quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu para o Jantar

                Caldo verde de coentros

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

600 g de batatas

150 g de couve portuguesa de caldo verde

1 chouriço pequeno

1/2 alho-francês

1 cebola

3 dentes de alho

1 dl de azeite

60 g de coentros

2 folhas de louro

Sal q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

1. Descasque as batatas, a cebola e os alhos, lave-os e corte-os grosseiramente. Arranje e lave o alho-francês e corte-o em rodelas.

2. Leve uma panela ao lume com o azeite, a cebola e os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione as folhas de louro, as batatas, o alho-francês e o chouriço, junte 2 L de água ou até cobrir e deixe cozinhar até a batata ficar macia.

3. Retire o chouriço e o louro, adicione os coentros e passe com a varinha até ficar um creme bem homogéneo. Junte então a couve previamente lavada e escorrida e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos. Rectifique o sal e sirva com o chouriço cortado em rodelas.

Sugere quem sabe: - Pode regar com um fio de azeite ao servir.

 

************

 

Roupa velha gratinada

Não sabe o que fazer com as sobras de bacalhau? Experimente preparar uma roupa velha gratinada!

Nesta época natalícia, a roupa velha é um clássico. Aproveite as sobras do bacalhau, batatas, entre outros ingredientes e prepare a nossa receita de roupa velha gratinada. O molho bechamel e o miolo de broa tornam esta receita simples e fácil ainda mais deliciosa. Experimente para este Natal! Boas festas.

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

700 g de sobras bacalhau

1 kg de sobras de batatas

sobras de couve portuguesa

sobras de cenouras

4 dentes de alho

100 g de miolo de broa

5 dl de bechamel

4 Ovos

4 colheres de sopa de azeite

2 folhas de louro

Coentros q.b.

Sal e pimenta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

1. Aproveite as sobras de bacalhau, rejeite-lhe as peles e as espinhas e lasque-o. Coza os ovos durante 20 minutos, retire-os e coloque-os a arrefecer em água fria.

2. Corte as batatas, a couve e as cenouras que sobraram da ceia de natal.

3. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte os alhos, mexa e deixe refogar até que fiquem douradinhos. Adicione depois o bacalhau, as batatas, a couve e as cenouras, rectifique o sal, tempere com pimenta, envolva bem, deixe cozinhar um pouco e deite num tabuleiro de louça ou pirex. Descasque os ovos cozidos, corte-os em rodelas, disponha-as por cima e regue com o bechamel.

4. Corte a broa em pedaços e triture-os na picadora juntamente com um pouco de coentros. Espalhe por cima do tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus ou até que fique douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Peito de peru recheado com arroz de pinhões e legumes

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

800 g de peito de peru

100 g de arroz

50 g de pinhões

1 molho de espinafres

3 pimentos morrones

2 dentes de alho

3 dl de vinho branco

0,5 dl de azeite

1 colher (chá) de pimentão-doce

1 cubo de caldo de carne

1 limão

Tomilho q.b.

Sal e pimenta q.b.

Fio de cozinha

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

1. Arranje o peito de peru, corte-o de modo a obter um bife grande e tempere-o com os dentes de alho picados, o pimentão-doce, o vinho branco, sal e pimenta. Coza o arroz em água temperada com sal, depois escorra e deixe arrefecer. À parte coza os espinafres em água temperada com sal e escorra-os muito bem, espremendo-os se necessário.

2. Coloque os pimentos morrones em pedaços sobre o peito de peru escorrido, junte os espinafres, o arroz e os pinhões, enrole e prenda com fio de cozinha. Coloque num tabuleiro, regue com a marinada, adicione o limão cortado em rodelas, o caldo de carne desfeito e um pouco de tomilho.

3. Regue também com o azeite e leve depois ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 50 minutos, regando de vez em quando com o molho do tabuleiro. Retire do forno, corte em fatias e sirva decorado a gosto. Pode guarnecer com batatas assadas.

 

************

 

Ananás com fios de ovos

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

1 ananás ou abacaxi grande

300 g de fios de ovos

150 g de açúcar

6 gemas

1 romã

1,5 dl de água

1 pau de canela

1 casquinha de limão

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

1. Coloque num tacho o açúcar com a água, a casca de limão e o pau de canela. Leve ao lume e deixe ferver. Decorrido esse tempo, retire do lume, rejeite o pau de canela e casca de limão.

2. Numa tigela bata as gemas e junte o preparado anterior em fio, mexendo sempre até engrossar.

3. Decorrido esse tempo, retire do lume, passe pelo passador de rede e deixe arrefecer. Corte o ananás ao meio, e retire o miolo do ananás.

4. Retire o caroço e corte em pedaços regulares. Retire o miolo da romã. Disponha os ingredientes dentro do ananás de uma forma harmoniosa. Decorrido esse tempo, sirva decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário