segunda-feira, 26 de novembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] O que a lúcia-lima pode fazer pela sua saúde e pelo seu sono

O que a lúcia-lima pode fazer pela sua saúde e pelo seu sono

 

Revista Jardins

 

Rica em óleos essenciais, esta planta relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias. Tem também uma ação anti-espasmódica, aliviando cólicas gastro-intestinais e dores menstruais.

 

Esta planta é verdadeiramente miraculosa. Rica em óleos essenciais, relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias, além de estimular o apetite. O seu perfume a limão é realmente inebriante. Terá sido por ele, aliás, que os perfumistas da Europa do século XVIII a acolheram de braços abertos e a introduziram na sofisticada arte da perfumaria então em plena ascendência.

 

Foi trazida da América do Sul, da Argentina, do Peru e do Chile, onde é ainda hoje muito utilizada e conhecida pelo nome popular de cedron. A lúcia-lima existe um pouco por toda a Europa Meridional sendo, no entanto, Marrocos o principal produtor. Esta planta hipotensora ajuda ainda a baixar a tensão arterial. Esse está, no entanto, longe de ser o seu único objetivo.

 

Propriedades

 

A lúcia-lima é conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas, que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais. É também um relaxante do sistema nervoso, combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias. Além disso, estimula o apetite e tem uma ação anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito.

 

Contraindicações

 

Não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo, pois pode causar perturbações gástricas.

 

Componentes

 

Esta planta é muito rica em óleos essenciais principalmente citral (cerca de 30%), borneol (que tem um aroma semelhante à pimenta e um sabor que lembra o da hortelã), cironelol, limoneno, eucaliptol e geraniol. Contém ainda taninos, flavonoides e iridoides.

 

Na culinária

 

Infelizmente, no nosso país, a lúcia-lima não é muito utilizada na culinária mas, para além das refrescantes e digestivas tisanas, ela pode ainda ser utilizada noutras bebidas, refrescos, saladas de frutas e gelatinas. Em vez de confecionadas com água, ficarão muito mais interessante se as usar com uma infusão de lúcia-lima em bolos, gelados e recheios de sobremesas, por exemplo.

 

Outras utilidades

 

É também muito utilizada como repelente de insetos, quer o óleo essencial diluído em água, quer uma forte infusão aspergida nos locais invadidos por mosquitos, quer ainda a própria planta colocada dentro das gavetas e roupeiros para conferir um agradável aroma às roupas e manter afastadas as traças.

0 comentários:

Postar um comentário