segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Pastelinhos de vitela e cebola

Ingredientes (Para 10 Unidades:)

1 rolo de massa quebrada estendida de compra

150 g de carne de vitela picada

2 cebolas médias

1 dente de alho

1 dl de natas

1 ovo

1 colher (sopa) de azeite

• 1 colher (sopa) de manteiga mais 1 colher (sobremesa) de manteiga

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

2 colheres (chá) de mostarda

1 colher (chá) de molho inglês

Piripiri em pó q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Retire a massa quebrada do frigorífico e deixe repousar cerca de 20 minutos. Descasque as cebolas e o alho, corte as cebolas em meias luas muito finas

e pique finamente o alho. Deite a cebola para um tacho, junte a colher (sopa) de manteiga, tempere com uma pitada de sal, leve ao lume brando e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Junte o vinagre balsâmico e a colher (sobremesa) de manteiga, envolva e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos.

2. Tempere a carne picada com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a carne e o alho picado e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 10 minutos. Reduza o lume, junte a mostarda, o molho inglês e as natas, tempere com uma pitada de piripiri, envolva bem e deixe cozinhar mais 2 minutos. Retire do lume e reserve.

3. Ligue o forno a 200 graus. Bata o ovo com 2 colheres (sopa) de água. Corte a massa quebrada em círculos com cerca de 7 cm de diâmetro, junte as aparas, forme uma bola, estenda-a rapidamente com a mesma espessura e corte mais círculos. Coloque, no centro de cada círculo, uma colher (chá) da mistura de cebola e depois distribua o preparado da carne. Dobre, una bem os rebordos, pressionando com os polegares, pincele com o ovo batido e leve ao forno durante 25 minutos ou até ficarem cozidos e douradinhos. Acompanhe com salada.

 

************

 

Pescada com broa e batatas salteadas

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de postas de pescada congelada

800 g de batatas

150 g de broa de milho

1 cebola média

4 dentes de alho

1 dl de azeite

1 colher (chá) de pimentão-doce

1 raminho de salsa

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave e descasque as batatas, corte-as em rodelas e coza-as em água temperada com sal durante 10 a 15 minutos. Depois escorra-as e deixe-as arrefecer.

2. Verta um pouco do azeite num tabuleiro de louça pequeno de modo a cobrir o fundo, disponha as postas de pescada por cima e tempere com sal.

3. Corte a broa em pedaços e triture-os na picadora. Descasque e pique muito finamente os dentes de alho, deite-os para um tacho, junte 3 colheres (sopa) do azeite, leve ao lume e deixe alourar. Adicione a broa e o pimentão, envolva e deixe cozinhar mais 3 minutos. Espalhe sobre o peixe e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 25 minutos.

4. Descasque e corte a cebola em rodelas. Leve o restante azeite ao lume num tacho, deixe aquecer, junte a cebola e deixe refogar durante 2 minutos. Adicione depois as batatas cozidas, deixe-as corar de ambos os lados, junte ao tabuleiro com o peixe e sirva decorado com a salsa.

 

************

 

Assado de peru em crosta de batata

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

700 g de carne de peru picada

1,500 kg de batatas

150 g de ervilhas

2 cenouras

1 cebola

2 dentes de alho

1 lata grande de tomate pelado

150 g de queijo mozzarella ralado

1 dl de azeite

3 colheres (sopa) de farinha

2 colheres (sopa) de mostarda

1 colher (sopa) de molho inglês

3,5 dl de caldo de galinha

1 raminho de tomilho

Sal e pimenta q.b.

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a carne de peru picada e mexa bem até ficar solta. Descasque a cebola, os dentes de alho e as cenouras, pique a cebola e os alhos, junte ao tacho e mexa. Adicione depois as cenouras cortadas em rodelas e o tomilho e misture.

2. Junte o tomate pelado picado com o molho, a mostarda e o molho inglês, polvilhe com a farinha, adicione de seguida o caldo de galinha a ferver, mexa bem, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos. Junte então as ervilhas, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos, lave-os, deixe-os escorrer, frite-os em óleo mas sem deixar que fiquem com cor e escorra muito bem. Deite a mistura do peru num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe em cima as batatas fritas, polvilhe com o queijo mozzarella ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até ficar douradinho. Retire e sirva quente, se quiser polvilhado com salsa picada.

 

************

 

Sonhos de arroz

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

125 g de arroz agulha

50 g de farinha

50 g de  manteiga

3 Ovos

2,5 dl de  leite

1 dl de rum

1 colher (sopa) de açúcar

Raspa da casca de 1 limão

Sal q.b.

Açúcar para passar

Canela em pó para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Coza o arroz agulha em água durante 7 minutos, escorra-o, passe-o por água, deixe-o escorrer muito bem e deite-o num tacho. Junte o leite, leve ao lume e deixe cozinhar até absorver o leite.

2. Adicione uma pitada de sal, o açúcar, a manteiga e a raspa de limão, mexa e deixe amornar. Junte então a farinha, misture, adicione depois as gemas e o rum e misture novamente.

3. Aqueça o óleo numa fritadeira. Bata as claras em castelo bem firme, envolva-as no preparado anterior, retire porções com uma colher de sopa e leve-as a fritar, poucas de cada vez, até ficarem douradinhas. Retire os sonhos, deixe-os escorrer sobre uma folha de papel de cozinha, passe-os ainda quentes por uma mistura de açúcar e canela e sirva-os.

0 comentários:

Postar um comentário