terça-feira, 25 de setembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Tacinhas de delícias do mar com camarões

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

5 folhas de massa brick

5 camarões

150 g de delícias do mar

50 g de pickles

2 dentes de alho

1 fatia de pão de forma

1 ovo

6 colheres (sopa) de maionese

Coentros q.b.

Sal e pimenta q.b.

Piripiri q.b.

Azeite para pincelar

Instruções de preparação:

1. Descongele e leve a cozer os camarões em água temperada com sal e piripiri e depois coloque-os numa tigela com água fria temperada com sal e pimenta. À parte, coza o ovo e coloque-o a arrefecer em água fria.

2. Descasque e pique os alhos e os pickles. Desfie as delícias do mar, deite-as numa tigela, junte a maionese, os alhos, os pickles e coentros picados, tempere com sal e pimenta, misture muito bem e reserve.

3. Corte cada folha de massa brick em quatro tiras, pincele-as com azeite e forre forminhas, colocando quatro tiras de massa em cada uma. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que a massa fique douradinha, retire e desenforme.

4. Corte a fatia de pão de forma em palitos e leve-os a torrar. Encha as ''tacinhas'' de massa com a mistura das delícias do mar, disponha por cima o camarão e o ovo cozido cortado em gomos e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Queques de peixe

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

400 g de batatas

250 g de salmão sem pele e espinhas

250 g de filetes de peixe sem pele e espinhas

1 ovo

1 raminho de salsa picada

Sal pimenta q.b.

Margarina para untar

Instruções de preparação:

1. Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada com sal durante 20 minutos. Após 10 minutos, junte também o salmão e os filetes e deixe acabar de cozer.

2. Depois escorra tudo, reduza as batatas a puré e deite para uma tigela. Desfie bem os peixes, junte-os ao puré e envolva. Adicione depois a salsa picada e o ovo, mexa bem, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e misture bem.

3. Ligue o forno a 180 graus e unte formas pequenas de queque com margarina. Molde bolinhas com a mistura anterior, coloque-as dentro das formas e leve ao forno durante 20 minutos ou até ficarem douradinhas. Retire, desenforme e sirva quentes ou frias. Pode acompanhar com arroz de tomate ou salada.

 

************

 

Frango com lulas

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 frango

300 g de lulas

800 g de batatas pequenas

1/2 Pimento Vermelho

1 cebola

3 dentes de alho

0,5 dl de azeite

1 folha de louro

1 caldo de carne

Sumo de 1 limão

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o frango e corte-o em pedaços. Disponha-os numa tigela e tempere com o sumo de limão, sal e pimenta.

2. Lave as lulas e junte-as ao frango, envolva e deixe marinar durante 30 minutos.

3. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Coloque num tacho com o azeite e deixe refogar até ficarem douradinhos. Adicione o frango e as lulas, junte o caldo de carne, a folha de louro e 5 dl de água e deixe cozinhar.

4. Lave e descasque as batatas, limpe o pimento de pevides e peles brancas e corte em tiras. Junte as batatas e o pimento ao tacho e deixe cozinhar muito bem até apurar. Retire do lume e sirva decorado a gosto.

 

*************

 

Cassata de ananás

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

200 g de chocolate em barra

150 g de açúcar

100 g de  manteiga

5 ovos grandes

1 lata de leite condensado

4 dl de natas

1/2 ananás

Bolinhas ou granulado de chocolate q.b.

Instruções de preparação:

1. Parta o chocolate em pedaços, deite-os numa tigela, junte a manteiga e leve a derreter em banho-maria ou no microondas, mexendo de vez em quando e sem deixar ferver. Retire, adicione o açúcar e as gemas e bata muito bem até ficar um creme fofo. À parte, bata as claras em castelo, envolva-as na mistura e leve ao frio até ficar mais firme.

2. Noutra tigela, bata as natas em chantilly bem firme, junte depois o leite condensado e envolva suavemente. Em taças individuais, disponha colheradas alternadas da mousse de chocolate e desta mistura de chantilly.

3. Descasque o ananás, rejeite-lhe a parte dura do meio, corte-o em pedaços pequenos, disponha-os por cima e sirva decorado com bolinhas ou granulado de chocolate.

 

 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário