quinta-feira, 26 de julho de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Salada de atum com abacate

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

2 latas de atum

2 bifes de atum

4 tomates

3 abacates maduros

2 dentes de alho

Cebolinho q.b.

Coentros q.b.

Azeite e vinagre q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Para preparar esta receita saudável, tempere os bifes de atum com os dentes de alho picados, sal e pimenta. Leve depois a grelhar de ambos os lados, retire do lume, deixe arrefecer e lasque grosseiramente.

2. Lave e corte os tomates em gomos e coloque numa tigela. Descasque os abacates, corte ao meio, retire o caroço, corte a polpa em cubos e junte ao tomate.

3. Por último, junte o atum ao tomate e ao abacate, bem como coentros e cebolinho picados. Regue com azeite e vinagre a gosto, tempere com sal e pimenta, envolva tudo e sirva.

 

************

 

Tamboril salteado com coentros

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

800 g de lombos de tamboril

4 dentes de alho

0,5 dl de azeite

1 colher (sopa) de  manteiga

Coentros picados q. b.

Sumo de limão q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o tamboril, corte-o em pedaços e disponha-os numa tigela.

2. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os. Tempere o tamboril com os dentes de alho, sumo de limão, sal e pimenta, envolva tudo e deixe marinar durante 20 minutos.

3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte a manteiga e deixe derreter, adicione depois o tamboril e deixe cozinhar até ficar macio. Adicione os coentros picados, regue com mais sumo de limão e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Quiche de coelho

Ingredientes

Para a massa:

350 g de farinha

120 g de margarina

1 ovo grande

0,5 dl de água

1 pitada de sal

Farinha para polvilhar

Para o recheio:

1/2 coelho

5 ovos mais 2 ovos cozidos

300 g de ervilhas

1 cebola

2 dentes de alho

1 dl de  leite

0,5 dl de azeite

0,5 dl de polpa de tomate

1 ramo de salsa

1 colher (café) de pimentão-doce

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o coelho e corte-o em pedaços. Descasque e pique finamente a cebola e os alhos. Leve um tacho ao lume com o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até ficar douradinho. Adicione o coelho, a polpa de tomate e o ramo de salsa, regue com água até cobrir e cozinhe durante 25 minutos. Junte as ervilhas, mexa e deixe cozinhar até que tudo fique macio. Depois desfie o coelho, rejeite os ossos e coloque numa tigela. Escorra o preparado anterior, junte ao coelho e envolva.

2. A massa: coloque a farinha na tigela, junte uma pitada de sal e a margarina. Misture até obter uma massa areada grossa. Junte o ovo e a água, amasse tudo muito bem. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha e corte-a em dois círculos iguais. Forre uma tarteira com um dos círculos, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo.

3. Junte o preparado anterior à tarteira. Corte os 2 ovos cozidos em rodelas e disponha por cima. Bata os 5 ovos com o leite, tempere com sal e pimenta, bata bem e regue a tarteira. Cubra com o segundo círculo de massa, apare e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 40 minutos. Retire do forno, deixe amornar, desenforme e sirva decorada a gosto.

 

************

 

Panacota de caramelo

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

150 g de açúcar

6 dl de natas

1,5 dl de  leite

2,5 folhas de gelatina

Caramelo líquido q. b.

Essência de baunilha q.b.

Óleo para pincelar

Instruções de preparação:

1. Pincele ligeiramente formas pequenas ou uma maior com óleo. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria.

2. Deite o leite num tacho, junte as natas e umas gotas de essência de baunilha, misture, leve ao lume e deixe começar a ferver. Reduza o lume e deixe ferver cerca de 15 minutos ou até que fique com cerca de 2/3 do volume.

3. Deite o açúcar e uma colher (sopa) de água numa frigideira, de preferência antiaderente, e leve ao lume até obter um caramelo ligeiramente escuro. Adicione à mistura anterior, mexa bem, retire do lume e passe com a varinha mágica. Junte depois as folhas de gelatina escorridas, mexa bem até dissolver, divida pelas formas, deixe arrefecer e leve depois ao frigorífico até solidificar.

4. Passe rapidamente a base das formas por água quente, desenforme e sirva regado com caramelo líquido. Pode decorar com nozes, amêndoas, etc.

0 comentários:

Postar um comentário