domingo, 27 de janeiro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Pataniscas de feijão-verde

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

500 g de feijão verde

200 g de farinha

2 Ovos

2 dl de água com gás

Sal q.b.

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Arranje e lave o feijão-verde, retirando-lhes as extremidades e coza-o em água deixando-o ''al dente''. Depois escorra-o.

2. Coloque a farinha numa tigela, tempere-a com uma pitada de sal, abra uma cavidade no meio, adicione as gemas e a água com gás e mexa bem com umas varas de arames até ficar sem grumos. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as suavemente na mistura.

3. Passe o feijão-verde pela mistura anterior e leve-o a fritar em óleo até ficar douradinho. Deixe escorrer sobre uma folha de papel de cozinha e sirva.

 

************

 

Bacalhau à Brás com natas

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de  bacalhau desfiado

400 g de batata palha

100 g de azeitonas pretas descaroçadas

5 Ovos

3 cebolas

1 dente de alho

0,5 dl de natas

1 raminho de salsa picada

1 folha de louro

0,5 dl de azeite

Sal fino e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque, lave e lamine as cebolas e o dente de alho. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola, o dente de alho e o louro e deixe alourar.

2. Junte o bacalhau e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até o bacalhau estar quase cozinhado. Adicione 1/3 da batata-palha e envolva até ficar uma mistura consistente.

3. Numa tigela à parte bata os ovos com as natas, tempere com sal, pimenta e verta, em fio, sobre o preparado do bacalhau, mexendo muito bem, junte a restante batata envolva e sirva o bacalhau à brás decorado com azeitonas e a salsa picada.

 

************

 

Favas cozidas com entrecosto

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 kg de entrecosto

3 dentes de alho

1,5 dl de vinho branco

1 colher (sobremesa) de pimentão-doce

Sal e pimenta q.b.

800 g de favas

4 colheres (sopa) de azeite

1 cubo de caldo de carne

Coentros q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o entrecosto e corte-o. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os grosseiramente.

2. Numa tigela, misture o vinho branco, os alhos e o pimentão-doce, tempere com sal e pimenta, junte a carne, envolva bem e deixe marinar durante 20 minutos.

3. Deite as favas numa panela, junte o caldo de carne e um molhinho de coentros, coloque água até cobrir, tempere de sal, leve ao lume e deixe cozer durante 20 minutos.

4. Numa frigideira, aqueça o azeite, junte o entrecosto escorrido e deixe fritar de ambos os lados a gosto. Junte depois um pouco do molho da marinada e deixe cozinhar mais um pouco.

5. Escorra as favas e coloque-as numa travessa. Disponha o entrecosto por cima, regue as favas com um pouco do molho e sirva polvilhado com coentros picados e decorado a gosto.

 

************

 

Pudim de morangos

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

250 g de morangos

100 g de açúcar

6 dl de natas

6 folhas de gelatina

3 colheres (sopa) de água

Instruções de preparação:

1. Lave e seque os morangos. Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água e deixe ferver durante 5 minutos. Junte os morangos cortado ao meio e deixe ferver mais 5 minutos.

2. Retire do lume, junte a gelatina previamente demolhada em água fria, mexa bem até a gelatina ficar bem dissolvida, depois reduza tudo a puré e deixe arrefecer.

3. Bata as natas em chantilly sem açúcar, junte à mistura dos morangos, misture delicadamente, deite para uma forma previamente passada por água fria e leve ao frio até ficar bem solidificado.

4. Antes de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme e sirva assim ou decore com morangos cortados ao meio e framboesas, como vê na foto.

Nota do Chefe - pode utilizar apenas metade dos morangos na calda. Corte os restantes em rodelas, junte-as ao preparado depois de adicionar o chantilly e misture.

 

 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário