sábado, 31 de março de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu para Domingo de Páscoa

Amanhã é dia de almoçar em família, aproveite as nossas receitas e espalhe amor e felicidade no convívio da refeição

 

Tarteletes de camarão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

200 g de farinha

125 g de margarina muito fria

50 g de cebola desidratada

1 ovo

Feijão seco q.b.

Sal q.b.

Margarina para untar

Papel de alumínio

Película aderente

Para o recheio:

250 g de miolo de camarão

4 tomates cereja

1 dente de alho

3 dl de polpa de tomate

2 colheres (sopa) de cebola desidratada

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de margarina mais 1 colher (sobremesa) de margarina

2 colheres (sopa) de sumo de limão

1 colher (sopa) de concentrado de tomate

1 colher (sopa) de cebolinho picado

6folhas de manjericão

Tabasco q.b.

Piripiri em pó q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Triture a cebola desidratada até ficar em pó e misture bem com a farinha e uma pitada de sal. Junte a margarina em cubos e misture com as pontas dos dedos apenas até obter uma mistura areada. Junte o ovo, misture só até obter uma massa homogénea, tape com película aderente e leve ao frio durante 30 minutos.

2. Faça o recheio: descasque e pique finamente o alho e o manjericão e deite num tacho. Adicione a colher (sobremesa) de margarina, a polpa de tomate, a cebola desidratada e o concentrado de tomate, tempere com sal, pimenta e tabasco, leve ao lume durante 10 minutos, retire, reduza a puré e reserve.

3. Estenda a massa com cerca de 5 mm de espessura, forre formas de tartelete untadas com margarina, apare, pique o fundo com um garfo e leve ao frio mais 15 minutos. Forre depois com papel de alumínio, encha com feijão seco e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos. Rejeite o feijão, deixe mais 10 minutos no forno, retire, desenforme e deixe arrefecer.

4. Termine o recheio: tempere os camarões com sal, pimenta e piripiri, salteie-os cerca de 5 minutos numa frigideira com o azeite e as 2 colheres (sopa) de margarina e adicione o sumo de limão. Distribua o molho de tomate pelas tarteletes, junte o camarão salteado com o molho e os tomates cereja cortados ao meio, polvilhe com o cebolinho picado e com mais cebola desidratada e sirva. 

 

************

 

Bacalhau pascal

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 postas de bacalhau demolhadas

4 fatias de presunto

800 g de batatinhas

200 g de ervilhas

1 cebola

3 dentes de alho

1 lata pequena de tomate pelado

2 dl de azeite

1,5 dl de vinho branco

1 folha de louro

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Farinha para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Descasque as batatinhas, lave-as, frite-as em óleo durante 10 minutos, retire-as e deixe-as escorrer.

2. Corte as postas de bacalhau ao meio no sentido horizontal sem separar as metades e recheia-as com as fatias de presunto. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, passe as postas de bacalhau por farinha, junte-as à frigideira e deixe-as fritar rapidamente sem deixar ganhar cor. Retire-as, coloque-as num tabuleiro de louça e disponha as batatas à volta.

3. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo finamente, deite na mesma frigideira com o azeite de fritar o bacalhau, leve de novo ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione a folha de louro e o tomate pelado escorrido e picado, deixe ferver, junte o vinho branco, mexa, deixe ferver novamente, rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta. Adicione então as ervilhas, mexa e deixe ferver.

4. Deite a mistura anterior em cima do bacalhau e das batatas no tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos. Retire e sirva polvilhado com salsa picada.

Sugestão do Chefe - Também pode decorar com azeitonas e ovos cozidos cortados em rodelas.

 

************

Perna de cordeiro com alecrim

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 perna de cordeiro com aprox. 1,500 kg

1 cenoura média

1 cebola média

3 dentes de alho

2 dlde vinho branco

1,5 dl de azeite + 1 colher (sopa) de azeite

0,5 dl de brandy

1 colher (chá) de pimentão-doce

2 folhas de louro

1 ramo de alecrim

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Descasque a cebola e a cenoura e corte-os em cubos. Arranje e disponha a perna de cordeiro num tabuleiro, junte os legumes, tempere com as folhas de louro, os alhos picados, sal, pimenta e o pimentão-doce. Adicione também o vinho branco, o brandy e o 1,5 dl de azeite, envolva, junte o ramo de alecrim e deixe marinar durante 2 horas.

2. Leve um tacho largo ao lume com a colher (sopa) de azeite, deixe aquecer, adicione a perna de cordeiro escorrida e deixe corar de ambos os lados. Adicione depois a marinada com os legumes e deixe ferver.

3. Retire do lume, disponha a carne com os legumes num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 170 graus durante cerca de 1 hora e 30 minutos. Sirva a carne decorada a gosto com o molho passado por um passador fino e acompanhe com batatas assadas ou arroz de forno.

 

************

 

Trança pascal

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

600 g de farinha

175 g de manteiga derretida

100 g de amêndoa palitada

100 g de miolo de noz

100 g de sultanas

100 g de fios de ovos de compra

3 ovos mais 1 gema

1,5 dl de leite mais 1 colher (sopa) de leite

1 saqueta de fermento seco de padeiro

1 pitada de sal

Cerejas em calda q.b.

Farinha para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Coloque a farinha numa bancada misturada com a pitada de sal e abra uma cavidade no meio. Aqueça o 1,5 dl de leite e dissolva o fermento, junte à mistura da farinha, adicione também a manteiga derretida e os ovos e amasse muito bem até ficar uma massa bastante homogénea. Deite numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.

2. Deite a massa novamente para a bancada, junte a amêndoa palitada, as nozes picadas e as sultanas e amasse novamente para envolver os frutos secos. Corte a massa em três porções, estenda-as um pouco e depois entrance-as. Disponha no tabuleiro de forno polvilhado com farinha e deixe levedar mais 15 minutos.

3. Misture a gema com as 2 colheres (sopa) de leite, pincele a trança, junte cerejas em calda por cima a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 minutos ou até que fique cozida. Espete um palito para verificar, retire do forno e deixe arrefecer. Espalhe por cima os fios de ovos e sirva decorada a gosto, por exemplo com amêndoas coloridas, como vê na imagem. Pode polvilhar com açúcar em pó.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário