domingo, 28 de janeiro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Canja de coelho assado

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de coelho

1 alho-francês

1 cenoura pequena

2 cebolas

2 dentes de alho

1,5 hastes de aipo

1 dl de vinho branco

4 colheres (sopa) de azeite

3 raminhos de tomilho

1 folha de louro

Piripiri em pó q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 210 graus. Deite 1 colher (sopa) do azeite num tabuleiro, junte 1 cebola descascada e cortada grosseiramente e 2 raminhos de tomilho. Disponha por cima o coelho cortado em pedaços médios, regue com mais 1 colher (sopa) do azeite, envolva e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até o coelho ficar assado e douradinho.

2. Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos muito pequenos. Corte também 1/2 haste de aipo em cubinhos. Descasque a restante cebola e os alhos e pique-os. Arranje o alho francês, rejeite-lhe a parte verde, lave a parte branca e corte-a em pedaços. Lave e corte também o resto do aipo em pedaços. Deite os alhos, a cebola, o aipo e o alho francês numa panela, adicione o restante azeite, leve ao lume, tempere com sal e deixe refogar durante 10 minutos, mexendo sempre.

3. Retire o coelho do forno, deite-o na panela juntamente com o molho e a cebola do tabuleiro, acrescente 1 L de água e o vinho branco, rectifique o sal, tempere com pimenta e com uma pitada de piripiri, junte também o resto do tomilho e o louro e deixe cozer cerca de 40 minutos. Coe depois o caldo, desfie o coelho rejeitando os ossos, adicione-o novamente ao caldo, junte os cubinhos de cenoura e aipo e sirva quente e decorado a gosto.

Nota do Chefe - Use de preferência partes do coelho com osso ou então sobras de coelho assado.

 

************

 

Açorda de bacalhau de Aveiro

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

2 postas de  bacalhau do lombo demolhadas (aprox. 200 g cada)

1 pão caseiro grande (aproximadamente 1 kg)

2 tomates maduros

1 cebola pequena

4 dentes de alho

1,2 dl de Azeite

1 colher de sopa de coentros picados

q.b. de Picante

q.b. de Sal e pimenta

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Leve ao lume um tacho com cerca de 1 L de água, metade do azeite, 2 dentes de alho picados e os talos dos coentros e deixe ferver 8 minutos. Corte o pão em pedaços pequenos, deite-os numa tigela, regue-os com este caldo passado pelo passador de rede e deixe amolecer.

2. Leve outro tacho ao lume com o restante azeite, a cebola e o resto dos alhos picados e deixe refogar um pouco até a cebola ficar macia. Adicione os tomates cortados em cubos e deixe refogar mais 2 minutos, em lume brando. Junte então as postas de bacalhau cortadas em pedaços ou lascadas, envolva, tape e deixe cozinhar um pouco.

3. Adicione o pão ligeiramente escorrido, envolva bem, tempere com sal, pimenta e picante e deixe ferver, mexendo sempre, até obter uma açorda macia. Sirva polvilhado com as folhas dos coentros picadas.

Sugere quem sabe: Pode cozinhar o bacalhau em posta e retirar antes de adicionar o pão ao tacho. Depois da açorda feita, coloque o bacalhau por cima, e lasque na altura de servir.

 

************

 

Pernil de porco assado no barro

Este pernil de porco é uma daquelas receitas de forno deliciosas que todos vão querer provar É tão simples de fazer! E aquece a casa 😉 O que lhe parece? Veja aqui mais receitas. Bom apetite!

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

2 pernis de porco frescos

2 cebolas

4 dentes de alho

1 dl de azeite

5 dl de vinho branco

2 colheres (sopa) de massa de pimentão

2 folhas de louro

1 ramo de tomilho

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Ponha os pernis inteiros ou cortados em pedaços a demolhar em água fria durante algumas horas. Leve um tacho ao lume com água, junte as folhas de louro e o tomilho, tempere com sal e deixe ferver. Lave muito bem os pernis, junte-os ao tacho e deixe cozinhar durante 15 minutos.

2. Ligue o forno a 170 graus. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em gomos, pique os alhos e deite tudo para um tabuleiro de barro. Adicione a massa de pimentão, o azeite, o vinho branco, um pouco de sal e pimenta e misture bem.

3. Junte então os pernis, envolva bem e leve ao forno durante cerca de 1 hora e 45 minutos, virando de vez em quando. Retire do forno e sirva acompanhado com legumes salteados, batatas ou arroz.

Sugestão do chefe - Se preferir, quando faltarem 40 minutos para acabar de assar, adicione batatinhas descascadas ao tabuleiro e envolva.

 

************

 

Encharcada de évora

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

750 g de açúcar

20 gemas mais 4 ovos

2,5 dl de água

2 casquinhas de limão

1 pau de canela

Instruções de preparação:

1. Leve um tacho largo ao lume com o açúcar, a água, as cascas de limão e o pau de canela e deixe ferver até dissolver o açúcar.

2. Passe os ovos e as gemas pelo passador de rede, deite numa tigela e mexa. Verta depois no tacho, em fio e mexendo sempre delicadamente e deixe ferver um pouco.

3. Deite tudo para uma tigela, queime por cima com um ferro próprio ou maçarico, deixe arrefecer e sirva. Pode levar primeiro ao frigorífico para ficar fresco.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário