terça-feira, 6 de março de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa genovesa

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

200 g de bacon inteiro

200 g de feijão branco cozido

100 g de feijão verde redondo

2 batatas grandes

2 cenouras

6 folhas de couve

1 cebola

0,5 dl de azeite

2 colheres (sopa) de molho de soja

2 colheres (sopa) de molho inglês

1 raminho de salsa

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave a cebola e pique-a finamente. Leve uma panela ao lume com o azeite, deixe aquecer e junte a cebola picada. Corte o bacon em pedaços médios, adicione-os à panela e deixe fritar até começar a libertar gordura. Acrescente água, tempere com sal e deixe ferver. 

2. Descasque e lave as batatas, as cenouras e a couve. Corte as batatas e as cenouras em pedaços médios e a couve em juliana e adicione à panela. Junte também o feijão-verde redondo e deixe levantar fervura. Depois reduza o lume e deixe cozinhar cerca de 15 minutos, ou até os legumes estarem macios. 

3. Por fim, adicione o feijão branco, tempere com sal, com os molhos de soja e inglês, e um pouco de pimenta preta. 

4. Polvilhe com salsa fresca picada ou outra erva a gosto e sirva. 

 

************

 

Cação de coentrada com amêijoas

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 postas de cação

500 g de amêijoas frescas

4 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de margarina

Sumo de limão q.b.

Coentros picados q.b.

Sal e piripiri q.b

Instruções de preparação:

1. Demolhe as amêijoas em água com sal, para retirar a areia. Lave-as muito bem, passando-as 2 a 3 vezes por água fria, depois escorra e reserve. 

2. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os. Arranje as postas de cação e tempere-as com o alho, sumo de limão, sal e piripíri, envolva bem e reserve.

3. Leve ao lume o azeite, junte a margarina, depois o cação e deixe corar de ambos os lados. Retire o peixe da frigideira e reserve. Junte as amêijoas à mesma frigideira e deixe cozinhar até abrirem. Junte novamente o cação e coentros picados, tape e deixe cozinhar durante 1 minuto. Retire do lume e sirva acompanhado com batatas cozidas e decorado a gosto. 

 

************

 

Galinha com molho curry

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 galinha grande

1 maçã reineta

1 cebola grande

3 dentes de alho

50 g de coco ralado

4 dl de leite de coco

0,5 dl de azeite

2 colheres (sopa) de caril indiano em pó (curry)

1 folha de louro

Salsa ou coentros q.b.

Sal e pimenta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1.  Arranje a galinha, corte-a em pedaços e tempere-os com sal e pimenta. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. 

2.  Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte os pedaços de galinha e deixe cozinhar até ficarem bem douradinhos de ambos os lados. Adicione depois a cebola, os dentes de alho e a folha de louro e deixe cozinhar mais um pouco até que tudo fique douradinho. Regue com 5 dl de água, junte o caril e o leite de coco, mexa e deixe ferver. 

3.  Descasque e rale a maçã reineta, adicione ao tacho e deixe cozinhar até que o frango fique macio e o molho apuradinho. Junte então o coco ralado, deixe ferver um pouco para engrossar, retire do lume e sirva polvilhado com salsa ou coentros picados. Acompanhe com arroz branco.

Nota do Chefe - pode fazer esta receita com frango do campo.

 

************

 

Bolo de caramelo nevado

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

250 g de farinha

200 g de açúcar

150 g de manteiga amolecida

2 Ovos

2 dl de  leite

1 dl de caramelo líquido

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Manteiga para untar

Papel vegetal

Para a cobertura:

200 g de açúcar

4 claras

1,5 dl de água

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus, forre uma forma com papel vegetal e barre com manteiga. Numa tigela, bata a manteiga amolecida com o açúcar até ficar um creme liso, junte a essência de baunilha e os ovos, um a um batendo sempre até ficar uma mistura homogénea.

2. Adicione então o caramelo, bata bem e junte de seguida a farinha, o fermento e também o leite, aos poucos e batendo sempre até ficar uma massa lisa. Verta para a forma e leve ao forno durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente.

3. Prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com o açúcar e a água e deixe ferver durante 10 minutos. Numa tigela, bata as claras em castelo bem firme, junte a calda de açúcar a ferver e batendo sempre e depois continue a bater até as claras ficarem frias.

4. Retire o papel vegetal do bolo e coloque-o num prato. Deite as claras para um saco de pasteleiro com boquilha, cubra todo o bolo, decore a gosto e sirva.

Sugestão do chefe - Prepare esta decoração: leve ao lume uma frigideira com 4 colheres (sopa) de açúcar até obter um caramelo douradinho. Retire do lume, passe um garfo no caramelo e deixe cair em cima do bolo em fios.

 

0 comentários:

Postar um comentário