sexta-feira, 18 de outubro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Folhadinhos de Peixe Picantes

INGREDIENTES (Para 12 unidades:)

3 placas de massa folhada com 200 g cada

700 g de peixe congelado a gosto

1 cebola

2 dentes de alho

0,5 dl de azeite

30 g de farinha maisena

1 gema

1 malagueta vermelha grande

Coentros picados q. b.

Noz-moscada q.b.

Sal q.b.

Farinha para polvilhar

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Descongele e arranje o peixe e leve-o a cozer em água temperada com sal. Depois escorra-o, deixe-o amornar, retire-lhe as peles e as espinhas, lasque-o finamente e deite-o numa tigela. Passe 3 dl de caldo pelo passador de rede e deixe-o arrefecer.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, junte depois a cebola e os alhos e deixe refogar até que fique douradinho. Desfaça a farinha maisena num pouco do caldo de peixe, junte ao tacho, adicione o resto do caldo e mexa sempre até engrossar. Retire do lume, rectifique o sal e tempere com noz-moscada.

3. Lave a malagueta, corte-a ao meio, rejeite-lhe as sementes, corte-a em tiras finas e junte-as à tigela com o peixe. Adicione também a mistura anterior e um pouco de coentros picados, misture muito bem e deixe arrefecer.

4. Ligue o forno a 220 graus. Estenda a massa folhada até obter 3 rectângulos e corte cada um deles em quatro. Distribua por cima o preparado anterior deixando uma margem com cerca de 2 cm, pincele essa margem com a gema batida, dobre, apare e coloque em tabuleiros polvilhados com farinha. Pincele depois por cima com o resto da gema e leve ao forno entre 20 e 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. Retire do forno, descole-os de imediato com uma espátula, deixe-os arrefecer e sirva-os.

 

************

 

Sopa tailandesa

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

1 kg de camarão médio

500 g de cogumelos shiitake frescos

3 latas de leite de coco

1 l de caldo de legumes

3colheres (sopa) de molho de peixe

2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado

2 colheres (sopa) de sumo de lima

2 colheres (chá) de caril vermelho em pasta

1 colher (sopa) de açúcar amarelo

1 colher (sopa) de óleo

3 folhas de lima kaffir

2 malaguetas vermelhas

1 talo de erva-príncipe picado

Sal q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Deite o óleo num tacho, leve ao lume e deixe aquecer. Junte o gengibre, a erva-príncipe e o caril e envolva tudo. Acrescente o caldo de legumes, mexendo sempre.

2. Adicione o molho de peixe, as malaguetas e o açúcar amarelo e deixe cozinhar durante 15 minutos.

3. Junte o leite de coco, as folhas de lima kaffir e os cogumelos e mexa. Por fim, acrescente o camarão, regue com o sumo de lima e tempere com sal. Sirva de imediato.

 

************

 

Truta salmonada

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

4 trutas salmonadas

250 g de tomates cereja

4 bolbos de funcho

4 dentes de alho

1 raminho de salsa

1 limão

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Lave e arranje as trutas. Na barriga de cada uma, coloque um dente de alho esmagado, umas folhas de salsa e uma fatia de limão. Tempere com sal e pimenta e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.

2. Corte os bolbos de funcho ao meio e coloque-os à volta do peixe. Junte também os tomates-cereja e tempere com uma pitada de sal.

3. Regue tudo com um fio de azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 30 minutos. Sirva com cuscuz aromatizado com açafrão, lima e cebolinho ou com outro acompanhamento a gosto.

 

************

 

Tacinhas de ervilhas com ovos

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

400 g de sobras de ervilhas congeladas

4 ovos L

80 g de bacon em cubos

2 tomates chucha maduros

1 cebola

7 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

Pimenta e tomilho q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Coloque as ervilhas em água, para descongelarem. Aqueça o azeite num tacho, adicione o bacon e aloure-o. Junte a cebola e os dentes de alho, finamente picados, e deixe refogar durante 5 minutos.

2. Adicione os tomates, cortados em pequenos cubos, as ervilhas escorridas e um pouco de tomilho, tape o tacho e deixe cozinhar por mais 3 minutos.

3. Tempere com o sal, mexa e abra os ovos para dentro do tacho. Deixe cozinhar um pouco, tendo o cuidado de não deixar as gemas solidificarem.

4. Retire do lume e distribua por tacinhas, dispondo cuidadosamente um ovo em cada uma. Polvilhe com um pouco de pimenta e tomilho e sirva de imediato.

 

************

 

Tarte de meloa

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

Para a base:

200 g de bolachas shortcake de chocolate

80 g de manteiga derretida

Para o recheio:

1 meloa grande (sobras)

2 iogurtes gregos naturais

50 g de mel

1 pacote de natas

60 ml de água

5 folhas de gelatina

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Prepare a base: coloque as bolachas e a manteiga numa picadora e triture até obter uma textura de areia molhada. Forre uma tarteira com esta massa e reserve no frio.

2. Prepare o recheio: demolhe as folhas de gelatina na água fria, durante alguns minutos, depois escorra-as e derreta-as no microondas, sem deixar ferver.

3. Bata as natas em chantili e depois misture-lhes, batendo sempre, o mel, os iogurtes e a gelatina, em fio. Deite esta mistura na tarteira, sobre a base de bolacha.

4. Retire meias bolas da polpa da meloa, auxiliando-se de um utensílio próprio, e disponha-as sobre o creme. Leve ao frigorífico durante, pelo menos, 4 horas.

sugere quem sabe: Também pode cortar a meloa em fatias finas ou cubos.

0 comentários:

Postar um comentário