segunda-feira, 24 de setembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Rolinhos de curgete e queijo feta

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 curgete

200 g de queijo feta

cebolinho q.b.

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de Preparação:

1. Lave a curgete e corte-a em fatias compridas e finas. Corte o queijo feta em tiras.

2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente, junte as fatias de curgete e deixe grelhar cerca de 2 minutos de cada lado. Retire, deixe arrefecer e depois tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.

3. Enrole uma fatia de curgete em volta de uma tira de queijo e ate com uma haste de cebolinho para segurar. Sirva de seguida.

 

************

 

Bacalhau com Alheira Gratinado

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

500 g de bacalhau cozido e limpo

600 g de batatas cozidas com pele

2 alheiras

2 cebolas

3 dentes de alho

400 ml de molho bechamel

150 ml de azeite

3 colheres (sopa) de pão ralado

1 raminho de salsa

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas finas e pique os alhos. Deite num tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Acrescente o bacalhau lascado e misture bem.

2. Retire a pele às alheiras, corte-as em pedaços, junte ao tacho, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, até a alheira ficar bem desfeita e misturada.

3. Acrescente depois as batatas, sem pele e cortadas em meias-luas finas, e envolva delicadamente. Junte metade do molho bechamel, misture bem e deixe cozinhar, em lume muito brando, até começar a engrossar. Retifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, adicione a salsa picada e envolva.

4. Deite a mistura anterior num tabuleiro, alise e cubra com o restante bechamel. Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, até ficar douradinho. Retire e sirva quente, polvilhado com mais salsa picada.

 

************

 

Peito de frango com quinoa e brócolos

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

3 peitos de frango

150 g de quinoa

700 g de brócolos

150 g de tomates cereja

1 cebola

100 g de queijo ralado

3 dentes de alho

Sumo de 1 limão

1 ramo de manjericão

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Corte os peitos de frango em cubos e tempere-os com o sumo de limão, os dentes de alho picados, sal e pimenta.

2. Demolhe a quinoa em água, durante 15 minutos, e depois coza-a noutra água temperada com sal. Escorra e reserve. Corte os brócolos em raminhos e coza-os também em água temperada com sal.

3. Aqueça um pouco de azeite num tacho, junte a cebola picada e deixe alourar. Adicione o frango, salteie-o uniformemente, depois acrescente os tomates, previamente cortados ao meio, e mexa.

4. Retire o tacho do lume, junte a quinoa, os brócolos e o manjericão picado, envolva e disponha num tabuleiro. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, até o queijo derreter. Sirva de seguida.

 

************

 

Cheesecake de banana com café e amendoins

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

500 g de queijo mascarpone

200 g de bolachas Maria

200 g de açúcar

150 g de miolo de amendoim

100 g de chocolate em barra

100 g de  manteiga

3 bananas médias

1 dl de café frio

Instruções de preparação:

1. Parta as bolachas em pedaços, deite-os para uma picadora, adicione os amendoins e ligue até ficar bem triturado. Deite numa tigela, adicione a manteiga, envolva muito bem, espalhe numa forma de abrir e pressione de modo a cobrir o fundo.

2. Descasque as bananas, corte-as em pedaços, deite-os no liquidificador, junte o queijo mascarpone, o açúcar e o café frio e ligue até obter um creme. Espalhe sobre a base na forma, alise e leve ao frio durante cerca de 2 horas. Depois desenforme com cuidado e disponha num prato.

3. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela e leve ao microondas a 700 watts durante 30 segundos ou até derreter. Retire, mexa bem, regue o cheesecake e sirva decorado a gosto, por exemplo com amendoins torrados.

 

0 comentários:

Postar um comentário