quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu para o Almoço

Creme de sapateira

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

1 sapateira com aproximadamente 800 g

4 fatias de pão caseiro

100 g de alho-francês

2 tomates maduros

1 cenoura média

2 cebolas médias

2 dentes de alho

1 dl de azeite

Cebolinho q.b.

Piripiri q.b.

Sal e pimenta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Coloque a sapateira numa panela, cubra com água abundante e leve ao lume até cozer. Retire do lume, deixe arrefecer e retire o miolo da carapaça, das patas e das pinças, bem como as ovas.

2. Descasque e pique as cebolas e os alhos e refogue-os numa panela com o azeite. Junte a cenoura descascada e cortada em pedaços, bem como o alho-francês e tomate limpos e cortados também em pedaços, e mexa bem.

3. Adicione 2 L de água quente, a carne e as ovas da sapateira e deixe cozinhar mais 5 minutos. Passe tudo com a varinha e tempere com sal, pimenta e piripiri. Na hora de servir, polvilhe com cebolinho picado e acompanhe com o pão torrado.

 

************

 

Lombos de bacalhau com pesto de coentros e nozes

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

4 lombos de bacalhau demolhado (com cerca de 120 g cada)

1 molho de coentros

2 dentes de alho, picados

40 g de miolo de noz picado

2 colheres (sopa) de vinagre

0,5 dl de azeite

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Seque o bacalhau com papel de cozinha. Ligue o grelhador e quando estiver quente grelhe o bacalhau até ficar douradinho de ambos os lados.

2. Entretanto prepare o pesto: pique os coentros grosseiramente e deite-os na picadora, junte os alhos picados, o miolo de noz picado e o vinagre e triture. Junte o azeite, em fio, batendo sempre. Retire, verta para uma tigela, mexa e reserve.

3. Disponha o bacalhau numa travessa, regue com o pesto e acompanhe com batatinhas assadas com pele, tomate-cereja, couves ou grelos cozidos.

Dica do chefe - Só quando o bacalhau ficar bem douradinho de um dos lados é que o deve virar para que não fique agarrado ao grelhador. Conselho da nutricionista: As nozes são ricas em gorduras polinsaturadas, nomeadamente ómega 3, logo, pode reduzir na quantidade de azeite do molho pesto.

 

************

 

Coxas de frango com figos e canela

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

8coxas de frango

100 g de figos secos

3 dentes de alho

2 dl de natas

1 cerveja (33 cl)

1 colher (sopa) de Margarina

1 colher (sopa) de azeite

¦ 1 cubo de caldo de carne

1 pau de canela

Cominhos em pó q.b.

Canela em pó q.b.

Sumo de limão q.b.

Alecrim q.b.

Sal e pimenta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Arranje as coxas de frango, deite-as numa tigela e tempere-as com sumo de limão, os dentes de alho picados, a cerveja, cominhos em pó, o pau de canela, sal e pimenta. Envolva e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a margarina, deixe aquecer, junte as coxas de frango escorridas e deixe-as cozinhar até ficarem douradinhas de ambos os lados. Adicione a marinada e deixe ferver até evaporar o álcool. Junte depois um raminho de alecrim e os figos secos e deixe cozinhar até os figos ficarem macios.

3. Adicione então as natas e o caldo de carne desfeito e deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume e sirva polvilhado com canela em pó. Pode acompanhar com arroz branco.

 

************

 

bolo de laranja

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

200 g de açúcar

130 g de farinha

3 Ovos

1 laranja

1 colher (chá) de fermento

Manteiga para untar

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Para preparar esta receita de bolo de laranja, unte uma forma de buraco com manteiga. Misture e peneire a farinha com o fermento. Raspe a casca e esprema o sumo da laranja.

2. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar, juntando aos poucos o sumo e a raspa da laranja, até obter um creme fofo. Adicione a farinha com o fermento e bata apenas um pouco para misturar. À parte, bata as claras em castelo, adicione 1/3 à mistura e bata bem. Adicione depois o resto das claras e envolva delicadamente, sem bater.

3. Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 35 minutos ou até que o bolo fique bem cozido. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário