terça-feira, 24 de julho de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Peixada do mar

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

700 g de peixe

150 g de miolo de camarão

1/2 pimento verde

1/2 pimento amarelo

3 tomates

1 cebola

2 dentes de alho

4 dl de leite de coco

0,5 dl de Azeite

Coentros picados q. b.

Sumo de limão q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o peixe e corte-o em pedaços. Disponha-os num tabuleiro e tempere-os com sumo de limão, sal e pimenta. Descongele o miolo de camarão e junte ao peixe.

2. Lave e arranje os pimentos, retire-lhes as pevides e peles brancas e corte-os em tiras. Lave e arranje os tomates, retire-lhes o pedúnculo e corte-os em rodelas. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e pique os alhos.

3. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola, os pimentos e o tomate em rodelas e deixe refogar até ficarem macios.

4. Junte depois o leite de coco, o peixe e o miolo de camarão. Retifique os temperos e deixe cozinhar durante 25 minutos. Depois retire do lume, polvilhe com coentros picados e sirva a gosto.

 

************

 

Bacalhau exótico

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

2 postas de bacalhau

4 rodelas de ananás

1 manga

350 g de batata palha

100 g de queijo ralado

1 lata de tomate pelado pequena

1 cebola

2 dentes de alho

4 dl de leite de coco

0,5 dl de azeite

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Coza o bacalhau em água com sal, depois escorra, deixe amornar e retire as peles e espinhas. Lasque e reserve. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em meias-luas e pique os dentes de alho. Disponha num tacho com o azeite e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até ficarem douradinhos. Junte o tomate pelado picado e deixe refogar mais um pouco.

2. Descasque e lave a manga, corte a manga e o ananás em cubinhos.

3. Junte ao tacho o bacalhau, a fruta e o leite de coco e envolva muito bem.

4. Por fim junte a batata-palha, misture e retire para um tabuleiro de formo. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até ficar gratinado. Retire e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Rolo de peru com salsichas frescas

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 kg de bifes de peru grandes e finos

300 g de salsichas frescas

4 dentes de alho

40 g de margarina

0,5 dl de azeite

3 dl de vinho branco

1 colher (chá) de pimentão-doce

1 folha de louro

1 ramo de salsa

Sal e pimenta q.b.

Fio de cozinha

Instruções de preparação:

1. Arranje os bifes de peru e coloque-os em cima de uma tábua ligeiramente sobrepostos. Retire a pele às salsichas frescas, desfaça-as, disponha por cima dos bifes, depois enrole de modo a obter tipo um rolo, prenda com fio de cozinha e coloque num tabuleiro.

2. Descasque os dentes de alho e pique-os finamente. Tempere o rolo com os alhos, o pimentão-doce, o vinho branco, a folha de louro, o ramo de salsa, sal e pimenta e deixe marinar durante 30 minutos.

3. Depois regue com o azeite, disponha a margarina por cima em pedaços e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 50 minutos, regando de vez em quando com o molho do tabuleiro e, se necessário, também com um pouco de água. Retire do forno, corte em fatias e sirva decoradas a gosto e acompanhadas com massa cozida ou salteada.

 

************

 

Sorvete de meloa

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 meloas brancas

4 claras

200 g de açúcar

Sumo de 1/2 limão

2 dl de água

Instruções de preparação:

1. Corte as meloas ao meio, elimine a casca e as sementes e corte a polpa para um liquidificador. Junte o sumo de limão, o açúcar e a água e triture.

2. Verta o preparado anterior para um tacho, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Retire e deixe arrefecer.

3. Bata as claras em castelo, envolva-as no preparado anterior, coloque num tabuleiro e leve ao congelador. Mexa de 10 em 10 minutos até que fique com uma textura de granizado. Sirva dentro das cascas de meloa.

0 comentários:

Postar um comentário