quinta-feira, 18 de outubro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Creme de camarão com natas

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

500 g de camarões

300 g de tomate pelado

1 cenoura

1/2 alho-francês

1 cebola

4 dentes de alho

100 ml de natas

2 colheres (sopa) de farinha maisena

2 colheres (sopa) de margarina

3 colheres (sopa) de azeite

Sumo de limão q.b.

Coentros picados q.b.

Sal, pimenta e piripíri q.b.

Croutons para acompanhar

Instruções de preparação:

1. Arranje a cenoura, o alho-francês e a cebola e corte-os em pedaços do mesmo tamanho. Descongele os camarões e descasque-os, reservando tudo.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola, metade dos dentes de alho, o tomate, o alho-francês, as cascas e as cabeças do camarão e deixe saltear bem. Adicione depois 1,2 l de água e deixe cozer por cerca de 30 minutos.

3. Decorrido o tempo indicado, tempere com sal e pimenta, triture bem com a varinha mágica e passe por um passador de rede.

4. Dissolva a farinha num pouco de água fria. Adicione ao preparado anterior, bem como as natas, e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e reserve.

5. Tempere os camarões com sumo de limão, sal e piripíri. Descasque e pique finamente os restantes dentes de alho picados. Leve ao lume uma frigideira com a margarina, junte o alho e deixe saltear. Acrescente os camarões e deixe cozinhar de ambos os lados. Sirva o creme com o miolo de camarão salteado, polvilhado com coentros picados. Acompanhe ainda com croutons.

 

************

 

Ttabuleiro de Atum com Requeijão

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

3 latas de atum

1 kg de batatas

300 g de requeijão

100 g de queijo ralado

2 tomates maduros

1 cebola

3 dentes de alho

1 dl de azeite

1 colher (chá) de orégãos

1 ramo de salsa

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e corte as batatas em rodelas grossas, lave-as, coza-as em água temperada de sal durante 15 minutos e depois escorra-as.

2. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione os tomates picados sem pele e pevides e os orégãos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos. Adicione o atum e o requeijão bem escorridos e esmagados, misture, junte a salsa picada e envolva delicadamente.

3. Coloque as rodelas de batata em camada dentro de um tabuleiro de louça ou pirex, cubra com a mistura do atum e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos, retire e sirva decorado a gosto, por exemplo com salsa picada e azeitonas.

Nota - Se gostar, adicione azeitonas sem caroço ou em rodelas à mistura do atum.

 

************

 

Bifinhos de porco com castanhas

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 bifinhos de porco

250 g de castanhas congeladas

3 dentes de alho

100 ml de vinho branco

4 colheres (sopa) de banha

1 colher (sopa) de paprica

1 colher (chá) de cominhos

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Deixe as castanhas descongelarem à temperatura ambiente. Numa tigela grande, misture a paprica com os alhos esmagados, os cominhos, sal e o vinho branco. Junte os bifinhos e deixe marinar por cerca de 2 horas.

2. Após o tempo indicado, junte as castanhas ao preparado anterior e envolva tudo. Leve um tacho a lume médio com a banha e deixe aquecer. Junte as castanhas, salteie-as, depois retire e reserve.

3. Coloque um pouco da banha numa frigideira, deixe aquecer e frite os bifinhos, até ficarem no ponto desejado. Sirva-os com as castanhas e acompanhados com arroz branco.

 

************

 

Queijadas de grão-de-bico

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

300 g de grão-de-bico cozido

200 g de açúcar

2 ovos m

8 gemas m

40 g de  manteiga

1 pau de canela

Casca de 1 limão

Manteiga para untar

Farinha para polvilhar

Açúcar em pó para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Unte pequenas formas individuais com manteiga, polvilhe-as com farinha e reserve-as. Leve ao lume um tacho com 200 ml de água, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão e deixe atingir ponto de fio.

2. Acrescente o grão, previamente reduzido a puré, mexendo sempre. Adicione a manteiga e mantenha ao lume, sem parar de mexer, até o preparado começar a soltar-se do tacho. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

3. Bata ligeiramente as gemas com os ovos e acrescente ao preparado anterior. Leve novamente ao lume, sem parar de mexer, e retire assim que começar a ferver.

4. Elimine o pau de canela e a casca de limão. Encha as formas com este preparado e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e sirva frias, polvilhadas com açúcar em pó.

Nota: Ponto de fio - Retire um pouco de calda para um prato, molhe nela a ponta do dedo indicador e encoste-a à do polegar. Afaste os dedos e veja se a calda forma um fio.

0 comentários:

Postar um comentário