segunda-feira, 2 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Bolinhos de sapateira com compota de chili

Estes bolinhos de sapateira são um ótimo petisco!

Se procura por entradas e petiscos, esta receita de bolinhos de sapateira são o ideal Se gosta de receitas com sabor a mar, experimente esta receita simples de bolinhos de sapateira com compota de chili! Ficam prontos em 1 hora e são simplesmente irresistíveis.

Ingredientes (Para 10 Pessoas:)

PARA OS BOLINHOS:

250 g de miolo de sapateira

2 Ovos

2 cebolas pequenas

2 malaguetas vermelhas frescas sem sementes

2 cm de gengibre fresco

8 colheres (sopa) de pão ralado + pão ralado q.b.

coentros picados q.b.

Farinha q.b.

Óleo para fritar

PARA A COMPOTA DE CHILI:

2 malaguetas vermelhas frescas

1/2 cebola pequena

1 dente de alho

225 g de açúcar

65 ml de água

40 ml de vinagre

Sumo de 1/2 lima

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Comece por fazer os bolinhos: numa picadora ou robot, triture o gengibre e as malaguetas. Misture com o miolo de sapateira, coentros picados a gosto e as cebolas picadas. Adicione um ovo, misture bem e depois junte o pão ralado e envolva.

2. Molde bolinhos com o preparado anterior e leve-os ao frigorífico por alguns minutos para ficarem mais firmes. Depois, passe-os por farinha, o restante ovo batido e pão ralado e frite-os em óleo quente abundante, até ficarem bem dou-radinhos. Escorra e reserve.

3. Prepare a compota de chili: numa picadora ou robot, coloque as malaguetas, a cebola e o dente de alho sem casca e a água. Triture bem e, se necessário, adicione mais água até obter uma textura fina.

4. Deite o preparado anterior num tacho, adicione o açúcar, o vinagre, o sumo de lima e sal, leve ao lume e deixe levantar fervura. Reduza depois o lume e deixe cozer durante cerca de 30 a 40 minutos. Sirva os bolinhos com este molho.

 

************

 

Truta salmonada no forno

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 postas de truta salmonada

800 g de batatas pequenas

1 cebola pequena

3 dentes de alho

3 dl de vinho branco

• 0,5dlde azeite

1 cubo de caldo de legumes

1 colher (chá) de pimentão-doce

1 folha de louro

Ervas aromáticas a gosto q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje as postas de truta, coloque-as num tabuleiro e tempere-as com a cebola e os dentes de alho picados, o pimentão-doce, o vinho branco, a folha de louro, sal e pimenta. Deixe marinar durante 1 hora.

2. Coloque a truta com a marinada num tabuleiro. Descasque as batatas e disponha-as à volta. Regue com o azeite, junte o caldo de legumes partido em pedaços e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 45 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho e com um pouco de água para que não fique seco.

3. Retire do forno e sirva decorado com ervas a gosto e rodelas de limão.

 

*********

 

Rolo de carne, mortadela e queijo

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

800 g de carne de vaca picada

250 g de mortadela fatiada

200 g de queijo fatiado

1 cebola grande

2 dentes de alho

0,5 dl de azeite

1 ovo

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Pão ralado para passar

Papel de alumínio

Para o molho:

1/2pacote de sopa instantânea de cogumelos

2 dl de natas

4 dl de água

Instruções de preparação:

1. Descasque, lave e pique a cebola e os dentes de alho. Numa tigela, junte a carne picada, a cebola, os alhos, um pouco de salsa picada e o ovo, tempere com sal e pimenta e misture muito bem.

2. Forre o tabuleiro do forno com uma folha de papel de alumínio, espalhe por cima a mistura da carne e alise. Disponha depois as fatias de mortadela ligeiramente sobrepostas.

3. Coloque de seguida as fatias de queijo, também parcialmente sobrepostas mas apenas junto a uma das extremidades.

4. Enrole com a ajuda da folha de alumínio, rejeite a folha, passe por pão ralado, disponha novamente no tabuleiro, regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 40 minutos.

5. Entretanto, faça o molho: num tacho, dilua o pó da sopa de cogumelos na água e nas natas, leve ao lume e deixe ferver até engrossar. Retire o rolo do forno, corte-o em fatias e sirva-as regadas com o molho. Acompanhe com esparguete salteado.

 

************

 

Mousse de vinho do Porto

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

6 folhas de gelatina

2 dl de natas

1 lata de leite condensado

5 Ovos

1 dl de Vinho do Porto branco

100 g de açúcar

Amêndoa granulada torrada q.b.

Instruções de preparação:

1. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Bata as natas em chantilly bem espesso e reserve-o no frio.

2. Deite o leite condensado para o copo do liquidificador, junte as gemas e o Vinho do Porto branco, ligue e deixe bater bem. Escorra a gelatina, leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, junte ao liquidificador, ligue e deixe bater mais um pouco. Retire e deite para uma tigela.

3. Bata as claras em castelo e junte-lhes o açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes. Adicione o chantilly à mistura na tigela, misture bem e junte depois as claras em castelo, aos poucos e mexendo delicadamente. Deite para uma taça, leve ao frio até ficar fofo mas firme, retire e sirva polvilhado com amêndoa granulada torrada e decorado a gosto.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário