terça-feira, 27 de novembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Ovos mexidos com espargos e linguiça

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

6 Ovos

200 g de linguiça

200 g de cogumelos

150 g de espargos

3 colheres (sopa) de azeite

Cebolinho q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave os cogumelos, arranje-os e lamine-os. Arranje os espargos, rejeite-lhes a base mais dura e corte-os em pedaços. Corte a linguiça em rodelas.

2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, junte a linguiça e deixe fritar um pouco. Adicione os espargos e os cogumelos e deixe saltear muito bem até os cogumelos ficarem douradinhos.

3. Bata os ovos, tempere com sal e pimenta, junte à frigideira e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo sempre com uma colher, até os ovos ficarem cremosos e sem deixar secar demasiado. Sirva polvilhado com cebolinho picado e acompanhe com fatias de pão caseiro.

 

************

 

Bacalhau à moda de Lafões

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 postas de bacalhau demolhado

500 g de batatas pequenas

3 ovos batidos

8 cebolas pequenas

4 dentes de alho

3 dl de azeite

Sumo de 1 limão

Vinho branco q.b.

Sal e pimenta q.b.

Farinha e pão ralado para passar

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave as batatas, as cebolas e os dentes de alho. Escalde as postas de bacalhau em água a ferver, depois retire-lhes as espinhas e a pele cuidadosamente. Disponha-as numa tigela, tempere com metade do sumo de limão, sal e pimenta, passe-as depois por farinha, ovo batido e pão ralado.

2. Aqueça o forno a 200 graus. Coloque as postas de bacalhau num tabuleiro de barro, à volta disponha as cebolas, as batatas e os dentes de alho. Regue com o azeite, o vinho branco e o restante sumo de limão. Leve ao forno a assar durante 40 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho. Depois retire e sirva quente e decorado a gosto.

 

************

 

Frango com lulas

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 frango

300 g de lulas

800 g de batatas pequenas

1/2 Pimento Vermelho

1 cebola

3 dentes de alho

0,5 dl de azeite

1 folha de louro

1 caldo de carne

Sumo de 1 limão

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o frango e corte-o em pedaços. Disponha-os numa tigela e tempere com o sumo de limão, sal e pimenta.

2. Lave as lulas e junte-as ao frango, envolva e deixe marinar durante 30 minutos.

3. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Coloque num tacho com o azeite e deixe refogar até ficarem douradinhos. Adicione o frango e as lulas, junte o caldo de carne, a folha de louro e 5 dl de água e deixe cozinhar.

4. Lave e descasque as batatas, limpe o pimento de pevides e peles brancas e corte em tiras. Junte as batatas e o pimento ao tacho e deixe cozinhar muito bem até apurar. Retire do lume e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Tiramisu de Chocolate

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

3 Ovos

1 lata de leite condensado

3 dl de  leite

1 colher (sobremesa) de farinha maisena

5 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 dl de natas

120 g de açúcar

1 tablete de chocolate

Cacau em pó para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Deite as gemas para um tacho, junte o leite condensado, 2 dl do leite e a farinha maisena, mexa e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver. Retire do lume e deite para um pirex fundo.

2. Noutro tacho, deite o resto do leite e o chocolate em pó e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.

3. Entretanto, bata as natas em chantilly bem espesso. À parte, bata as claras em castelo, juntando o açúcar aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes e brilhantes. Junte as claras batidas ao chantilly e misture delicadamente.

4. Deite a mistura de chocolate em cima do creme no pirex, polvilhe com a tablete de chocolate picado grosseiramente, cubra com a mistura do chantilly e leve ao congelador durante 2 horas. Antes de servir, polvilhe com cacau em pó e decore a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário