sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Blog Mais Nutrição

Blog Mais Nutrição


Mais um milagre para emagrecer

Posted: 06 Jan 2012 01:01 AM PST

Imagem: Ale Paiva

O assunto mais comentado das últimas semanas foi o medicamento[bb] Liraglutida, o Victoza do laboratório farmacêutico Novo Nordisk. A reportagem bombástica, de capa, da revista Veja, "Parece um Milagre", animou nossos pacientes mais desiludidos. Nossa caixa de mensagem ficou abarrotada, nossos antigos pacientes voltaram a ligar e marcar consulta, os estoques da medicação em todas as farmácias paulistas esgotaram. Venderam em 3 dias a quantidade programada para o mês de setembro. O mais difícil tem sido explicar, a todos eles, que não existem milagres emagrecedores.

Infelizmente, matérias como essa podem denegrir a imagem de um bom medicamento. As pessoas vão cair em si e constatarem que o milagre não aconteceu e vão chegar à conclusão de que o remédio não é bom.
Na verdade, esse medicamento representa o que há de mais moderno em pesquisa de tratamento do diabetes, mas não é um bom emagrecedor[bb]. Quando comparado com os demais medicamentos que dispomos para o tratamento do diabetes, a liraglutida tem a grande vantagem de não causar ganho de peso, como ocorre com as outras drogas antidiabéticas e pode, mesmo, causar pequena perda de peso.
Para os não diabéticos, não temos nenhum estudo conclusivo com o uso da liraglutida. Os estudos que dispomos em populações livres da doença são todos pré-diabéticos, ou seja, possuem as alterações metabólicas que prenunciam a doença, e apesar de não serem diabéticos[bb], são assim chamados porque não mais preenchem os critérios de normalidade.
Estão, na verdade, a meio caminho, entre a normalidade e a doença.
Por mais que sonhamos com um medicamento que cause perda de peso sem mudanças no estilo de vida e sem empenho do paciente, nada indica que tenhamos essa maravilha tão cedo.
Depoimentos de sedentários convictos contando vantagens de perdas de alguns quilos em alguns dias não significam nada frente à longa jornada que terão pela frente. Ao lerem tais declarações, nossos pacientes passam a imaginar como seria fácil para eles alcançarem o mesmo objetivo.
Leia o restante desta notícia no Comer sem Culpa.

Para ler mais:

Não deixe de visitar a Loja Mais Nutrição.Um site seguro onde você adquire seus produtos Herbalife parcelado em até 12x, frete grátis e acompanhamento personalizado!


0 comentários:

Postar um comentário