domingo, 31 de março de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do dia

Folar transmontano

Ingredientes (Para 10 Pessoas:)

1 kg de farinha

9 ovos grandes

2,5 dl de azeite

50 g de fermento de padeiro

1 dl de água morna

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

Farinha para polvilhar

Azeite para pincelar

Ovo batido para pincelar

Para o recheio:

300 g de entrecosto frito

300 g de presunto

250 g de chouriço de carne

Instruções de preparação:

1. Dissolva o fermento e o açúcar na água morna e deixe repousar durante 5 minutos. Deite a farinha em cima da mesa, abra-lhe uma cavidade, junte os ovos, o azeite, o sal e a mistura do fermento, misture muito bem e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra-a com um pano e deixe levedar, em local quente, até a massa triplicar o volume.

2. Corte o entrecosto frito e o presunto em pedacinhos e o chouriço em rodelas. Deite a massa em cima da mesa polvilhada com farinha e estenda-a com o rolo em forma de rectângulo. Espalhe metade das carnes numa das pontas do rectângulo, dobre e cubra com a massa, disponha em cima o resto das carnes e cubra com a outra parte da massa. Aperte bem de modo a que as carnes fiquem bem escondidas e feche bem as extremidades.

3. Coloque num tabuleiro de forno previamente untado com azeite, cubra de novo com um pano e deixe levedar mais 30 minutos. Entretanto, ligue o forno a 180 graus. Pincele toda a massa com ovo batido, leve ao forno durante 45 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco, pincele com azeite e sirva morno ou frio.

 

************

 

Peixe no forno com ervas do campo

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 goraz com aproximadamente 1,200 kg

1 kg de batatas

4 tomates

2 cebolas

3 dentes de alho

4 colheres (sopa) de azeite

2 dl de vinho branco

Sumo de 1 limão

1 colher (chá) de pimentão-doce

1 folha de louro

Salsa, coentros, manjericão ou outras ervas aromáticas a gosto q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave os dentes de alho e as cebolas, pique os alhos e corte as cebolas em meias luas. Arranje e lave os tomates e corte-os em gomos. Descasque e lave as batatas e corte-as também em gomos.

2. Arranje e lave o goraz, coloque num tabuleiro e tempere-o com o pimentão-doce, a folha de louro, os alhos, a cebola, raminhos de ervas aromáticas, o sumo de limão, o vinho branco, sal e pimenta. Deixe marinar durante 30 minutos.

3. Junte o tomate e as batatas ao tabuleiro do peixe, envolva no molho, regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 45 minutos. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Bife à milanesa de forno

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 bifes da alcatra

200 g de cogumelos laminados

200 g de arroz

1 dente de alho

200 g de pão ralado

1 ovo

300 ml de água

Azeite q.b.

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Margarina ou óleo para untar

Instruções de preparação:

1. Tempere os bifes com o dente de alho descascado e esmagado, sal e pimenta, depois passe-os pelo ovo, ligeiramente batido e, de seguida, pelo pão ralado.

2. Disponha os bifes num tabuleiro, previamente untado com margarina ou óleo, e leve-os ao forno, pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos (a meio da cozedura, vire-os ao contrário).

3. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, junte os cogumelos, salteie-os e depois envolva-os com o arroz, previamente cozido na água a ferver, temperada com sal, e com um pouco de salsa picada. Sirva como acompanhamento dos bifes.

 

************

 

Merengue de manga

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

90 g de farinha

80 g de flocos de aveia

20 g de  manteiga

4 Ovos

3 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de miolo de noz picado

Para a Calda:

2 mangas cortadas em cubos

180 g de açúcar

120 ml de água

2 colheres (chá) de rum

Instruções de preparação

1. Aqueça o forno a 200 graus. Bata as claras em castelo, com 2 colheres (sopa) do açúcar, e reserve.

3. Numa tigela, misture as gemas com a aveia, a farinha, a manteiga, as nozes e o restante açúcar. Deite esta mistura numa forma redonda, forrada com papel vegetal, distribuindo bem pelo fundo e pressionando com os dedos.

4. leve ao forno, por cerca de 10 minutos, depois retire, reserve e aumente a temperatura do forno para os 220 graus.

5. Prepare a calda: leve a lume forte um tacho com a água, o açúcar e o rum e misture bem. Acrescente os cubos de manga e deixe cozinhar, até estes se desfazerem e formarem um género de compota mais líquida.

6. Sobre a base de aveia e noz, espalhe a calda de manga, reservando um pouco para o final. Cubra com as claras batidas e leve ao forno, durante 7 minutos ou até o merengue ficar dourado. Retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado com a calda que reservou.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário