sábado, 26 de janeiro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa de brócolos

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

400 g de sobras de brócolos cozidos

1 batata média

1/2 alho-francês

1 cebola média

2 dentes de alho

1 dl de azeite

1 ramo de coentros

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave o alho-francês e corte-o em pedaços. Descasque a batata, a cebola e os dentes de alho, corte a batata em cubos e a cebola em pedaços grosseiros.

2. Leve uma panela ao lume com o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione o alho francês e os cubos de batata e mexa. Reserve alguns brócolos cozidos, junte os restantes à panela, acrescente 1,5 L de água e deixe cozer até os legumes ficarem macios.

3. Retire do lume adicione os coentros e reduza a puré. Tempere com sal e pimenta e sirva com os brócolos cozidos que reservou por cima. Pode regar com um fio de azeite e acompanhar com cubos de pão torrados.

 

************

 

Filetes de pescada com cogumelos

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

800 g de filetes de pescada

200 g de cogumelos

3 dentes de alho

30 g de margarina

2 colheres (sopa) de azeite

Sumo de limão q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descongele os filetes e tempere-os com os dentes de alho picados, sumo de limão, sal e pimenta. Deixe marinar durante 20 minutos.

2. Arranje e lave os cogumelos e lamine-os. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a margarina, deixe derreter, adicione depois os filetes de peixe e deixe-os cozinhar até ficarem douradinhos de ambos os lados. Retire e reserve o peixe.

3. Adicione os cogumelos à mesma frigideira e deixe saltear até ficarem douradinhos. Tempere com sal e pimenta, retire do lume, deite sobre os filetes e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com salsa picada e acompanhar com puré de batata.

 

************

 

Lombo de porco recheado com alheira

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 lombo de porco com aproximadamente 1 kg

2 alheiras

3 dentes de alho

3 dl de vinho branco

0,5 dl de azeite

1 colher (chá) de paprica

1 cubo de caldo de carne

1 folha louro

1 raminho de salsa

Sal e pimenta q.b.

Fio de cozinha

Instruções de preparação:

1. Arranje o lombo de porco e faça-lhe uma cavidade no centro utilizando uma faca comprida. Retire a pele às alheiras, deite numa tigela e desfaça com um garfo até obter uma pasta. Recheie o lombo e prenda com fio de cozinha se necessário, para que não saia nas extremidades. Coloque num tabuleiro.

2. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Tempere o lombo com os alhos, sal, pimenta, a paprica, o vinho branco, o caldo de carne desfeito, a folha de louro e um ramo de salsa. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

3. Depois regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 50 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho. Sirva fatiado e acompanhe com arroz de sultanas ou outra guarnição.

 

************

 

Pudim de ananás com bolo

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

250 g de açúcar

1/2 pão-de-ló pequeno de compra

1/2 ananás fresco

6 Ovos

4 dl de  leite

Margarina para untar

Açúcar em pó para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Unte um tabuleiro ou pirex com margarina e ligue o forno a 180 graus. Descasque o ananás, rejeite-lhe a parte dura do meio, corte-o em pedaços pequenos e deite-os para uma tigela. Corte também o pão-de-ló em pedaços, adicione-os à tigela com o ananás, misture e deite no tabuleiro.

2. Numa tigela, bata o açúcar com os ovos. Leve um tacho ao lume com o leite, deixe ferver e junte ao preparado, em fio e mexendo sempre. Verta para o tabuleiro sobre o ananás e o pão-de-ló e leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos ou até que fique bem cozido e douradinho.

3. Espete um palito para verificar se está cozido, retire do forno, deixe arrefecer bem e, se quiser, leve ao frio para ficar fresco. Na hora de servir, polvilhe com açúcar em pó e sirva decorado a gosto.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário