quinta-feira, 1 de novembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do dia

Camarões à New Orleans

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

800 g de camarões médios

1 chalota

4 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de margarina

1 colher (chá) de molho inglês

0,5 dl de whisky

1 pitada de paprica

Sumo de limão q.b.

Coentros q.b.

Sal e piripiri q.b

Instruções de preparação:

1. Descasque os camarões, deixando-lhes a cabeça e a ponta da cauda e tempere-os com o sumo de limão, sal e piripiri.

2. Descasque e lave os dentes de alho e a chalota e pique-os finamente. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a margarina, deixe derreter, adicione depois os alhos e a chalota e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até começar a ficar douradinho.

3. Junte os camarões e deixe-os saltear bem. Adicione o whisky, a paprica e o molho inglês, tempere com sal e piripiri se necessário e deixe ferver. Polvilhe depois com coentros picados, envolva, deixe ferver mais um pouco, retire do lume e sirva.

 

************

 

Empadão de bacalhau com legumes

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 kg de bacalhau demolhado

1 kg de batatas

2 cenouras

1 couve-flor média

1 cebola

3 dentes de alho

150 g de queijo ralado (facultativo)

4 Ovos

2 dl de natas

1 dl de azeite

Salsa picada q.b

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Deite o bacalhau para um tacho, junte água até ficar bem coberto, leve ao lume, deixe ferver, desligue o lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água. Descasque as batatas e as cenouras, corte as batatas ao meio e as cenouras em cubinhos. Arranje, lave e corte a couve-flor em raminhos.

2. Descasque a cebola e os alhos, pique-os finamente, deite para um tacho, adicione o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Leve ao lume outro tacho com água, deixe ferver, tempere com sal, junte a cenoura e a couve-flor, deixe cozer durante 8 minutos e escorra. Escorra o bacalhau, passe a água pelo coador de rede fina para outro tacho, leve ao lume, deixe ferver, tempere com sal, adicione as batatas lavadas e deixe cozer durante 20 minutos.

3. Limpe o bacalhau de pele e espinhas, junte-o ao tacho da cebola e mexa. Escorra as batatas, reduza-as a puré, adicione ao tacho, junte também os ovos batidos, misture, adicione depois as natas e mexa bem. Junte salsa picada, a cenoura e a couve-flor, misture bem, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e envolva. Deite para um tabuleiro de louça, espalhe, polvilhe com o queijo ralado se gostar e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos ou até ficar douradinho. Sirva quente polvilhado com mais salsa picada.

 

************

 

Frango no forno com limão e cerveja

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 frango grande

2 dentes de alho

70 g de margarina

2 dl de azeite

3 dl de cerveja

1 colher (sobremesa) de pimentão-doce

1 colher (café) de piripiri

Sumo de 2 limões

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Para preparar esta receita de frango, aqueça o forno a 170 graus. Descasque os dentes de alho e coloque-os na picadora, bem como o azeite, o pimentão-doce, o piripiri e a cerveja. Ligue para triturar bem.

2. Coloque o frango num tabuleiro, barre-o com o preparado anterior, tempere-o com sal e pimenta e regue com o sumo dos limões.

3. Espalhe por cima a margarina cortada em cubos e leve ao forno durante 25 minutos ou até o frango ficar bem assado e tostadinho, virando-o de vez em quando. Sirva decorado a gosto, por exemplo com gomos de limão.

 

************

 

Bolo marmoreado com iogurte

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

250 g de farinha

250 g de açúcar

50 g de margarina

40 g de cacau em pó

4 Ovos

1 iogurte com aroma a gosto

1 colher (chá) bem cheia de fermento

1 colher (chá) de essência de baunilha

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180 graus.

2. Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar e a essência de baunilha até ficar cremoso. Junte o iogurte e depois os ovos, um a um e batendo sempre. Adicione então a farinha misturada com o fermento, batendo sempre muito bem.

3. Deite metade do preparado anterior para outra tigela, junte o cacau e bata muito bem. Adicione esta massa de cacau à tigela com a outra massa e, sem mexer, verta para a forma com a ajuda de uma espátula.

4. Leve depois ao forno durante aproximadamente 45 minutos ou até que fique cozido. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Sirva decorado a gosto, se quiser polvilhado com açúcar em pó.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário