sábado, 29 de junho de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

                Choux recheados com queijo da serra e cogumelos

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

Para a massa:

250 g de farinha

7 Ovos

300 ml de água

1 colher (sopa) bem cheia de manteiga

1 pitada de sal

Margarina para untar

Para o recheio:

500 g de queijo da serra (cerca de 1/2 queijo)

250 g de cogumelos selvagens

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

Tomilho q.b.

Instruções de preparação:

1. Prepare a massa: leve ao lume um tacho com a água, a manteiga e a pitada de sal e deixe ferver. Junte a farinha, em forma de chuva, e mexa muito bem até obter uma massa homogénea. Retire do lume, coloque numa tigela e, quando amornar, acrescente os ovos, um a um, amassando sempre muito bem, num movimento de abrir e fechar as mãos.

2. Coloque a massa num saco de pasteleiro com boquilha lisa, forme bolinhas sobre dois tabuleiros, untados com margarina, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 40 minutos ou até ficarem douradinhas. Retire do forno e deixe arrefecer.

3. Prepare o recheio: refogue os alhos picados numa frigideira com o azeite, depois junte os cogumelos, previamente cortados em quartos, e folhinhas de tomilho e deixe saltear. Retire do lume, deite numa picadora, adicione o queijo (sem casca), ligue e pique muito bem. Retifique os temperos e reserve.

4. Faça um corte na parte superior dos choux e recheie-os com o creme anterior, utilizando um saco de pasteleiro. Sirva com decoração a gosto.

 

************

 

Sopa de maçã com feijão vermelho

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 cebola

3 dentes de alho

500 g de batatas

250 g de maçãs

0,5 dl de azeite

400 g de feijão vermelho cozido

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave e descasque a cebola, os dentes de alho, as batatas e as maçãs. Corte a cebola grosseiramente, deite para uma panela, junte o alho e o azeite e deixe refogar. Depois de refogado, adicione as batatas e água até cobrir e deixe cozinhar durante 20 minutos.

2. Junte depois o feijão escorrido e a maçã cortada aos cubos, reservando um pouco destes ingredientes para decorar. Junte mais um pouco de água e deixe cozinhar até que os alimentos estejam macios. Tempere com sal e pimenta e reduza tudo a puré.

3. Se necessário, acrescente mais água para a sopa ficar suave, junte depois o feijão e a maçã que reservou e leve novamente ao lume até ferver. Sirva de imediato.

 

************

 

Bacalhau de Santo António

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

3 lombos de bacalhau

350 g de batata frita palha

2 cenouras

2 cebolas

2 dentes de alho

8 dl de  leite

4 colheres (sopa) de azeite

60 g de farinha maisena

1 folha de louro

1 ramo de coentros

Sal e pimenta q.b.

Pão ralado para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Demolhe atempadamente os lombos de bacalhau. No dia, leve-os a cozer em água temperada com sal, a folha de louro e o ramo de coentros, retire do lume, deixe amornar o bacalhau, rejeite-lhe as peles e as espinhas e lasque-o finamente. Passe o caldo pelo passador de rede.

2. Desfaça a farinha maisena num pouco do caldo de cozer. Deite o leite num tacho, junte a farinha maisena dissolvida, leve ao lume, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até engrossar. Retire do lume e reserve.

3. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Leve um tacho ao lume com o azeite, adicione a cebola e os alhos, deixe refogar até ficar macio, retire do lume, junte as cenouras descascadas e raladas, a batata palha e o bacalhau e envolva.

4. Regue depois com o molho que preparou, envolva, rectifique os temperos, deite num tabuleiro de louça ou pirex, polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até ficar douradinho. Retire e sirva com salada.

 

************

 

Churrasco de verão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 kg de carne (costela, picanha, bife, etc.)

1 bolbo de funcho

1 lata de ananás em calda

1 raminho de alecrim

Azeite extravirgem q.b

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Tempere as carnes com sal e pimenta e grelhe-as, de ambos os lados, sobre uma grelha bem quente. Passe o raminho de alecrim por azeite e, de vez em quando, pincele as carnes com ele.

2. Grelhe também as rodelas de ananás escorridas e o funcho, cortado em fatias grossas. Tempere com sal e pimenta e sirva como acompanhamento das carnes.

 

************

 

Mousse de ananás fresca

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 ananás fresco

100 g de açúcar

80 g de farinha

3 Ovos

Instruções de preparação:

1. Descasque o ananás, corte-o ao meio, rejeite-lhe a parte mais dura do meio, corte-o em pedaços e reduza a puré na picadora.

2. Deite as gemas para uma tigela, junte 50 g do açúcar, mexa bem, adicione a farinha, misture, junte o puré de ananás e mexa novamente. Deite esta mistura para um tacho e leve ao lume, mexendo até ferver. Retire do lume, deite para uma tigela e deixe arrefecer.

3. Bata as claras em castelo e adicione os restantes 50 g de açúcar, aos poucos, batendo até ficarem firmes. Junte-as ao preparado anterior, envolva delicadamente, deite numa taça e leve ao frio até ficar bem fresco.

Nota do Chefe - Esta mousse pode ser feita com frutos da época, como marmelos, peras. Fica com uma consistência diferente, mas saborosa na mesma.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário