sexta-feira, 24 de maio de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Empadas de pato com caju

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

2 rolos de massa folhada estendida

300 g de pato cozido e limpo

1 tomate

1 cebola

1 dente de alho

200 ml de molho bechamel

2 colheres (sopa) de miolo de caju picado sem sal

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 colher (sopa) de pão ralado

Sal e pimenta q.b.

Ovo para pincelar

Instruções de preparação:

1. Descasque a cebola e o alho, pique-os e aloure-os num tacho com o azeite. Adicione o tomate, finamente picado, deixe cozinhar, depois junte o pato desfiado e os cajus picados e mexa.

2. Acrescente o molho bechamel e o pão ralado e envolva bem, deixando engrossar. Por fim, tempere com sal e pimenta, junte a salsa picada, mexa e retire do lume.

3. Corte a massa folhada em seis círculos maiores e em seis círculos mais pequenos. Com os maiores, forre o interior de pequenas formas, deixando de fora o bordo.

4. Recheie as empadas com o preparado de pato, cubra com os círculos mais pequenos e coloque o bordo das massas por cima, fechando bem. Pincele com ovo e leve ao forno, pré-aquecido a 190 graus, por cerca de 15 minutos.

 

************

 

Sopa de brócolos

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

400 g de sobras de brócolos cozidos

1 batata média

1/2 alho-francês

1 cebola média

2 dentes de alho

1 dl de azeite

1 ramo de coentros

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave o alho-francês e corte-o em pedaços. Descasque a batata, a cebola e os dentes de alho, corte a batata em cubos e a cebola em pedaços grosseiros.

2. Leve uma panela ao lume com o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione o alho francês e os cubos de batata e mexa. Reserve alguns brócolos cozidos, junte os restantes à panela, acrescente 1,5 L de água e deixe cozer até os legumes ficarem macios.

3. Retire do lume adicione os coentros e reduza a puré. Tempere com sal e pimenta e sirva com os brócolos cozidos que reservou por cima. Pode regar com um fio de azeite e acompanhar com cubos de pão torrados.

 

************

 

Meia-desfeita da Estremadura

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

4 postas grandes de bacalhau demolhadas

300 g de grão-de-bico

3 ovos cozidos

1 cebola

2 dentes de alho

150 ml de azeite

2 colheres (sopa) de vinagre

1 colher (chá) de colorau

1 raminho de salsa

Azeitonas pretas sem caroço q.b.

Sal e pimenta preta q.b.

Instruções de preparação:

1. Coloque o grão de molho em água fria, de um dia para o outro ou durante, no mínimo, 6 horas. Após o tempo indicado, coza-o numa panela de pressão, coberto com água, durante 30 minutos (após a panela começar a ferver).

2. Num tacho à parte, coza o bacalhau em água, depois escorra-o, deixe-o arrefecer, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o. Descasque e pique a cebola e os alhos, assim como a salsa. Misture estes ingredientes e reserve.

3. Disponha o grão escorrido numa travessa funda e cubra-o com as lascas de bacalhau, os ovos cortados em rodelas e azeitonas. Misture o azeite com o vinagre, o colorau, sal e pimenta e coloque numa molheira. Sirva o bacalhau com a cebolada e o molho à parte.

sugere quem sabe: Se preferir, coloque a cebolada por cima do bacalhau e regue com o molho.

 

************

 

Arroz de frango no forno

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 frango

1 chouriço de carne

200 g de bacon

500 g de arroz agulha

150 g de ervilhas

3 tomates pelados

1 cenoura

2 cebolas

3 dentes de alho

5 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de açafrão em pó

1 cubo de caldo de galinha

Sumo de 1 limão

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus. Corte o frango em pedaços, deite-os para um tabuleiro, tempere-os com sal, pimenta e o sumo de limão, junte os alhos picados, uma cebola cortada em rodelas finas e os tomates pelados picados. Leve ao forno, virando de vez em quando, até ficar douradinho.

2. Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos. Leve ao lume um tacho com água, adicione o chouriço e o bacon e deixe cozinhar durante 15 minutos. Junte a cenoura e as ervilhas, deixe cozinhar mais 10 minutos e depois escorra.

3. Descasque e pique a outra cebola, deite para um tacho, adicione o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar macia. Junte depois o arroz e mexa bem até ficar quente e brilhante. Retire o frango do forno, passe o molho pelo coador de rede fina, adicione-o ao tacho, junte também o caldo de galinha, o açafrão e 1 l de água, mexa, rectifique o sal, tape e deixe ferver.

4. Leve depois o tacho ao forno durante 15 minutos, retire, deixe repousar 10 minutos, passe um garfo para soltar o arroz e deite para um tabuleiro. Adicione o frango, as ervilhas, os cubinhos de cenoura, o chouriço cortado em rodelas e o bacon em pedaços e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Creme mousseline com frutos vermelhos

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

250 g de manteiga amolecida

150 g de açúcar

80 g de frutos vermelhos

50 g de farinha maisena

2 gemas l

500 ml de leite gordo

1 colher (chá) de essência de baunilha

Instruções de preparação:

1. Leve a lume brando um tacho com o leite e a essência de baunilha e deixe aquecer até levantar fervura. Retire e reserve.

2. Bata as gemas com o açúcar até dobrarem de volume e ficarem fofas e esbranquiçadas. Adicione a farinha maisena peneirada, batendo sempre, até obter um preparado homogéneo.

3. Junte o leite em fio, mexendo sempre com uma vara de arames, e leve novamente a lume brando, sem parar de mexer, até engrossar.

4. Desligue o lume e junte a manteiga, aos poucos, misturando até ficar bem envolvida. Deite o creme num tabuleiro, cubra com película aderente e leve ao frio durante 1 hora.

5. Após o tempo indicado, coloque o creme num saco de pasteleiro e disponha-o em copos de servir. Finalize com os frutos vermelhos e sirva.

sugere quem sabe: Este creme, de origem francesa, é ótimo para rechear bolos ou como recheio de tartes com fruta.




Logótipo AVG

Este e-mail foi verificado em termos de vírus pelo software antivírus AVG.
www.avg.com


0 comentários:

Postar um comentário