SALADA MORNA DE COGUMELOS E QUEIJO DE CABRA COM VINEGRETE DE MEL
Quem disse que no inverno não se comem saladas? Claro que se comem, mas mornas, para assentarem bem no estômago. Eu gosto desta salada de queijo de cabra no verão, com melão e sementes, e no outono com cogumelos e nozes, é tão deliciosa!
Ingredientes:
1 embalagem de folhas de alface variadas
200 g de cogumelos pleurotus
4 fatias grandes de queijo de cabra e pão ralado
100 g de nozes
1 colher de chá de mel
100 ml de azeite virgem extra
50 ml de vinagre de Modena ou balsâmico
Sal (a gosto)
Preparação da salada
1. Lave bem os cogumelos, refogue-os até libertarem a água e adicione um pouco de sal. Vá virando os cogumelos, como se os estivesse a grelhar.
2. Prepare um vinagrete de mel com 3 colheres de sopa de azeite virgem, outra de vinagre em gel de Modena e 2 colheres de sopa de mel, sal e orégãos ou pimenta.
3. Polvilhe o queijo com um pouco de pão ralado e leve a dourar numa frigideira.
4. Monte a salada: as folhas de alface no fundo do prato, os cogumelos grelhados, o queijo e as nozes por cima e, por fim, adicione o vinagrete.
CREME DE BRÓCOLOS E MILHO
Há alguma refeição de inverno mais apetecível do que um creme de legumes, de abóbora, espargos ou brócolos? Desde que lemos numa receita, passámos também a adicionar milho e fica muito bom, tão bom que é de lamber os dedos.
Ingredientes (para 6 pessoas)
600 g de brócolos
300 g de milho (fresco ou congelado)
1 cebola roxa
400 ml de caldo de legumes
200 ml de leite
150 g de presunto fumado ou de queijo fumado e umas amêndoas ou nozes
noz moscada
2 colheres de sopa de azeite
Sal
Pimenta
Preparação
1. Descasque a cebola e corte-a em juliana para dourar numa panela com o azeite.
2. Quando estiver quase pronta, acrescente os brócolos picados grosseiramente e vá mexendo suavemente durante dois ou três minutos.
3. Adicione o caldo, a noz-moscada e o milho (pode reservar um pouco para decorar), tempere com sal e pimenta e deixe ferver durante 10-12 minutos.
4. Entretanto, passe as fatias de presunto pela frigideira, sem adicionar azeite.
5. Triture a sopa e sirva com um pouco de presunto (ou queijo), o milho reservado e os frutos secos. Quentinha, claro.
Sopa de Peixe
Uma sopa de peixe quentinha é um aconchego para o estômago e para a alma. Quando aprender esta receita, esta vai passar a ser uma das suas sopas preferidas.
Ingredientes:
1 cabeça e uma posta de garoupa
6 colheres de sopa de azeite
3 batatas médias
3 cebolas médias
3 tomates maduros
3 dentes de alho
Sal, tomilho, orégãos e pimentão doce
Preparação:
1. Amanhe, lave e tempere o peixe com sal.
2. Numa panela, aqueça o azeite e refogue os alhos cortados e descascados e as cebolas picadas até ficarem transparentes. Adicione o tomate limpo e cortado em rodelas. Tempere com sal, tomilho, orégãos e colorau. Deixe apurar em lume brando.
3. Numa panela à parte, coza o peixe cobrindo-o com água até se separar facilmente das espinhas. Retire a pele e espinhas, desfie e reserve.
4. Reduza o primeiro preparado a puré e leve novamente ao lume. Junte mais água, se necessário.
5. Quando a água ferver, adicione as batatas cortadas em cubos. Tape e cozinhe até ficarem macias. Junte o peixe e retifique o sal.
PERU DE OUTONO, DE AÇÃO DE GRAÇAS!
Há costumes lá de fora que se vão enraizando; comigo foi o peru de Ação de Graças... Adoro reunir-me com os meus amigos e preparar este prato, enche-me de alegria! Para fazê-lo mais rápido, tenho que admitir que uso peru já desossado e recheio-o eu mesma em casa com os ingredientes que mais me apetecerem nesse ano. Este ano vai levar o seguinte:
Ingredientes (para 6 pessoas)
Peru desossado
1 abóbora pequena
Pinhões
Tâmaras sem caroço
Presunto ibérico
Queijo
Avelãs
1 copo de vinho branco seco
1/2 chávena de manteiga derretida
2 chávenas de sal kosher
Ingredientes para o molho: (pode aumentar as quantidades proporcionalmente se gostar muito de molho e de molhar com o pão)
2 chávenas de sidra de maçã
3 chávena de xarope de ácer
3 colheres de sopa de tomilho fresco
3 colheres de sopa de orégãos
1/2 casca de limão ralada
3/4 chávena de manteiga
Preparação:
1. Esfregue o peru por dentro e por fora com sal kosher. Coloque-o num recipiente grande e cubra-o com água fria. Deixe-o no frigorífico durante 12 horas para embeber. Este primeiro passo é o mais importante: é o que o torna suculento!
2. Junte todos os ingredientes para o recheio, pique-os bem, em pedacinhos e frite-os.
3. Para o molho: ferva a sidra de maçã e o xarope de ácer numa frigideira em lume médio-alto até reduzir para 1/2 copo. Misture-o com metade do tomilho e dos orégãos e a raspa do limão. Adicione a manteiga e bata até derreter. Tempere com sal e pimenta. Tape e leve ao frigorífico.
4. Enxugue o peru muito bem e escorra a água com sal. Barre o peru por dentro e nos lados com metade da manteiga derretida, injetando-a em todo o peru. Use também o molho para barrar e injetar no peru. Faça-o por esta ordem: barre o interior, depois recheie o peru, ate-o com um fio e, em seguida, barre por fora (se fizer ao contrário, escorrega-lhe das mãos).
5. Aqueça previamente o forno a 180 graus. Meta o peru ao forno e vire-o a cada 45 minutos, barrando-o com a manteiga e deitando mais e mais molho na travessa para ganhar sabor e nunca ficar seco. Se reparar que está a ficar muito tostado, tape-o, e se vir que não fica dourado e o tempo de assadura estiver a chegar ao fim, aumente a temperatura. Deixe repousar uma meia hora antes de trinchar.
Bolo de abóbora e nozes
A Margarida traz-nos hoje um delicioso bolo de abóbora e nozes, saudável e leve, ideal para o pequeno-almoço ou para o lanche.
Ingredientes (Para 6-8 Pessoas:)
170 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
150 g de açúcar
Raspa de um limão
250 g de abóbora (sem casca nem sementes)
3 ovos
Uma pitada de sal
Uma ou duas colheres de chá de canela em pó (a gosto)
70 g de azeite virgem extra
100 g de nozes sem casca (se não gostam de nozes, podem substituí-las por outros frutos secos)
Preparação:
Pré-aquecemos o forno a 170/180 graus. Numa tigela, deitamos a farinha e o fermento e misturamos tudo muito bem. Reservamos. Numa tigela, adicionamos o açúcar, a raspa de limão, a abóbora, os ovos, uma pitada de sal, a canela e o azeite. Batemos tudo muito bem e assim que obtivermos uma massa homogénea adicionamos a farinha com o fermento e voltamos a misturar.
Deitamos a mistura numa forma de plum-cake de silicone e espalhamos as nozes; para as nozes não irem para o fundo durante a cozedura no forno, carregamos levemente nas que ficam na parte de cima da mistura.
Levamos ao forno durante 35 minutos. Verifique com um palito de madeira ou uma faca se já está cozido; se sair limpo, estará perfeito.
MOUSSE DE CASTANHAS
Já alguma vez preparou? É super deliciosa! A mousse de castanhas é a sobremesa de outono perfeita (e mais saudável do que a mousse de chocolate...). Adicione-lhe
avelãs picadas e desfrute.
Ingredientes (para 6 pessoas)
250 g de puré de castanhas caseiro (faça-o com 300 g de castanhas)
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
2 iogurtes naturais açucarados
30 g (2 colheres de sopa) de avelãs picadas
Preparação
1. Separe as claras das gemas dos ovos.
2. Trabalhe as gemas com o açúcar até ficarem bem cremosas.
3. Adicione o puré de castanhas e misture bem. Adicione os iogurtes e junte as claras batidas em castelo. Misture, misture e misture.
4. Divida por copos ou tacinhas e leve ao frigorífico durante algumas horas antes de servir.
5. Decore com avelãs picadas por cima.



0 comentários:
Postar um comentário