sábado, 28 de julho de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do dia

Salada da casa

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 alface média

1 maçã

1 lata pequena de cogumelos laminados

150 g de ervilhas cozidas

1 lata pequena de milho

8 salsichas de lata

100 g de fiambre em fatias

100 g de queijo em fatias grossas

2 ovos cozidos

2 tomates

para o molho:

1 iogurte natural

2 colheres (sopa) de maionese

3 colheres (sopa) de ketchup

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Limpe a alface, separe-lhe as folhas, lave-as, reserve 4 folhas para decorar, corte as restantes em tiras finas, lave-as de novo e deixe escorrer.

Prepare o molho:

1. deite o iogurte e a maionese para uma tigela, mexa, junte o ketchup, tempere com sal e pimenta, mexa bem e reserve no frio.

2. Descasque a maçã, corte-a ao meio, retire-lhe as pevides, corte-a em cubos pequenos e deite-os para uma tigela. Junte os cogumelos escorridos, as ervilhas, o milho, as salsichas escorridas e cortadas em rodelas e o fiambre em tiras finas e misture delicadamente.

3. Coloque as folhas de alface numa saladeira, junte por cima as tiras de alface, a mistura anterior, o queijo cortado em tiras, os ovos cozidos em rodelas e os tomates cortados em gomos, decore a gosto e sirva com o molho à parte. Pode polvilhar com salsa ou cebolinho picado.

 

************

 

Arroz de peixe e amêijoas

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de amêijoas frescas

500 g de peixe branco (garoupa, corvina ou perca)

200 g de arroz

1 tomate maduro em pedaços

1 cebola pequena

2 dentes de alho

1 dl de azeite

1 dl de vinho branco

1 colher (sopa) de polpa de tomate

1 colher (sopa) de creme de marisco em pó

1 colher (sopa) de coentros picados

Sal, pimenta e picante q.b.

Instruções de preparação:

1. Corte o peixe em cubos grandes, coloque numa tigela, tempere com sal e pimenta e reserve.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os. Aqueça o azeite num tacho junte a cebola e o alho e deixe alourar, mexendo de vez em quando. Junte o tomate picado e a polpa de tomate, envolva e deixe ferver. Refresque com o vinho branco e deixe reduzir um pouco, em lume brando.

3. Dissolva o creme de marisco em 5 dl de água, junte ao tacho e deixe ferver. Junte o arroz, mexa e deixe ferver durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione as amêijoas ao arroz, depois o peixe, tempere com sal e picante e mexa suavemente sem desfazer o peixe. Junte os coentros picados e adicione mais um pouco de água, se necessário. Retire e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Medalhões de porco fritos com molho de mostarda e arroz primavera

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

400 g de lombinho de porco

400 g de legumes variados (cenoura, courgette, pimento, etc.)

300 g de arroz agulha ou vaporizado

30 g de mostarda

2 dl de natas

1 dente de alho

3 colheres (sopa) de azeite

Molho inglês q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Corte o lombinho em medalhões e tempere-os com sal. Leve uma frigideira ao lume com 2 colheres (sopa) do azeite e o alho laminado, deixe aquecer, junte os medalhões e deixe-os fritar de ambos os lados. Reserve em local quente.

2. Arranje e descasque os legumes, corte-os em cubos ou pedaços pequenos e leve-os a cozer em água temperada com sal deixando-os ""al dente"". Num tacho à parte, coza o arroz em bastante água, escorra-o, adicione os legumes e envolva.

3. Leve um tacho pequeno ao lume com as natas, a mostarda, um pouco de molho inglês e o restante azeite, mexa e deixe ferver até engrossar. Tempere com sal e pimenta, regue os medalhões de porco e sirva acompanhados com o arroz de legumes.

 

************

 

Doce de ananás

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

1 lata grande de ananás

2 saquetas de gelatina de ananás

4 dl de natas

100 g de açúcar

Instruções de preparação:

1. Escorra o ananás. Prepare a gelatina como indica a embalagem, utilizando a calda do ananás em vez de água fria. Depois deixe a gelatina arrefecer um pouco mas sem solidificar. Triture o ananás no liquidificador até ficar em puré, junte-o à gelatina e mexa.

2. Bata as natas em chantilly bem espesso com o açúcar, junte à mistura anterior e envolva delicadamente. Deite para uma forma previamente passada por água fria e leve ao frio até solidificar.

3. Antes de servir, mergulhe rapidamente a forma em água quente, desenforme e sirva decorado a gosto.

Nota do Chefe - Se a calda do ananás não perfizer a quantidade indicada de água fria para fazer a gelatina, acrescente-lhe água até obter a porção desejada.

 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário