quinta-feira, 21 de junho de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa fria de pêra e cenoura

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

500 g de batatas

400 g de cenouras

1 cebola

2 dentes de alho

3 peras

0,5 dl de azeite

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave as batatas, as cenouras, a cebola e os dentes de alho, corte tudo em pedaços pequenos e deite-os numa panela. Lave duas peras, corte-as ao meio, retire-lhes as sementes, corte-as também em pedaços pequenos e deite-os para a panela.

2. Cubra com água, junte o azeite, tempere com um pouco de sal, leve ao lume e deixe cozinhar durante 30 minutos. Retire do lume, reduza a puré, rectifique os temperos, adicione mais água se necessário e deixe arrefecer.

3. Lave a restante pêra, corte-a ao meio, rejeite-lhe as sementes e corte-a em cubinhos. Distribua a sopa por tigelas, junte os cubinhos de pêra por cima e sirva.

 

************

 

Massa de Atum Gratinada

Ingredientes:

300 g de massa penne

3 latas de atum

2 cebolas

2 dentes de alho

8 dl de  leite

150 g de queijo mozzarella ralado

80 g de farinha

50 g de margarina

Sumo de limão q.b.

Coentros q.b.

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de Preparação:

1. Leve a cozer a massa penne em água temperada com sal, depois escorra-a, passe-a por água fria e deixe-a escorrer.

2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e pique-os. Ferva o leite num tacho. Num tacho à parte, derreta a margarina, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando até que fique douradinho. Polvilhe com a farinha e mexa bem até ficar com um tom acastanhado. Regue depois com o leite, aos poucos e mexendo sempre para que não fique com grumos e deixe engrossar bem. Retire do lume, tempere com noz-moscada, sumo de limão, sal e pimenta e deite para uma tigela.

3. Escorra bem o atum, desfie-o, adicione-o à tigela, junte também a massa bem escorrida, polvilhe com coentros picados finamente, envolva e rectifique os temperos. Deite num tabuleiro de louça ou pirex, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até que fique bem quente e douradinho. Sirva decorado a gosto.

 

************

 

Coelho malandro

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 coelho grande

3 dentes de alho

100 g de pickles

2 dl de azeite

1,5 dl de vinho branco

3 colheres (sopa) de massa de pimentão

Sumo de 1 limão pequeno

1 malagueta

1 folha de louro

Azeitonas q.b.

Salsa q.b.

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o coelho, corte-o em pedaços, deite-os para uma tigela e tempere-os com os dentes de alho picados, a massa de pimentão, o vinho branco, a folha de louro, um ramo de salsa, a malagueta picada sem sementes e sal. Envolva bem e deixe marinar de um dia para o outro no frigorífico.

2. No dia, leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o coelho escorrido e deixe fritar até ficar bem douradinho de ambos os lados. Retire e coloque numa travessa.

3. Rejeite metade do azeite da frigideira, adicione-lhe depois a marinada da carne e deixe ferver, fazendo movimentos circulares. Rectifique os temperos, adicione o sumo de limão, regue o coelho e sirva com os pickles, azeitonas a gosto e salsa picada.

 

 

************

 

Pudim de leite em pó

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

300 g de leite em pó

240 g de açúcar

4 Ovos

4,5 dl de  leite

6 colheres (sopa) de caramelo líquido

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus e barre uma forma de buraco com o caramelo líquido.

2. Deite o leite no liquidificador, junte os ovos, o açúcar e o leite em pó, ligue no máximo e deixe bater durante 4 minutos. Verta depois na forma e leve ao forno, em banho-maria, durante 40 minutos.

3. Retire, deixe arrefecer dentro do banho-maria e depois leve ao frio até ao momento de servir. Desenforme num prato largo e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar este pudim com frutos vermelhos frescos, por exemplo framboesas ou amoras.

0 comentários:

Postar um comentário