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água, deixe cozinhar até obter um caramelo claro e deite dentro da forma. Junte a maçã e reserve.

4. Prepare a massa: bata os ovos com o açúcar até triplicarem de volume. Junte a farinha e o fermento e bata bem. Deite a massa sobre a maçã e leve ao forno durante 45 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e depois desenforme. Sirva frio.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário