sábado, 19 de janeiro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Ovos verdes no forno

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

6 Ovos

1 colher (café) de sal

3 colheres (sopa) de iogurte natural sem açúcar

1 colher (chá) de mostarda

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (café) de vinagre

1 ramo de ervas aromáticas (salsa, cebolinho e coentros)

Pimenta q.b.

Farinha q.b.

2ovos batidos

Pão ralado q.b.

Instruções de preparação:

1. Coloque os ovos num tacho, cubra com água fria, tempere com sal, leve ao lume e deixe ferver durante 12 minutos. Retire e deixe arrefecer.

2. Ligue o forno a 200 graus. Descasque os ovos, corte-os ao meio no sentido do comprimento e retire a gema com cuidado de modo a deixar a clara inteira.

3. Esmague a gema com um garfo, junte o iogurte, a mostarda, o azeite, o vinagre e as ervas picadas e misture bem. Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e envolva.

4. Retire pequenas porções da mistura anterior, molde bolinhas e disponha-as na cavidade das claras. Passe de seguida os ovos por farinha, os ovos batidos e pão ralado e leve ao forno até ficarem douradinhos. Retire e sirva com salada.

 

************

 

Pescada à Poveira

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 postas de pescada grandes

1 pão caseiro

1 kg de batatas

1 molho de grelos

1 cebola

2 dentes de alho

4 ovos m

150 ml de azeite extravirgem

1 colher (sopa) de vinagre branco

1 colher (chá) de colorau

2 folhas de louro

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque as batatas, corte-as em gomos e coza-os, juntamente com os ovos e os grelos, em água com sal. Escorra tudo e reserve. Leve ao lume uma frigideira com um fio do azeite e os dentes de alho picados, junte os grelos e deixe saltear.

2. Leve ao lume um tacho com água temperada com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Adicione o louro e as postas de pescada e deixe cozer. Escorra e reserve.

3. Descasque e pique finamente a cebola e aloure-a num tacho com o restante azeite e o colorau. Adicione o vinagre, tempere com sal e pimenta e retire do lume.

4. Corte o pão em fatias e disponha-as num prato de barro grande e fundo. Regue-as com um pouco do molho anterior, cubra com as postas de pescada e, nos intervalos, coloque batatas, os grelos e os ovos cortados em rodelas. Regue com o restante molho e sirva.

 

************

 

Rolo de carne com ovo

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

500 g de carne picada

250 g de queijo creme

6 fatias de queijo

5 Ovos

1 cebola

1 colher (chá) de alho em pó

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Tempere a carne com a cebola picada, o alho em pó, sal e pimenta e misture.

2. Espalhe a carne pelo fundo e laterais de uma forma tipo bolo inglês, pressionando bem. Disponha o queijo creme no centro e forme nele 5 cavidades.

3. Deite um ovo em cada cavidade, tempere com uma pitada de sal e cubra com as fatias de queijo. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 45 minutos. Sirva cortado em fatias.

 

************

 

Cheesecake de limão e chocolate

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

500 g de queijo mascarpone

180 g de açúcar em pó

150 g de bolachas de chocolate tipo maria

70 g de manteiga derretida

2 iogurtes gregos

2 limões grandes

7 folhas de gelatina incolor

Instruções de preparação:

1. Forre o interior de uma forma amovível 23 cm de diâmetro com papel vegetal, deixando de fora o excedente. Reserve.

2. Triture bem as bolachas, reserve um pouco para a decoração e misture as restantes com a manteiga derretida. Deite dentro da forma e espalhe pelo fundo, pressionando com as ""costas"" de uma colher. Leve ao frigorífico e deixe endurecer.

3. Lave os limões, seque-os, raspe-lhes a casca e retire-lhes o sumo. Aqueça o sumo no micro-ondas, durante 40 segundos, em potência alta. Demolhe a gelatina em água fria, escorra e dissolva-a no sumo quente. Numa tigela, misture o mascarpone com o açúcar em pó. Adicione os iogurtes e o sumo de limão morno e mexa.

4. Deite o preparado anterior na forma, alise com uma espátula e polvilhe com a raspa de limão. Leve ao frigorífico e deixe solidificar bem. Decore com rodelas de limão e a bolacha triturada que reservou.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário