quarta-feira, 25 de julho de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Omelete de bacalhau

Ingredientes (Para 2 Pessoas:)

60 g de sobras de bacalhau

4 Ovos

1/4 de pimento verde

1/4 de cebola

1 colher (café) de alho em pó

1 colher (sopa) de malagueta laminada

1 colher (sopa) de paprica

1 colher (sopa) de azeite

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Parta os ovos para uma tigela, e bata-os com a ajuda de um garfo e tempere com sal, pimenta, a paprica e o alho em pó. Misture e reserve.

2. Descasque, lave e pique a cebola, arranje o pimento, retire-lhe as peles brancas e pevides e corte-o em cubos com cerca de 1/2 cm.

3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, quando estiver quente junte a cebola e os pimentos e deixe cozinhar. Adicione as sobras de bacalhau e os ovos batidos, envolva bem e deixe cozinhar. Retire e sirva a omelete decorada com a malagueta laminada.

 

 

************

 

Perca no forno com lima

Ingredientes

4 postas de perca

700 g de batatas pequenas

2 dentes de alho

2 limas

1 pitada de pimentão-doce

4 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de molho inglês

Sal e piripiri q.b

Instruções de preparação:

1. Aqueça o forno a 180 graus. Arranje as postas de perca e disponha-as num tabuleiro de louça ou pirex retangular. Reserve. Lave e descasque as batatas e leve-as a cozer com água e sal.

2. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Tempere as postas de perca com os dentes de alho, o pimentão-doce, o molho inglês, sumo de lima, sal e piripíri e deixe marinar durante 20 minutos.

3. Regue depois com o azeite e leve ao forno durante 25 minutos. Verifique se está assado, retire do forno e sirva a acompanhar com as batatas cozidas e brócolos a gosto.

 

************

 

Frango de fricassé

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 frango cortado em pedaços

3 gemas

1 cebola

3 dentes de alho

1 tomate maduro em cubos

1 folha de louro

Sumo de 1 limão

1 dl de Azeite

1 dl de vinho branco

3 colheres (sopa) de Farinha

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Coloque o frango numa tigela e tempere-o com sal, pimenta e louro. Reserve. Leve ao lume um tacho com o azeite e deixe aquecer.

2. Descasque e lave a cebola e o alho, pique-os e junte-os ao tacho, deixe refogar, adicione o vinho branco e deixe ferver.

3. Passe o frango pela farinha, coloque-o tacho e deixe alourar um pouco, mexendo de vez em quando. Junte o tomate em cubos e mexa. Regue com um copo de água e deixe cozinhar em lume brando.

4. Deite as gemas numa tigela, junte o limão e mexa. Quando o frango estiver cozinhado junte esta mistura e mexa sempre com uma colher. Deixe levantar fervura, rectifique de temperos e sirva a gosto.

 

************

 

Delícia de manga com gelatina de morango

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

450 g de polpa de manga de lata

100 g de açúcar

80 g de  manteiga

2 ovos mais 2 gemas

1 saqueta de gelatina de morango

5 folhas de gelatina

Sumo de 1 limão

Instruções de preparação:

1. Prepare a gelatina de morango como indica a embalagem, depois deite-a para um recipiente baixo previamente passado por água fria, deixe arrefecer e leve ao frio até solidificar.

2. Deite a polpa de manga para um tacho, junte o sumo de limão, os ovos, as gemas, a manteiga e o açúcar e mexa bem. Leve depois ao lume, mexendo sempre até ferver e ficar um creme liso. Retire do lume, adicione as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria durante 5 minutos e escorridas e mexa até ficar bem dissolvida.

3. Distribua a mistura anterior por taças individuais, deixe arrefecer e leve ao frio até ficar bem fresco. Antes de servir, corte a gelatina em cubinhos, espalhe-os por cima e sirva fresco e decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário